selo-verificaco-instagram

Pedro é um empreendedor como você, que trabalha arduamente para construir uma marca forte nas redes sociais e, assim, ampliar suas oportunidades de negócios. O objetivo de Pedro é conquistar o selo de verificação do Instagram, para transmitir mais confiança aos seus seguidores e aumentar a autoridade da sua marca.

No entanto, por mais que se esforce diariamente para criar conteúdo de qualidade e interagir com seus seguidores, ele não consegue conquistar o desejado selo. Isso deixa Pedro muito desanimado e faz com que ele questione o que os perfis verificados têm que ele não tem. 

O fato é que, embora qualquer usuário possa solicitar a verificação da conta, nem todo mundo consegue o famoso selinho azul do Instagram, pois é preciso atender a alguns critérios bem específicos para chegar lá. 

O que está faltando para o Pedro se tornar uma conta verificada? Será que é o mesmo que falta para você? Para te ajudar com essa dúvida, listamos neste artigo todos os requisitos que você deve cumprir para alcançar o selo de verificação do Instagram.

Vantagens de ter uma conta verificada

Afinal, o que o selo de verificação tem de tão importante que faz com que seja desejado por todos? Simples! Este selo é como um carimbo que valida que a conta é real, autêntica e pertence realmente ao seu proprietário.

Isso traz algumas vantagens em relação a contas não verificadas, como:

  • credibilidade;
  • reconhecimento;
  • proteção contra imitadores;
  • recursos exclusivos;
  • maior alcance de usuários.

Além de tudo isso, o selo azul também se tornou um símbolo de status. Isso porque, embora não seja exclusivo para estes perfis, ele está diretamente relacionado a grandes marcas e celebridades. Então, ter uma conta verificada transmite a ideia de que você está entre os grandes.

Agora, vamos entender o que você precisa para conquistar o seu selo de verificação?

Requisitos para ter o selo de verificação do Instagram

Se você está interessado em obter o selo de verificação no Instagram, é importante conhecer os requisitos que a plataforma exige.

Lembre-se que, embora o selo tenha sido vinculado a uma ideia de status, o objetivo original é garantir a validação das informações, para evitar problemas como o uso indevido da imagem de pessoas ou empresas. Por isso, o Instagram pode ser bastante rigoroso na concessão do selo azul.

Entre as condições para que sua conta seja elegível para o selo, estão:

Autenticidade

Sua conta deve representar uma pessoa, empresa ou instituição real, mesmo que você tenha a marca apenas no Instagram, por exemplo. Para confirmar a autenticidade, seu perfil deve estar completo e público, com uma biografia, foto de perfil e, pelo menos, uma publicação. Além disso, todas as informações fornecidas devem ser precisas e verdadeiras. Se a sua marca é registrada, o Certificado de Registro da Marca contribui para atestar a sua autenticidade.

Relevância

Sua conta deve ser relevante e estar de acordo com as políticas da rede social, cumprindo as regras da comunidade e os termos de uso. É preciso, ainda, que você tenha uma presença forte no Instagram, demonstrada por meio do engajamento dos seus seguidores, como curtidas e comentários em suas postagens, e da interação com outras contas influentes em seu segmento.

Identificação

Fornecer uma identificação oficial válida é essencial para que você tenha chance de se tornar um verificado do Instagram. Entre os documentos aceitos, estão carteira de motorista, passaporte, RG ou o estatuto social, caso seja uma empresa.

Exclusividade

Sua conta deve ser única, ou seja, não deve estar vinculada a outras contas que tenham o mesmo nome de usuário ou marca. Para isso, além de criar uma conta com nome de usuário exclusivo, use também um e-mail que não seja usado em nenhuma outra conta dentro ou fora do Instagram.

Utilização

Não há um limite de tempo mínimo da conta para solicitar o selo de verificação, mas é exigido que você tenha realizado postagens antes de se candidatar. Ter um calendário de publicações é uma forma de garantir que você poste frequentemente para reforçar ao Instagram que sua conta é ativa e publica conteúdos com regularidade. 

Conteúdo

Não basta criar conteúdo com frequência para que sua conta mereça o selo de verificação do Instagram. A plataforma também analisa se o conteúdo é original e de alta qualidade, ou seja, se reflete a identidade da marca, oferece informações relevantes para o seu público, é visualmente atraente, os textos são bem escritos, entre outras avaliações.

Número de seguidores

Este é um requisito controverso, pois, embora o Instagram afirme que não há exigência de número de seguidores para tornar o perfil verificado, você não vê contas com poucos seguidores ostentando o selo azul. De qualquer forma, é importante aumentar sua base de fãs, pois ter um grande número de seguidores é um indicador e tanto de que sua conta é relevante e popular. 

Requisitos para ter um selo de verificação pago

A Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, anunciou em fevereiro de 2023 um serviço de assinatura que, entre outros benefícios, inclui o selo azul de verificação.

