big mac não é mais do macdonalds

Pode parecer piada de 1° de Abril mas te confirmo: Não é!

Por mais que o sanduíche número 1 da maior rede de fast-food do mundo seja algo indiscutivelmente conhecido, essa notoriedade não impediu que o McDonald's perdesse o uso exclusivo da marca Big Mac — pelo menos, na Europa.

Em janeiro de 2019, o Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o órgão regulatório responsável correspondente ao INPI aqui no Brasil, revogou o registro da marca pelo McDonald's, afirmando que a rede não foi capaz de provar o uso genuíno da marca nos cinco anos anteriores ao início da disputa com a Supermac's — uma rede irlandesa que não comercializa qualquer produto com o nome "Big Mac", mas que teve sua expansão prejudicada desde 1996 por causa da similaridade entre os nomes.

A decisão permite que a marca Big Mac possa ser utilizada por qualquer empresa — inclusive, o McDonald's — nos países membros da União Europeia. E é lógico que a concorrência se aproveitou.

Ninguém nesse mundo poderia gostar mais dessa notícia do que o principal rival do mercado de hambúrgueres fast-food, o Burger King, que logo aproveitou a perda da exclusividade para cutucar o concorrente e promover o Big King, sanduíche que concorre diretamente com o Big Mac da rede McDonald's.

O Burger King providenciou um menu satirizando o sanduíche concorrente enquanto promovia o seu próprio. O menu especial foi veiculado em diversas unidades da rede ao redor da Suécia.

Os cardápios comparam os lanches com o Big Mac envolvendo diversos tipos de brincadeiras, dentre elas: “O hambúrguer que o BIG MAC gostaria de ser”; “Tudo menos o BIG MAC”; e “Tipo o BIG MAC, mas mais gostoso e saboroso”.

Em nota, o McDonald's afirma que espera que medida seja anulada e que irá recorrer da decisão:
“Estamos decepcionados com a decisão do EUIPO e acreditamos que esta decisão não levou em conta a evidência substancial apresentada pelo McDonald’s provando o uso de nossa marca Big Mac em toda a Europa”.

Fato é que, enquanto o recurso é julgado, a marca Big Mac pode ser utilizada livremente pelo continente europeu.

A marca é a alma de seu negócio, é com elas que as pessoas criam uma conexão e ligam os seus produtos e serviços. Ao registrar sua marca e fazer legítimo uso da mesma, ela se torna sua propriedade e lhe protege de futuros problemas.
Quer conhecer mais casos?


Faça diferente de quem já perdeu a marca:

Registre a Sua Marca com a ajuda da Consolide

e assegure seus direitos com a segurança de estar sendo atendido por especialistas em Registro de Marca