A cada dia novas startups surgem no mercado, aumentando assim a concorrência. Com isso, é importante fazer com que a marca da sua empresa se torne um sucesso. Neste post você irá encontrar sete valiosas dicas de como ter uma marca de sucesso para sua startup.
Continue a leitura e confira:

Entenda o que é uma marca

O primeiro passo para ter uma marca de sucesso para sua startup é entender o que é uma marca e qual a sua importância.

Marca é um nome, sinal, símbolo, ou a união de todos esses elementos, utilizado para identificar e diferenciar uma empresa, produto ou serviço. É a partir dela que seu negócio é reconhecido e sua identidade é criada. A marca é um dos primeiros elementos que o seu consumidor terá contato. Também é através dela que o possível cliente terá sua primeira identificação com a empresa.

Defina os valores que você deseja transmitir

Ao criar sua marca você precisa pensar nos valores que quer transmitir. Ela será a cara e a primeira comunicação da sua empresa. Por isso pense: o que você quer passar para seu público? Segurança? Confiança? Que você é uma marca divertida? Sustentável?

A partir daí escolha elementos que passem essa mensagem. Isso pode ser feito de forma mais direta ou indireta, através de sensações despertadas pelas cores escolhidas, por exemplo.

Pense bem nos elementos gráficos

As cores, as fontes, desenhos ou símbolos devem ser utilizados de forma bem pensada. Eles serão os responsáveis por transmitir a mensagem que você deseja.

A tipografia utilizada na sua marca pode dizer se seu negócio é mais seletivo, ou mais popular, se ele é mais sério ou mais descontraído. Como já citamos anteriormente, as cores podem despertar sensações, por isso elas devem ser escolhidas com cautela. Elas também podem transmitir descontração ou seriedade.

Call to Action Crie uma Super Marca

Faça o registro da sua Marca

Já pensou criar uma marca perfeita para o seu negócio, começar a utilizá-la e depois descobrir que já existe uma igual ou muito semelhante? Ou pior, alguém plagiar sua ideia?

Para evitar esse tipo de problema, e garantir a exclusividade da sua marca, realizar o seu registro é fundamental. Ele é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tem abrangência em todo território nacional. Realizar o registro garante a você total direito sobre sua marca, além de protegê-la.

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Trabalhe um conceito e desenvolva sua comunicação

Para ter uma marca de sucesso não basta acertar apenas no design. Você precisa desenvolver um bom conceito por trás dele.

Ao desenvolver seu conceito é necessário pensar de forma estratégica e nas vantagens que o seu negócio proporciona comparado a concorrência. Ele também deve estar relacionado à mensagem que você deseja transmitir e fazer sentido para os seus consumidores.

Crie um bom relacionamento com os seus clientes

Uma logomarca bonita e um conceito assertivo não vão transformar a sua marca em um sucesso se você não tiver um bom relacionamento com os seus clientes. É através dele que você cria a imagem positiva que toda empresa deseja ter e que te diferencia das demais.

Invista em um bom atendimento, humano e personalizado, com canais eficientes. Procure resolver os problemas dos seus clientes da melhor maneira e sempre busque melhorias e inovação para os seus serviços. Todos esses aspectos vão contribuir para que você tenha um bom relacionamento com seus clientes.

Além disso, procure estar presente onde seu público está e se relacione com ele através desses canais. Conheça seus consumidores e se aproxime, aprenda sua linguagem e se comunique com eles da melhor forma.

Invista em ações de marketing e divulgação

Para que sua startup tenha uma marca de sucesso, é preciso que ela seja conhecida e tenha visibilidade. Para isso, você precisa investir em divulgação e estratégias de marketing.
O primeiro passo é conhecer bem o mercado e o seu segmento. Assim você será capaz de desenvolver uma estratégia de ponta a ponta, que faça sentido para o seu negócio e os objetivos que você deseja alcançar.

O marketing de conteúdo, que é basicamente disponibilizar conteúdo relevante e de qualidade, de modo a educar e conquistar possíveis clientes, tem se tornado uma estratégia fundamental para qualquer negócio. Por isso, é de suma importância que você crie o site da sua empresa e o mantenha atualizado. O e-mail marketing, ao contrário do que muitos possam pensar, também pode trazer excelentes resultados.

Estar presente nas redes sociais também é indispensável para o sucesso da sua marca. Porém, você não deve simplesmente criar perfis em todas as redes, pois em alguns casos, estar presente em determinada mídia social não faz sentido para o negócio. Sempre avalie a estratégia antes de colocá-la em prática.
Divulgação offline também é bem-vinda quando feita de forma criativa e em acordo com as estratégias digitais.

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