Aprenda Como Fazer CNPJ da Sua Empresa

Entenda a importância e saiba como fazer CNPJ.

Para você que é empreendedor e pretende formalizar sua empresa, saiba que é necessário saber como fazer CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). O documento oferece diversas vantagens para o seu negócio, como a emissão de nota fiscal e a possibilidade de contratação de serviços.

Outro detalhe importante de citar é o fato de que abrir uma empresa e não realizar o registro poderá gerar problemas futuros com a Receita Federal. Por isso, neste artigo resolvemos esclarecer como é feito o processo para abrir o CNPJ. Confira!

Entenda a importância e saiba como fazer CNPJ

Para saber como fazer CNPJ, é importante ter em mente que este é um processo essencial para a abertura de uma empresa. O documento guarda informações sobre o empreendimento, como o número de inscrição, descrição da atividade realizada, nome de registro, natureza jurídica, data de abertura, endereço e situação cadastral.

Ao registrar seu negócio, além de formalizá-lo junto à Receita Federal, sua empresa ainda poderá ter acesso ao financiamento e empréstimos com condições especiais. Sem contar com a possibilidade de contribuir com a Previdência e garantir a aposentadoria.
O processo de abertura é mais simples do que parece, veja o passo a passo abaixo e formalize seu empreendimento:

1º Passo

Inicialmente é necessário realizar a solicitação junto à Receita Federal. O pedido poderá ser feito no próprio site da instituição. O processo é simples e existem materiais informativos à disposição do usuário.

2º Passo

Separe a documentação solicitada pela Receita para a abertura do CNPJ. Preencha a FCPJ (Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica) e informe algumas informações referentes às características da sua empresa. Saiba que neste momento é muito importante saber em qual classificação de empreendimento ela se encaixa.

3º Passo

Preencha o QSA (Quadro de Sócios e Administradores). Nele, você deverá esclarecer quem são os responsáveis pela empresa e a participação representativa de cada um. Após o envio da FCJP e do QSA, será gerado um recibo de entrega. O documento ajudará a acompanhar o andamento da solicitação do CNPJ.

4º Passo

Com toda a documentação entregue, basta imprimir o documento. A partir de então, o material passará a ser denominado como DBE (Documento Básico de Entrada do CNPJ). Reconheça firma e entregue o documento de entrada para a instituição cadastrada, que será informada após a finalização do processo eletrônico.

A resposta da Receita Federal dependerá da demanda da sua cidade, porém, em média, a espera é de apenas cinco dias úteis.

Agora, se a intenção é facilitar sua vida e ver-se livre de preocupações e correria, venha conhecer o trabalho da Consolide Sua Marca. Aqui, você encontra um serviço rápido e seguro para tornar a sua marca real.

Este artigo foi útil para você aprender como fazer CNPJ? Então continue acompanhando o nosso blog e confira algumas dicas para construir uma marca forte.

O que estão dizendo sobre nós...