Chamado de Meta Verified, o serviço chegou ao Brasil em junho de 2023, com valores a partir de R$ 45,00.

No entanto, mesmo que você queira investir dinheiro no selo de verificação pago da Meta, terá que preencher alguns requisitos, como:

  • idade mínima de 18 anos;
  • perfil com nome completo e foto com o rosto do proprietário da conta;
  • autenticação de dois fatores habilitada;
  • histórico de postagens para comprovar a atividade do perfil antes de se candidatar;
  • comprovação de identidade com documento emitido pelo governo federal que corresponda ao nome e à foto do seu perfil.

5 dicas para aumentar as chances de ter uma conta verificada

Mesmo que não sejam uma garantia de obtenção do selo de verificação, há algumas ações que você pode realizar para aumentar suas chances de conquistar o tão sonhado selinho azul do Instagram.

Abaixo, separamos algumas dicas do que você pode fazer, antes de se candidatar, para ter mais perspectivas de ser aprovado:

1. Registre sua marca

O registro de marca pode ser uma boa estratégia para avançar etapas na comprovação da autenticidade do seu perfil e, assim, deixar o selo de verificação mais perto de ser conquistado.

Esse registro é feito por um órgão do governo federal, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e só é concedido depois que a identidade do proprietário e a autenticidade da marca são confirmadas. Dessa forma, o registro de marca pode ajudar na verificação, pois você terá o aval de um órgão oficial que comprova sua autenticidade.

2. Comprove que seu perfil é real

Há formas de garantir que sua conta do Instagram não seja confundida com um perfil fake. Veja algumas ideias:

  • Poste selfies, fotos com a família e amigos e #tbt com fotos da sua infância.
  • Se for uma empresa, inclua o link do seu site na bio e publique fotos e stories dos bastidores do ambiente de trabalho.
  • Faça promoções, sorteios e lives que aumentem a interação com seus seguidores.
  • Incentive os seguidores a te marcarem nas publicações que se referem à sua marca.

3. Fortaleça sua presença nas redes sociais

Para deixar claro o quanto você é importante no meio digital e que merece o selo de verificação do Instagram, é importante ser consistente também em outras redes sociais. Assim, você aumenta sua notoriedade e passa a ser visto como alguém mais relevante na Internet.

Interagir frequentemente com seu público, responder a todos os comentários e ter um bom engajamento também são formas de demonstrar ao Instagram que você é ativo nas redes.

4. Prove que você é de interesse público

Para aprovar a verificação, o Instagram precisa entender que você é uma pessoa, empresa ou organização relevante e de interesse público. E é possível dar uma mãozinha fornecendo evidências disso.

Se você foi mencionado em artigos e notícias, entrevistado na mídia ou recebeu algum prêmio por suas realizações, isso pode ser uma boa forma de comprovar sua notoriedade. Compartilhe essas informações em sua conta do Instagram e não deixe de incluir os links que as comprovem em sua solicitação de verificação.

5. Esteja atento às normas do Instagram

O Instagram, como outras plataformas, tem uma série de regras que devem ser cumpridas. Desrespeitar essas regras pode não só dificultar a conquista do selo azul de verificação como até fazer com que sua conta seja desativada.

Então, comprar seguidores, fazer o mesmo comentário em vários perfis, postar conteúdo violento ou discriminatório e usar seu perfil para promover atividades ilegais, por exemplo, são infrações que a plataforma não aceita e costuma punir quem as pratica. 

Se você quer um selo de conta verificada, é bom conhecer de cor os termos de uso e diretrizes do Instagram para não violar nenhum deles. 

Por fim, é importante destacar que nenhuma dessas dicas garante que você vai ser aprovado para ter o selo de verificação do Instagram. No entanto, elas são muito válidas para construir uma presença autêntica e relevante da sua marca na plataforma e, assim, ser visto como alguém que merece essa distinção.

---------------------------

Como você viu neste artigo, não é preciso ser uma grande celebridade ou uma empresa milionária para ter o selo de verificação do Instagram. Pessoas como o Pedro, o empreendedor que sonha com o famoso selinho azul, e como você também podem conquistar esse símbolo tão desejado de relevância e autoridade.

No entanto, para chegar lá, é preciso cumprir algumas exigências da plataforma. Pode até parecer muita coisa, mas são etapas essenciais para garantir a segurança de quem acessa a sua conta e a sua própria segurança, aumentando sua proteção contra cópias e evitando que outras pessoas se passem por você.

Agora que já conhece o caminho para ser uma conta verificada, é com você. Será que está pronto para ser aprovado? Repasse todos os requisitos, faça um check nas nossas dicas e avalie o que falta para facilitar sua verificação.

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando nosso blog e siga a Consolide Registro de Marcas nas redes sociais.