Marca Mista é um tipo de marca que junta o nome com o símbolo da sua empresa. Sabe o símbolo presente nos tênis da Adidas? O logotipo com as três listras + a palavra ADIDAS remetem imediatamente à marca esportiva, formando uma marca mista.  Simples assim.

Hoje vamos entender o que é uma marca mista, conhecer todos os elementos dela e como este tipo de marca pode ser registrado. Continue aqui. 

O que é marca?

Uma marca é um sinal visual (composto geralmente pelo nome e símbolo) capaz de distinguir um produto ou serviço de seus concorrentes. Ou seja, você consegue distinguir claramente a Adidas da Nike, não é mesmo? A marca é uma forma de se destacar e de facilitar a identificação de cada negócio pelos clientes.

Isso funciona não apenas para as grandes marcas mundiais, mas para qualquer negócio - seja ele local, nacional ou global. Assim, é fundamental para qualquer negócio que sua marca esteja protegida contra cópias , para não confundir como pessoas.

Esta segurança só é possível quando uma marca é registrada junto ao INPI. O registro de uma marca garante a sua propriedade - semelhante a uma escritura de terreno - e permite que seu uso seja exclusivo em todo o país.

O que é Marca Mista?

A Marca Mista é o tipo de marca que traz um elemento nominativo acrescido de estilização visual, ou seja, é o nome + o símbolo. Se caracteriza pelo estilo da fonte, cores e proporções, além de outros aspectos de design.

Este tipo de registro é importante para quem deseja proteger em conjunto o nome da marca e o logo. Essa é grande vantagem de fazer o registro como marca mista: com apenas um processo de registro no INPI, você protege o nome e o logotipo de sua marca.

A desvantagem de fazer o registro no INPI como marca mista é que você deve sempre usar uma marca da forma como foi registrada. O nome da marca e o logotipo isoladamente não ficam protegidos. A cada mudança no logo, você precisará entrar com um novo processo de registro. 

Exemplos de Marca Mista

- nome Adidas + três listras (símbolo)

- nome McDonald's + M com arcos amarelos

 

O Registro de uma Marca Mista é importante

O registro da marca, como já dissemos, vai garantir que ela de fato seja usada exclusivamente pelo proprietário. Ao dar entrada no pedido de registro, o INPI vai fazer a devida análise e, se cumpridos todos os requisitos exigidos pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9279/96), vai conceder o certificado.

Aqui você poderá baixar o nosso e-book gratuito com todas as etapas do processo de registro, e tirar suas dúvidas sobre como tudo funciona:

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Em geral, o certificado de registro da marca será concedido para aquele que primeiro requerer o registro no INPI e satisfazer todas as determinações para a concessão. Mas, independentemente do tipo de registro que você fizer, precisa renová-lo a cada 10 anos. Fique Ligado, porque o registro não é vitalício!

Outra informação muito importante: se você ficar 5 anos sem usar a sua marca, ela poderá ser arquivada por caducidade. Quer um exemplo? Se a sua empresa mudou a logomarca, mas não fez um novo de registro no INPI, após 5 anos usando o nome da marca com a nova logo, sua marca antiga pode ser invalidada pelo Instituto.

Portanto, monitore e fiscalize de forma constante seu registro no site do INPI.

Conheça outros tipos de marcas que podem ser registrados

Ao requerer sua concessão junto ao INPI, existem quatro tipos disponíveis para a escolha de registro de sua marca. São eles:

- Marca Nominativa

- Marca Figurativa

- Marca Tridimensional

Cada um diz respeito à forma com que o mercado irá perceber sua marca, visualmente falando. Veja:

Marca Nominativa

A marca nominativa tem apenas o elemento nominal, como uma ou mais palavras, neologismos ou combinações de letras e/ou números. É o caso da marca Google:

Marca Figurativa

Ao contrário da nominativa, a marca figurativa está intimamente ligada à representação gráfica. É o símbolo propriamente dito. Veja exemplos famosos:



Marca Tridimensional

Uma marca tridimensional é aquela reconhecida apenas pela sua forma plástica. Exige um design único e diferencial, criado especialmente para aquele determinado produto. A garrafa “contour” da Coca-Cola e o chocolate Toblerone se encaixam perfeitamente nesta categoria.



Agora que você já conhece os tipos de marcas e as vantagens de fazer o registro, não deixe de baixar o material gratuito para registrar a sua marca o mais rápido possível:

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