Quando um empreendedor cria uma conta em uma rede social, monta um site ou faz anúncios em geral ele quer espectadores, certo? Seja para engajar ou vender. Então, o tráfego orgânico pode te ajudar.

Para isso funcionar é importante conhecer um conjunto de regrinhas de utilização dos meios digitais.

O que é tráfego orgânico

O tráfego orgânico é um super aliado nisso. Ele nada mais é do que o fluxo de pessoas que entrarão na página desejada sem que seja investido um real.

Você tem que entender esse conceito porque o público vai buscar sua página de forma espontânea, indo muito pelo interesse no assunto.

Conheça os 4 tipos de tráfego na Internet

Antes de se aprofundar no tráfego orgânico, saiba quais são os outros tipos e como funcionam.

  • Tráfego pago - aqui as pessoas vão chegar a partir de um anúncio pago em que você traça o perfil do público que quer alcançar, seja para site, redes sociais e outras ferramentas.
  • Tráfego direto - nesse caso são visitantes que já tem o endereço do seu site e entram diretamente procurar o que é de interesse. De alguma forma ele também é orgânico.
  • Tráfego social - todos os acessos dessa modalidade vem de origem de links compartilhados em outras plataformas. Isto é, quando você faz um post no Facebook e alguém clica no link que deixou disponível.
  • Tráfego de referência - é uma forma de a pessoa continuar navegando em seus conteúdos através de links que você deixou disponível no meio de conteúdos. O chamado link building.


Entenda o tráfego orgânico

Como citado acima, o tráfego orgânico é uma estratégia criada para chamar a atenção do público sem precisar pagar por isso.

O que muitas pessoas se enganam é que publicar qualquer conteúdo vai engajar e trazer o público espontaneamente.

A verdade é que para saber de fato o que funciona e como funciona com o tráfego orgânico são necessários muitos e muitos testes. Por isso, não tenha pressa e nem medo de errar.

Quando se trata de um site, por exemplo, você é encontrado conforme sua classificação de relevância para o Google.

Para atingir uma análise positiva do Google devem ser usadas as técnicas de otimização de pesquisa e conteúdo, a principal delas é de Search Engine Optimization (SEO).

Essa técnica de SEO ajuda a melhorar a posição do seu conteúdo quanto aos sites de busca. Ou seja, normalmente um redator é responsável por criar esses posts utilizando palavras-chave e formatações ideais para um bom texto.

3 vantagens de apostar no tráfego orgânico

Além de não ter custos com anúncios, o tráfego orgânico proporciona uma série de vantagens para o empreendedor se tornar autoridade no assunto que atua.

Sem contar que toda publicação orgânica que você fizer, as pessoas podem ter acesso a qualquer hora. Já se for tráfego pago, só conseguem acessar enquanto o anúncio estiver ativo. Confira algumas vantagens:

1. Relevância

Sabe quando você faz uma busca no Google sobre algo que quer comprar e aparece no topo alguns sites com a etiqueta “anúncio”? Então, isso não é ruim, mas já mostra que é alguém que quer lhe vender algo de imediato.

Já quando você vai rolando a tela observa que tem outros sites com conteúdos que te ajudam a saber os benefícios, como funciona e todas as informações do que procura.

Normalmente, eles são de empresas que já fazem essa produção de conteúdo orgânico para ajudar o cliente a decidir a comprar e, consequentemente, geram mais credibilidade também.

2. Construção de relacionamento com o cliente

Isso é o mais importante. Quando o cliente estiver com seus conteúdos em mãos ele lhe verá como autoridade no assunto e confiará no que diz.

Então, mesmo que ele efetue a compra você consegue ainda mantê-lo por perto, o que posteriormente pode resultar em novas vendas ou até indicações.

3. Crie no seu tempo

Em anúncios de tráfego pago você tem um tempo para criar, publicar e divulgar o conteúdo. Isso não é ruim e também vai depender do objetivo no momento.

Porém, de forma orgânica você consegue se planejar e também estar sempre aprimorando o conteúdo conforme for passando o tempo.

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