Ter um nome e uma marca são os primeiros passos para começar a posicionar a sua empresa no mercado. A boa notícia é que a sua marca não necessariamente precisa ter um símbolo que a acompanhe. Existem hoje diversas companhias no mercado que usam a marca nominativa: marcas compostas apenas pelo nome, sem o uso de símbolos. 

Alguns exemplos dessas marcas são a Avon, a Sony, a Nokia, Philips, Samsung. Bem a verdade, mesmo grandes empresas como as mencionadas acima não viram a necessidade de ter um símbolo para se posicionar no mercado. Há apenas um elemento nominativo para representá-las. 

Mas por que é importante saber disso?

Conhecer o que é uma marca nominativa, bem como os demais tipos existentes, pode ajudar na diferenciação e identificação de um produto ou serviço e é essencial para requerer a proteção para direitos exclusivos de uso por meio do registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). No entanto, para dar esse passo, é importante definir um tipo para sua marca. 

Exemplos de marcas nominativas: sony, casio, avon, yakult, volvo, sony

O que é marca nominativa

A marca nominativa é aquela que contém apenas letras ou palavras. Também é conhecida como marca fonética, isso porque uma das suas funções, além de identificação da empresa ou produto, é proteger a fonética, em outras palavras, é garantir que nenhuma outra empresa terá uma marca com o mesmo som ou “texto” que a sua. Para ficar mais claro, vamos trazer um exemplo.

Digamos que a sua empresa seja representada pela palavra “Zuzulândia” e está registrada no órgão competente (INPI). O seu concorrente, o “Sussulandja”, muito provavelmente terá dificuldade em efetuar o registro, pois a verbalização de ambas as marcas é semelhante.

Quando o nome da marca não tem qualquer relação com os aspectos artísticos, como fontes, cores, elementos gráficos e formatos, chamamos de nominativa. Estas são ligadas apenas à sua grafia, sendo assim, é composta exclusivamente por letras e números ou símbolos sem se considerar qualquer estilização. 

Por outro lado, ao escolher a opção de ter o nome da sua empresa apenas “redigido”, ele precisa ser exclusivo, forte e distinto sonoramente de todas as outras marcas já registradas no INPI. Isso para evitar qualquer probabilidade de ser confundida com marcas existentes e registradas. 

Aqui a dica de ouro para não ter problemas é evitar usar uma marca que descreva um serviço ou produto ou mesmo que enfatize uma qualidade. Lembre-se que precisa ser EXCLUSIVA! Então, utilize esta opção se a sua marca realmente não utilizar nenhum outro item distintivo.

Qual a diferença entre marca nominativa, figurativa, mista e tridimensional? 

Na hora de criar uma logomarca é possível fazer isso compondo-a com apenas nome, símbolo ou fazer uma composição que tenha os dois elementos. Não tem regra definida para fazer esta escolha, no entanto, é essencial conhecer as possibilidades para analisar qual a que se encaixa melhor com o seu negócio.

Marca Nominativa

A marca nominativa é a marca composta exclusivamente por palavras, letras e números combinados e neologismos. Mais abaixo entramos a fundo para te explicar este conceito e como ele pode ser interessante para a sua empresa

Marca figurativa

Uma marca figurativa é composta por desenho, imagem, ideograma e forma figurativa de texto. Ainda pode ser formada por algarismos ou palavras redigidas por alfabetos distintos do ocidental (chinês, árabe, etc.) 

Marca Mista

A marca mista é a logomarca que combina elementos visuais como símbolo, imagem ou desenho com um texto. Em outras palavras, é a junção da marca nominativa com a figurativa. 

Marca Tridimensional

É considerada como marca tridimensional a forma exclusiva de um produto, sendo que seu formato (embalagem ou design) possa ser diferenciado de itens semelhantes. Um exemplo, é a garrafinha de Coca-Cola, onde a embalagem é distinta das demais bebidas do mercado.

Como funciona o registro de marca nominativa

O registro de marca é o que assegura a propriedade sobre determinada marca, garantindo a segurança do seu empreendimento. Ele é realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e permite que você atue em todo o território nacional, evitando que outras pessoas utilizem seu nome, logotipo ou embalagem criada.

O registro de marca tem validade de 10 anos e pode ser renovado sucessivamente pelo mesmo período. Na hora de fazer o registro de marca, você pode optar por u dos tipos de marca que já explicamos: marca mista (logo + nome), marca nominativa (apenas o nome), marca figurativa (apenas o logo) ou tridimensional (forma ou embalagem de produto). 

Ao optar pelo registro de marca nominativa, você estará protegendo apenas o nome de seu negócio. Digamos que hoje você registra sua marca como nominativa, mas com o passar dos anos você verificou a necessidade de criar um logotipo, com símbolos. A recomendação é que você entre com um novo pedido de registro junto ao INPI, isso para garantir a exclusividade sobre a utilização da nova marca. 

Caso não haja o registro do logo, isso pode oferecer margem para a concorrência utilizar o mesmo logo com nome diferente, bem como utilizar um logo similar ao seu sem estar infringindo seus direitos. Se um concorrente registrar antes, você perde o direito de uso. 

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Qual tipo de marca é melhor registrar?

Não existe um tipo que seja considerado melhor que o outro. Tudo irá depender do que você deseja alcançar com o seu empreendimento ou produto, bem como qual a extensão da proteção que deseja para a sua empresa, entre outros fatores. 

Você ainda pode cadastrar tipos diferentes de marca conforme a função — identificação do produto ou serviço, certificação, indicação de origem e uso coletivo — apresentação e notoriedade. Por exemplo, a sua empresa é detentora de um produto que possui uma embalagem exclusiva (tipo a garrafinha da Coca-Cola ou do Yakult). 

Neste caso, você pode fazer o registro da marca da sua empresa, que pode ser nominativa, figurativa ou mista e ainda assim efetuar o registro da marca tridimensional. 

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Espero que você tenha gostado deste texto e, se surgir qualquer dúvida, pode deixar seu comentário abaixo. Nós da Consolide vamos ficar muito felizes em poder tirar suas dúvidas.

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