O selo azul que identifica contas verificadas nas redes sociais é o desejo de muitos empreendedores, pois ele atesta a autenticidade do perfil e aumenta a autoridade da marca. Por isso, o anúncio da Meta de que o selo de verificação no Instagram e Facebook poderá ser obtido por meio de um serviço de assinatura pago, chamado Meta Verified, encheu de esperanças quem sonha há tempos com o tão desejado símbolo.

Se você está nesse grupo de ansiosos, modere sua expectativa. Embora a Meta tenha facilitado o processo, isso não significa que o selo poderá ser comprado por qualquer pessoa que se disponha a pagar por ele. A avaliação para determinar quem pode e quem não pode ostentar o selo de verificação ainda será rigorosa, para evitar que contas fake alcancem o status de credibilidade.

Um dos requisitos fundamentais para que a solicitação do selo azul seja aprovada é comprovar a autenticidade do perfil, seja de uma empresa ou de uma pessoa física. E é aí que o registro de marca pode contribuir para validar essa informação, pois marcas registradas já contam com o importante aval do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que reconhece a marca como uma propriedade ao titular do registro.

Para explicar como o registro de marca pode ser um grande aliado para conquistar um selo de verificação no Instagram, Facebook e outras redes, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Informe-se e prepare-se para ter sua marca registrada e verificada nas redes sociais.

Quais os requisitos para ter uma conta verificada?

Se você quer muito o selo azul, a primeira informação que precisa estar clara é: o processo é bastante rigoroso e existem vários requisitos para ter o selo de verificação do Instagram e outras redes sociais ou mesmo para ter o selo de verificação pago da Meta. Isso porque o Meta Verified incluiu algumas obrigatoriedades para que você possa assinar o serviço e alcançar o cobiçado selo.

Se você atende a todos os critérios, pode solicitar o selo de conta verificada. Depois de se candidatar, é preciso ter paciência, pois a verificação é bastante seletiva e cada solicitação é avaliada individualmente em um processo que pode levar até 30 dias.

Entre as principais exigências para ter uma conta verificada, estão:

Relevância

Sua conta deve ser relevante e estar de acordo com as políticas da rede social, cumprindo as regras da comunidade e os termos de uso.

Identificação

É preciso fornecer uma identificação oficial válida, como passaporte ou carteira de motorista, para confirmar sua identidade. Para assinar o Meta Verified, também é preciso ter, no mínimo, 18 anos. Já para comprovar a titularidade da marca que você quer verificar, pode apresentar o Certificado de Registro da Marca, concedido pelo INPI, o órgão do governo federal responsável pelos registros de marca no Brasil.

Exclusividade

Sua conta deve ser única e exclusiva, ou seja, não deve estar vinculada a outras contas que tenham o mesmo nome de usuário ou marca.

Utilização

Não há um limite de tempo mínimo da conta para assinar o serviço da Meta, mas é exigido que você tenha realizado postagens antes de se candidatar.

Autenticidade

Essa é, talvez, a principal exigência para que você tenha uma conta verificada. Para fazer a solicitação, você deve comprovar que sua conta representa uma pessoa, empresa ou instituição real, mesmo que você tenha a marca apenas no Instagram, por exemplo. Para confirmar a autenticidade, seu perfil deve estar completo e público, com uma biografia, foto de perfil e, pelo menos, uma publicação. Ter uma marca registrada pode ser um importante atalho para essa comprovação, como vamos te explicar a seguir.

Afinal, como o registro de marca facilita a conquista do selo de verificação?

Até aqui, você pode estar se perguntando: o que o registro de marca tem a ver com o selo de verificação?

Como comentamos acima, a autenticidade da conta é um requisito essencial para que você possa se tornar uma conta verificada. Sem ele, sua solicitação nem será analisada, pois pode se enquadrar como um perfil fake. E é exatamente aqui que o registro de marca pode agilizar o seu processo e ser decisivo para que você obtenha o selo de verificação.

Para que você entenda mais facilmente a relação, primeiro, precisa entender o processo do registro de marca.

Esse registro é concedido pelo INPI, um órgão do governo federal, após uma série de análises. Entre elas, está a verificação de documentos e a confirmação de autenticidade da marca e do proprietário. Só depois de avaliar criteriosamente cada item é que o INPI fornece o Certificado de Registro da Marca e a pessoa ou empresa proprietária pode passar a usar o símbolo ®  de marca registrada que você já deve ter visto várias vezes.

Agora ficou fácil entender, né? Ter o Certificado de Registro da Marca comprova ao Instagram e a outras redes sociais que sua marca é real, autêntica e que já foi validada por um órgão oficial (no caso, o INPI). Dessa forma, fica muito mais fácil comprovar o requisito de autenticidade exigido para a aprovação do selo azul de verificação.

Há outras vantagens do registro de marca para a minha conta?

Com certeza, ter uma marca registrada traz muitas outras vantagens para sua conta, porque seus direitos de propriedade intelectual em relação ao seu nome, logotipo, símbolo ou slogan estarão protegidos. 

Veja algumas das principais vantagens do registro de marca:

Exclusividade

O titular da marca tem direito de uso exclusivo em relação aos produtos ou serviços que estão vinculados a ela. Dessa forma, é possível evitar que outras pessoas ou empresas utilizem a sua marca para produtos ou serviços semelhantes.

Reconhecimento

Assim como o selo de verificação faz com o seu perfil, o registro de marca torna mais fácil para os consumidores identificarem a sua marca e associá-la a seus produtos ou serviços, o que contribui para fidelizar clientes.

Valorização

Com o registro, é possível aumentar o valor da sua marca, principalmente se ela se tornar conhecida e respeitada no mercado.

Credibilidade

O selo de verificação traz credibilidade para um perfil de rede social, mas o registro de marca passa uma imagem de credibilidade muito mais ampla para clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Afinal, só quem valoriza o profissionalismo se preocupa com a proteção dos seus direitos de propriedade intelectual.

Licenciamento

A marca registrada pode contribuir para a expansão dos negócios por meio de licenciamento de marca ou franquias. Isso significa que, com o registro, você aumenta suas possibilidades de gerar novas oportunidades e, consequentemente, mais vendas. 

Proteção

O registro de marca protege a marca contra a concorrência desleal, cópias e imitações que podem prejudicar a reputação e o valor da sua marca.

Mas minha marca já não está protegida com o selo de verificação?

Sem enrolação, a resposta é “não”. O Certificado de Registro de Marca é o único documento que confere proteção legal contra o uso indevido da sua marca por terceiros. Isso significa que, se a sua marca for registrada no INPI, você pode até processar outras pessoas ou empresas se elas usarem o seu nome ou logotipo sem a sua autorização.

Embora o selo de verificação ajude a validar a identidade da empresa e aumentar sua visibilidade, ele não substitui o registro como proteção e, para diferenciar sua marca nas redes sociais, o ideal é que você tenha os dois:  o registro de marca, fundamental para proteger seus direitos de propriedade intelectual, e o selo de verificação, como ferramenta de marketing e credibilidade.

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Agora que você entendeu como o registro de marca pode te ajudar a conquistar o selo azul de verificação, saiba que pode agilizar o processo. Enquanto o novo serviço da Meta não chega ao Brasil, providencie o registro da sua marca e avance etapas na validação de autenticidade para as redes sociais.

Não sabe por onde começar? Entre em contato com a Consolide Registro de Marcas e fale com um consultor especializado que vai tirar suas dúvidas e te ajudar em todo o processo.