A maior festa popular brasileira está batendo na nossa porta! Para quem vai, literalmente, botar o bloco na rua, nada de esquecer da proteção, hein? E não estamos falando apenas da proteção da sua saúde, mas também de festejar tranquilo depois de registrar a marca do seu bloco de Carnaval.

"Como assim? Eu preciso registrar meu bloco?”. Isso mesmo. Muitos grupos carnavalescos tomam grandes proporções e se tornam sinônimo de sucesso e investimentos, como é o caso do Galo da Madrugada®, do Recife, que hoje é muito mais que diversão, é uma empresa que gera renda para cerca de 4.500 pessoas.

Se você também quer transformar a alergia do Carnaval em fonte de renda, precisa ter o nome registrado para evitar complicações e prejuízos financeiros.

Não sabe por onde começar? Estamos aqui para te ajudar e, neste artigo, vamos explicar como registrar a sua marca de Carnaval.

registrar a marca do seu bloco de Carnaval

3 razões fortes para registrar um bloco de Carnaval

Um bom nome para o seu bloco é a principal chave para projetá-lo ao sucesso. Além de criativo e divertido, ele precisa gerar impacto e realmente chamar o povo para a folia.

Por isso, essa escolha é de grande importância e requer bastante critério para que o nome seja original e marcante, capaz de criar um vínculo com os participantes.

Depois de tanto empenho, de produzir abadás, material de divulgação, um site e redes sociais, você não quer correr o risco de perder a marca do seu bloco ou vê-la sendo usada por outras pessoas sem autorização, certo?

Para se proteger contra esse tipo de problema, a solução é o registro. Veja, a seguir, 3 bons motivos que fizeram blocos como Amigos da Onça®, do Rio de Janeiro, e Galo da Madrugada®, do Recife, registrarem suas marcas.

 1. Ter exclusividade no uso do nome 

Com o registro da marca do seu bloco de Carnaval no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o órgão governamental que atua com registro de marcas e patentes no Brasil, só você está autorizado a usá-la. Assim, se você descobrir que estão usando indevidamente a sua marca, você pode acionar a Justiça e até cobrar uma indenização. 

2. Proteger-se contra prejuízos financeiros

Faça as contas: abadás, leques, brindes, materiais de divulgação... Quanto você gasta para produzir tudo isso? Sem o registro, você pode estar jogando esse dinheiro pelo ralo.

Por quê? Porque, se outra pessoa registrar o nome do seu bloco de Carnaval, você terá que trocá-lo e vai perder todo o investimento que fez.

Além disso, se você já estiver usando uma marca que já foi registrada, pode ser processado e ter que pagar uma multa indenizatória sobre até 5% do seu faturamento bruto nos últimos 5 anos. É para acabar com a alegria de qualquer um, né? 

3. Aumentar sua renda 

Quando você tem aquele símbolo de ® ao lado do seu nome, todo mundo já sabe: você é reconhecido e tem qualidade. Isso faz com que mais pessoas se interessem pelo que você oferece, como um bloco de Carnaval, e isso significa mais oportunidades para crescer e aumentar seu faturamento.

Outra vantagem do registro é que, assim que dá entrada no pedido, você pode expandir seus negócios com uma franquia ou licenciamento, por exemplo. Então, ter uma marca registrada no ramo de festas e eventos, te abre muitas portas para o sucesso.

Como registrar a marca de um bloco de carnaval

Se você quer projetar o seu bloco de Carnaval para o sucesso com segurança, precisa registrá-lo no INPI. Mas como fazer isso? Por onde começar? É isso o que vamos te explicar agora.

O primeiro passo é definir como você quer registrar. Existem vários tipos de marcas que podem ser registradas. Nesse caso, você pode optar pelo:

  • Nome: você registra o nome do seu bloco de Carnaval como marca nominativa, composta exclusivamente por palavras, letras ou números combinados, sem desenhos ou símbolos;
  • Logotipo: nessa opção, você registra como marca figurativa apenas a figura ou símbolo que identifica o seu bloco;
  • Nome e logotipo: você pode registrar uma marca mista, que combina o nome com o símbolo do bloco. Nesse caso, você terá que usar sempre os dois juntos em suas divulgações. 

Agora que você já decidiu em qual opção vai fazer o registro, é preciso saber em qual classe de atividades do INPI registrar. Marcas de Carnaval devem ser enquadradas na classe 41, correspondente a entretenimento, shows e espetáculos, mas existem particularidades que podem levar ao registro em outras classes.

A partir da definição do tipo de marca e da classe para o registro, o passo a passo para registrar a marca do seu bloco de Carnaval é:

 Pesquisa de viabilidade

Acesse o site do INPI e pesquise se a marca que você quer registrar está disponível ou se já existe uma igual ou muito semelhante registrada na mesma classe. Se não existir registro na classe 41, você pode seguir com o procedimento; se já existir, é melhor pensar em uma alternativa de nome ou logotipo para reduzir as chances de indeferimento.

Documentação

Reúna a documentação necessária para registrar a marca, de acordo com a modalidade: pessoa física ou jurídica.

Protocolo

Protocole o pedido de registro no INPI, que então fará a análise do pedido e dará um parecer em até 12 meses.

Finalização

Se o seu pedido for deferido pelo INPI, você deve pagar uma taxa para receber o certificado de registro, que é válido por 10 anos. No entanto, se o INPI indeferir o pedido, você tem 60 dias para apresentar um recurso.

registrar a marca do seu bloco de Carnaval

Proteja a marca do seu bloco de Carnaval

Como você viu até aqui, o processo para o registro de um bloco de Carnaval envolve várias etapas e detalhes que podem definir o deferimento ou indeferimento do seu pedido. Por isso, muitas vezes, tentar fazer tudo sozinho pode não ser a melhor escolha.

Empresas especializadas em registro de marca, como a Consolide, podem facilitar a sua vida e aumentar as chances de você obter o tão sonhado certificado de registro.

Na Consolide, uma equipe especializada cuida detalhadamente de cada etapa: pesquisa se a marca já é registrada, identifica as classes ideais para o registro, acompanha os trâmites burocráticos durante o processo no INPI e realiza as intervenções necessárias para garantir o seu registro. 

Além disso, a Consolide oferece uma garantia para você. Caso o seu pedido seja indeferido por alguma razão, você pode entrar com um novo pedido sem pagar nada a mais.

Solicite agora o registro da marca do seu bloco de Carnaval. A Consolide resolve tudo e você pode cair na folia com alegria e segurança.