Com certeza você já usou um Band-Aid para curar um machucado, já lavou suas panelas com Bombril e até comeu um Miojo quando estava sem tempo e com fome. E muito provavelmente você falou exatamente assim, se referindo a essas marcas como se fossem produtos, não é mesmo? 

Que a gente se acostumou a chamar muitos produtos pela marca e não pelo nome de verdade, não é novidade. O que pode ser uma descoberta é que alguns produtos a gente acaba nem sabendo o verdadeiro nome, já que a marca virou mesmo o sinônimo daquele material. 

Quer um exemplo? Isopor. Desafio você a me dizer o nome exato do produto… Sim, ISOPOR É UMA MARCA. Surpreso? Por incrível que pareça, o nome do produto é poliestireno expandido. Já pensou dizer “vou levar à praia uma caixa de poliestireno expandido com bebidas”? Seria engraçado né?

Todas as marcas aqui citadas são marcas registradas, ou seja, possuem o Registro de Marca no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Mas o que é Registro de Marca?

O Registro de Marca é um título que garante a propriedade sobre uma marca específica e o direito de utilizá-la com exclusividade no segmento de atuação em todo o Brasil. O registro protege uma marca de ser utilizada ou copiada por terceiros sem autorização. 

Imagine se as marcas de nossa lista não tivessem registro? Qualquer um poderia usar o nome para produtos semelhantes… Mas isso seria papo para outro artigo!

Se você quiser realmente se aprofundar nesse tema, sugiro ler os seguintes conteúdos:

+ Uso indevido de uma marca registrada

+ Alguém está usando minha marca, e agora?

+ Posso registrar uma marca igual à outra que já existe?

Sem mais delongas, vamos descobrir algumas marcas que viraram sinônimo de produtos. Preparados?

42 marcas que viraram sinônimo de produtos 

Quando uma marca ganha notoriedade tão grande que se torna sinônimo da categoria que está inserida, podemos dizer que é um sucesso. Então confira alguns nomes conhecidos e outros que talvez você nem fazia ideia que eram marcas registradas. Bora lá?

  • Gillette (lâmina de barbear)
  • Miojo (macarrão instantâneo)
  • Danone (iogurte)
  • Bombril (esponja de aço)
  • Zíper (fecho éclair) - Sim, Zíper é uma marca da YKK, e aposto que você falou esse nome a vida inteira e não sabia! :)

ziper

 

  • Sucrilhos (cereal matinal)
  • Durex (fita adesiva)
  • Band-aid (curativo)
  • Jet-ski (moto aquática)
  • Leite Ninho (leite em pó) 
  • Mu-mu (doce de leite)
  • Chiclete (goma de mascar) - Essa é uma versão aportuguesada da palavra Chiclets, marca da Adams.

chiclets adams

  • Leite Moça (leite condensado) 
  • Isopor (Poliestireno Expandido – EPS) 
  • Cotonetes (hastes flexíveis) 
  • Xerox (máquina de fotocópias) 
  • Q-boa (água sanitária)
  • Maizena (Amido de Milho) 
  • Yakult (Leite Fermentado) 
  • Pó Royal (Fermento Químico em Pó) 
  • Nescau (achocolatado em pó) 
  • Catupiry (Requeijão cremoso) 
  • Caldo Knorr (Caldo de Galinha em Cubos) 
  • Super Bonder (Cola Tudo) 
  • Toddynho (Achocolatado Pronto) 
  • Comfort (amaciante de roupas) 
  • Modess (Absorvente Íntimo Feminino)
  • OB  (Absorvente Íntimo Feminino interno)
  • Jeep (Veículo Utilitário Esportivo)
  • Lycra (Elastano)
  • Pyrex (Refratário de Vidro)
  • Lambretta (Motoneta)
  • Nescafé (café solúvel)
  • Pinho sol (desinfetante com cheiro de pinheiro)
  • Ray-Ban (óculos escuros)
  • Teflon – (politetrafluoretileno) - Esta é uma marca de panelas com revestimento antiaderente, que por sua vez também é o nome da empresa que faz este tipo de material.

panela de teflon

  • Rimmel (máscara para cílios) 
  • Velcro (fixador) - É um tipo de fecho que foi inventado na década de 40 e patenteado sob a marca Velcro. Com a popularidade do produto, “velcro” se tornou um termo genérico para o material.
  • Jacuzzi (banheira de hidromassagem)
  • Tupperware (potes plásticos)
  • Vaselina (parafina líquida)
  • Botox (toxina botulínica)

Com certeza há muitos outros nomes nessa lista… 

  • Quando falamos em chinelos de borracha, que nome vem à cabeça? Havaianas!
  • E página de busca na Internet? Google!
  • E aplicativo de carro? Uber!
  • Quando falamos em aplicativo de mensagens no celular? WhatsApp!

Podemos citar ainda outros exemplos de marcas que se tornaram sinônimo de produtos, mas qual o fator que leva isso a acontecer? Veja adiante.

Como uma marca pode ser conhecida dessa forma?

É importante destacar que uma marca nem sempre fica conhecida da noite para o dia. Mas um fator faz a diferença para que a marca ocupe um lugar na mente das pessoas: o posicionamento de marca.  Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas vantagens e características presentes na cabeça do público.

Há também um fator determinante para que uma marca seja tão notória a ponto de virar sinônimo de produto: o pioneirismo. Uma das melhores formas de ser lembrado é ser o primeiro no mercado e na mente do público-alvo. Não é por acaso que Bombril, Zíper, Velcro e Pyrex são confundidos com os próprios produtos: eles foram os primeiros. 

Por mais ações de marketing e comunicação estrategicamente planejadas que a marca tenha, é preciso observar também o nível de satisfação do consumidor com os produtos. E isso, podemos dizer assim, é o que mais importa. Afinal, cliente satisfeito é garantia de sucesso para qualquer marca.