Qual o Papel do Networking para Sua Empresa?

Visando melhorar suas formas de fazer networking, confira as dicas selecionadas abaixo.

Por Alan Marcos 2 min. de leitura

papel do networking

Uma empresa precisa de diversos fatores para se manter no mercado, como a criação de uma identidade com o público-alvo, recursos financeiros, demanda, reconhecimento, estrutura, etc. Dentre estes fatores, o networking se mostra bastante importante. Quer saber por quê? Confira a seguir.

A importância do networking

Fazer networking significa estabelecer uma rede de contatos. Ou seja, conhecer outras pessoas do ramo. Isso é ideal para que você se destaque no seu meio de atuação. Ao realizar estes novos contatos, é possível que portas se abram para o seu negócio, ou seja, é uma forma que beneficia o crescimento do número de oportunidades.

Por exemplo, vamos pensar que você trabalhe fornecendo serviços de consultoria de marketing. Ao conhecer novas pessoas, pode ser que encontre alguém que esteja exatamente precisando melhorar essa área, ou então, que um conhecido esteja precisando desse tipo de serviço.

Esta é uma maneira de fazer com que as pessoas não se esqueçam de você, assim é possível se manter ativo na área. O sucesso está em conseguir se comunicar bem e não ter medo de mostrar seus serviços e interesses.

Dessa forma, você, sua marca ou empresa poderá ir ganhando conhecimento de mercado, tornando-se referência no setor e podendo captar mais clientes, investidores, ser um potencial fornecedor (dependendo do seu ramo de atuação), fazer parcerias ou trocar conhecimentos.

Dicas de networking

Visando melhorar suas formas de fazer networking, confira as dicas selecionadas abaixo:

  • participe de workshops, palestras, cursos e eventos profissionais. Procure conversar e conhecer os outros participantes;
  • retome contato com antigos colegas de escola, faculdade e de trabalhos anteriores;
  • mantenha amizade com as pessoas que passam em sua vida e que tenham certa afinidade com você;
  • converse não somente sobre mercado de trabalho, mas também sobre as situações do cotidiano;
  • encontre pontos em comum com esses contatos. Fale sobre seus gostos, dotes, hobbies, etc. Isso ajuda a criar um vínculo mais afetivo e verdadeiro.

Além disso, uma das coisas mais importantes é ter em mente que sua rede de contatos deve ser alimentada sempre. Não procure as pessoas apenas quando for do seu interesse.

Sabendo como cultivar essas amizades é uma ótima maneira de manter contato profissional para alavancar suas chances de crescimento.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Consolide Sua Marca para entender melhor sobre gestão de empresa e outros assuntos.

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?