Coronavírus: quais nichos de negócios podem ser afetados e como se prevenir

Para contribuir com o período de isolamento, as empresas fecharam suas portas. Saiba que tipos de negócios podem ser impactados e como agir.

Por Alan Marcos 5 min. de leitura

Com a pandemia de coronavírus no Brasil e no mundo, é natural que diversos negócios comecem a sentir também o impacto econômico por terem que fechar as suas portas.

Se esse é o seu caso, saiba que é também o momento pelo qual estão passando milhares de brasileiros. Este artigo é para falarmos dos tipos de negócios que mais serão afetados e propor medidas para ajudar a passar pelo período de isolamento de uma maneira mais tranquila.

O seu nicho de negócio será afetado?

É importante destacar que as micro e pequenas empresas são as maiores geradoras de empregos no Brasil. Só em 2019 elas foram responsáveis pela criação de 730 mil novas oportunidades de trabalho. Portanto, se você se encaixa em algum desses setores, a hora para buscar reduzir danos é agora.

De acordo com o Sebrae, os setores mais impactados serão os que estão em processo de internacionalização e os que são ligados ao atendimento ao público, comércio e importação.

No que diz respeito ao atendimento ao público, enquadram-se os pequenos negócios ligados ao:

  • Turismo
  • Varejo tradicional
  • Serviços porta a porta
  • Feiras livres
  • Eventos como shows, teatros e eventos esportivos
  • Serviços veterinários
  • Serviços de beleza 
  • Serviços educacionais

O comércio obviamente será afetado, sejam shoppings, locais de grande circulação de pessoas ou negócios em ruas de comércio.

Quando falamos em importação, haverá desabastecimento de setores intensivos como por exemplo:

  • Têxteis
  • Peças automotivas
  • Eletrônicos

Os setores de logística e transportes, coletivos e individuais, também serão impactados.

O que fazer para proteger a sua empresa

A crise está apenas começando, mas nunca esqueça que uma hora ela também vai passar. Para seguir firme depois da tempestade, você precisa se preparar.  

Confira algumas dicas essenciais:

1. Organize as finanças

Alto nível de controle sobre as finanças: é isso que você deve ter em mente agora. Todos os nichos acima citados serão afetados por diversos fatores, entre eles falta de funcionários, redução da produção, redução do movimento de clientes e, consequentemente, no faturamento.

A primeira ação a ser tomada para gerir as suas finanças de forma inteligente é fazer um levantamento de despesas. Quais as despesas previstas para os próximos três meses? Pense a longo prazo. Crie uma tabela separando os tipos de despesas, como por exemplo:

  • Aluguel
  • Folha de pagamento
  • Despesas fixas como água, luz, telefone
  • Despesas variáveis
  • Compras

Com essas despesas claramente desenhadas, você poderá definir as suas prioridades. Agora você já sabe quanto dinheiro precisará ter para passar pelos próximos três meses. O que você pode tirar da lista e o que você pode negociar?

2. Negocie sem medo

Você não está sozinho nessa. É perfeitamente compreensível para todos o que estamos passando. Converse com os seus fornecedores sobre aumentar os prazos de pagamento. Se possuir dívidas com banco, busque estender os prazos, mas também adequar o valor pago por mês conforme o seu faturamento.

Se não for extremamente necessário para manter o seu negócio vivo, não realize nenhum tipo de despesa.

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3. Coloque a mão na massa

É importante que você realize algumas ações para aumentar o faturamento, e é aqui que entra a criatividade:

  • se você possui produtos que estão há muito tempo no estoque, faça promoções;
  • diversifique as formas de pagamento, para que mais pessoas possam comprar;
  • ofereça serviços de entrega, como o delivery, por exemplo, para manter o nível de compra dos clientes;
  • marketing digital: mais do que nunca, essa é a melhor forma de divulgar seus produtos e manter o negócio ativo, seja por WhatsApp, Facebook, Instagram, etc;
  • você também pode usar esse período de crise para analisar o mercado, desde concorrentes a clientes, para entender o que pode melhorar, ou para agir de forma solidária com outras empresas como você. Você também vai precisar ceder nas negociações.

 

4. Cuide bem da gestão do fluxo de caixa

Considere suas receitas e despesas da forma como sempre fez, mas com os olhos lá na frente. Como sugerido, pense por pelo menos três meses. Isso ajudará você a ter o dinheiro que precisará para estar em dia com seus compromissos e ter tempo para agir.

Mesmo que o seu fluxo de caixa seja feito com a ajuda de algum software de maneira automática, é preciso trazer informações reais e atualizadas para esse sistema, pois o fluxo sairá da normalidade. 

Se feito de forma manual, é preciso ter disciplina para atualizar o documento todos os dias, para não levar sustos e estar sempre antecipando as situações futuras. 

Também atue com realismo: pode acontecer de clientes ficarem inadimplentes e atrasarem pagamentos, já que a crise é para todos. Esteja pronto para os imprevistos, não seja pessimista, mas preveja que isso acontecerá.

Por fim, seja qual for o seu nicho, tenha a certeza de que é possível passar por essa crise.

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