Desde os tempos de Cleópatra, usar acessórios para enfeitar o corpo é um hábito bastante comum, principalmente entre o público feminino. As bijuterias fazem parte do closet de todas as classes sociais, idades e gostos. Se você já tem uma marca desse segmento, acompanhe neste artigo como abrir uma loja de bijuterias online e saiba o que não pode faltar em seu negócio.



O que eu preciso para montar uma loja de bijuterias online

Já mostramos em outro artigo de nosso blog como criar uma marca de bijuterias e quais os passos imprescindíveis para lançar sua marca no mercado. Agora, vamos saber como vender bijuterias pela internet e quanto custa abrir uma loja virtual de bijoux. 

Ao invés de impor fórmulas e regras prontas, mostraremos alguns passos importantes para você colocar a sua loja em funcionamento. E por que falaremos apenas de loja online e não física? 

Acreditamos que, para o empreendedor que está iniciando no segmento, os custos de uma loja física podem ser altos - aluguel, fachada, tributos, salário de funcionários, etc. Por esta razão, vamos mostrar alguns caminhos para ter uma loja exclusivamente online, seja nas redes sociais, em marketplaces ou em uma plataforma de e-commerce. 

Depois de criar um logo para sua marca de bijuteria, conheça agora os 6 principais passos para abrir uma loja online.

1.Escolha os produtos para venda

Antes mesmo de abrir a sua loja online, tenha bem definida a quantidade e as categorias de produtos a serem vendidos: brincos, pulseiras, colares, pingentes, tornozeleiras, anéis…Selecione os itens que você já tenha em estoque ou que tenha capacidade hábil para produção (para o caso de vender bijuterias de confecção própria). 

Uma dica é iniciar a sua loja com menos variedade de itens, e assim que o negócio for crescendo pode ir agregando novos produtos, coleções e combos.

2. Abra a empresa e registre sua marca

Para operar de forma legal, você precisará dar entrada em alguns processos burocráticos, como a criação do CNPJ e inscrição municipal. Para abrir uma loja de bijuterias, você pode se formalizar como um Microempreendedor Individual – MEI.

#Atenção

Na prática, o MEI dispensa um alvará de funcionamento, mas para emitir nota fiscal é preciso ter uma inscrição municipal - que só é permitida com o alvará! Verifique em sua prefeitura como funciona esta e outras exigências para loja online. 

Registro de marca

Para que sua marca esteja protegida contra cópias, é fundamental realizar o registro de marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Ele evita que outras pessoas utilizem o nome e o logotipo de seu negócio sem a sua expressa autorização. 

3. Selecione os canais de vendas

Agora chegou o momento de decidir como você vai oferecer suas bijuterias para o público consumidor: através de uma plataforma própria de e-commerce, de marketplaces ou das redes sociais.

A primeira opção é utilizar uma plataforma pronta para a venda de produtos. Conheça algumas:

Loja Integrada - plataforma online onde você pode criar a sua própria loja, de forma intuitiva, mesmo não tendo experiência. É considerada a melhor opção hoje para lojistas que estão iniciando no universo online. 

Shopify - plataforma para venda de produtos que oferece vários modelos de loja e otimização para telas de celular. Aqui você também pode conectar sua loja com o Facebook e o Instagram, permitindo anúncios segmentados para público-alvo específico.

Nuvemshop - plataforma com vários modelos disponíveis para personalizar sua loja virtual, permitindo integração com os correios e outras empresas de envio de mercadorias. 

A segunda opção é apostar nos marketplaces, ou seja, portais conhecidos de compra e venda de produtos (como Americanas e Magazine Luiza, por exemplo). Neles, você pode criar um perfil que vira uma espécie de loja virtual para vender suas bijuterias para todo o Brasil. Acompanhe uma lista com os marketplaces mais conhecidos:

Nos marketplaces, você não tem custo de entrada na plataforma e paga apenas uma comissão sobre os produtos vendidos. Há também sites como OLX e Mercado Livre, que são gratuitos, ou seja, você pode anunciar seus produtos sem pagar nada. 

