Marca Mista é um tipo de marca que junta o nome com o símbolo. Por 10 segundos, pense no logotipo da marca Adidas. Pensou?

Agora responda: as três listras + a palavra ADIDAS vieram à sua cabeça? Se você respondeu sim a essa questão, saiba que você acabou de visualizar uma marca mista.

 

O que é marca?

A marca é um sinal visual (composto geralmente pelo nome e símbolo) capaz de distinguir um produto ou serviço de seus concorrentes. Ou seja, você consegue distinguir claramente a Adidas da Nike, não é mesmo? A marca é uma forma de se destacar e de facilitar a identificação de cada negócio pelos clientes.

Isso funciona não apenas para as grandes marcas mundiais, mas para qualquer negócio - seja ele local, nacional ou global. Assim, é fundamental para qualquer negócio que sua marca esteja protegida contra cópias, para não confundir as pessoas.

Esta segurança só é possível quando a marca é registrada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O registro de uma marca garante a sua propriedade - semelhante a uma escritura de terreno - e permite que seu uso seja exclusivo em todo o país.

O que é Marca Mista?

A Marca Mista é o tipo de marca que traz um elemento nominativo acrescido de estilização visual, ou seja, é o nome + o símbolo. Se caracteriza pelo estilo da fonte, cores e proporções, além de outros aspectos de design.

Este tipo de registro é importante para quem deseja proteger em conjunto o nome da marca e a logomarca. A marca mista também aumenta o poder de distinção por parte do público consumidor.

Mas lembre-se: a proteção da marca mista não garante a proteção dos elementos da marca separadamente (marca figurativa e marca nominativa). A vantagem é que, com apenas um registro no INPI, você protege o nome e o logotipo de sua marca.

A desvantagem de fazer o registro no INPI como marca mista é que você precisará sempre utilizar a marca da forma como foi registrada. O nome da marca e o logotipo isoladamente não estarão protegidos.

Exemplos de Marca Mista

- nome Adidas + três listras (símbolo)

- nome McDonald's + M com arcos amarelos

 

O Registro de uma Marca Mista é importante

O Registro da Marca, como já dissemos, vai garantir que ela de fato seja usada exclusivamente pelo proprietário. Ao fazer o pedido de registro, o INPI vai fazer a devida análise e, se cumpridos todos os requisitos exigidos pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9279/96), vai conceder o seu registro da marca.

call to action para página de conversão checklist para registrar a marca

Em geral, o certificado de registro da marca será concedido para aquele que primeiro requerer o registro no INPI e satisfazer todas as determinações para a concessão. Mas, independentemente do tipo de registro que você fizer (marca nominativa, figurativa, tridimensional ou mista) você precisa renovar o registro dela a cada 10 anos. Fique ligado, porque o registro não é vitalício!

Outra informação muito importante: se você ficar 5 anos sem utilizar a sua marca, ela poderá ser arquivada por caducidade. Quer um exemplo? Se a sua empresa mudou a logomarca, mas não fez um novo pedido de registro no INPI, após 5 anos usando o nome da marca com a nova logo, sua marca antiga poderá ser invalidada pelo Instituto.

Portanto, monitore e fiscalize de forma constante seu registro no site do INPI.

Conheça outros tipos de marcas que podem ser registradas

Ao requerer sua concessão junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), existem quatro tipos disponíveis para a escolha de registro de sua marca. São eles:

- Marca Nominativa

- Marca Figurativa

- Marca Tridimensional

Cada um diz respeito à forma com que o mercado irá perceber sua marca, visualmente falando. Para entender o que é a Marca Mista, é importante que você saiba como cada uma se caracteriza. Vamos lá?

Marca Nominativa

A marca nominativa tem apenas o elemento nominal, como uma ou mais palavras, neologismos ou combinações de letras e/ou números. É o caso da marca Google:

Marca Figurativa

Ao contrário da nominativa, a marca figurativa está intimamente ligada à representação gráfica. É o símbolo propriamente dito. Veja exemplos famosos:



Marca Tridimensional

Uma marca tridimensional é aquela reconhecida apenas pela sua forma plástica. Exige um design único e diferencial, criado especialmente para aquele determinado produto. A garrafa “contour” da Coca-Cola e o chocolate Toblerone se encaixam perfeitamente nesta categoria.


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