A terceira forma é vender online através das redes sociais. O Instagram Shopping é uma ferramenta do próprio Instagram que permite a marcação de produtos com preços. Nas fotos publicadas, quando o usuário clica no produto marcado, ele é direcionado a uma página com uma descrição detalhada do item, além do site para finalizar a compra, de forma segura e otimizada.

4. Defina os meios de pagamento e entrega

Defina os meios de pagamento - quanto mais opções, melhor! Há vários tipos: cartão de crédito, boleto bancário, depósito, pix e gateways de pagamento. 

Na hora de escolher a plataforma, verifique as opções de cobrança oferecidas, e se elas são realmente seguras para os clientes. Afinal, proteger os dados pessoais e bancários de quem compra em sua loja online é fundamental para gerar confiança.

Quanto à forma de entrega dos produtos, busque parceria com os correios ou com transportadoras, priorizando valores acessíveis ou até mesmo frete grátis para os consumidores.

5. Defina os preços e cadastre os produtos

Estabelecer o preço de venda de suas peças de bijuteria pode parecer uma tarefa simples, mas nem sempre é fácil. Para obter o lucro desejado, é importante enumerar os gastos com a aquisição dos materiais (no caso de confecção de bijoux). 

Por exemplo, suponha que você fará ou comprará no atacado 10 pulseiras e cada uma custa para você 10 reais. Você gastará 100 reais na compra de materiais, certo? Então o seu custo de aquisição (CA) é de 100 reais. Mas para vender as 10 pulseiras você precisa colocar cada uma delas em uma embalagem - que custa em torno de 3 reais por unidade. Então os seus custos fixos (CF) serão, ao total, 130 reais.

Digamos que você não gastou nada para a divulgação das pulseiras, pois anunciou nas redes sociais e no site OLX. E quer ter uma margem de lucro de 50% em cima de cada peça. Então seu preço de venda para cada pulseira será de 19,50 reais (isso sem contar o tempo investido na produção de cada peça). Esse é mais ou menos o processo de precificação que você deverá seguir para cada item. Feito isso, cadastre seus produtos na plataforma de loja online ou marketplace.  

6. Conheça a legislação

Fique atento à legislação. Em 2013, foi complementado o Código de Defesa do Consumidor com a lei do e-commerce - como foi batizado o Decreto Federal 7.962, criado para regulamentar exclusivamente o comércio eletrônico. 

A lei assegura, por exemplo, que o comprador desista e solicite a devolução da mercadoria dentro de um prazo de sete dias após o recebimento. Outra prática na qual você deve estar atento é sobre a proibição da venda casada de produtos. É uma prática ilegal: você não pode, jamais, obrigar o consumidor a comprar um item para poder adquirir outro.

E a pergunta que não quer calar: quanto é preciso gastar para ter uma loja online de bijuterias? É o que você verá a seguir. 

Quanto custa abrir uma loja virtual de bijuterias

No portal do empreendedor do governo federal, você poderá regularizar a sua empresa sem custos, caso opte pela criação do MEI - Microempreendedor Individual. Há, no entanto, o valor de R$56 por mês, referente aos impostos. Veja outros gastos que você terá para abrir sua loja virtual:

  • Logotipo e identidade visual: de R$ 450 a R$ 1500
  • MEI: R$ 56 por mês
  • Plataforma de e-commerce: em torno de R$ 50 por mês
  • Investimento em estoque: de R$ 500 a R$ 5000
  • Registro de Marca: de R$440,00 a R$2500 

Os valores podem variar de acordo com o tipo de empresa, o tipo de loja, a quantidade de produtos, etc. 

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Neste artigo você aprendeu como vender bijuterias pela internet, através de 6 passos simples. Siga a Consolide também nas redes sociais para mais conteúdos sobre empreendedorismo :)