O bichinho do empreendedorismo mordeu você e agora o seu maior desejo é abrir uma loja online de roupas. Ótimo! Mas (e sempre tem um "mas") lembre-se que um de seus concorrentes será a Dafiti, que está na lista das maiores lojas do Brasil no segmento de moda. Agora pergunte-se: você está realmente preparado para ter a Dafiti como concorrente?

A introdução deste artigo pode parecer cruel, mas é importante que você faça essa reflexão quando estiver pesquisando como encontrar um nicho de mercado.

Ok, ninguém vai tirar da sua cabeça a ideia da loja de roupas online. E se, em vez de mirar em um segmento tão amplo (como é na Dafiti), você não busca um nicho especializado em roupas para grávidas, por exemplo? Ou para jovens adolescentes? Ou até mesmo para bebês de 0 a 3 anos? Seria melhor para sua marca se posicionar  e ter resultados mais rápidos? Sim, com toda a certeza. 

Não que não seja possível criar um negócio com o tamanho da Dafiti, mas será um caminho um pouco mais árduo e com muito mais investimento. Foram anos e anos para que o e-commerce chegasse ao patamar que tem hoje. 

O que eu trouxe até aqui serve para você entender a importância de escolher um nicho de mercado. Afunilando a sua segmentação, naturalmente a concorrência tenderá a ser menor. Você poderá ter um público menor interessado no seu produto, mas saiba que pode ser um público extremamente qualificado para o mercado que você pretende atingir. 

Com o tempo, você então pode expandir seu negócio para outros nichos. Continue aqui, porque vamos falar mais sobre isso.

Segmento, nicho e subnicho

Muitas pessoas confundem segmento com nicho, mas na verdade há algumas diferenças. Segmento de mercado é uma área ampla, enquanto nicho abrange um grupo de consumidores com necessidades específicas que podem ser atendidas por determinado produto ou serviço. 

Exemplos de segmentos, nichos e subnichos:

  • Segmento de Esportes -  nicho de suplementos - subnicho de suplementos naturais 
  • Segmento de Brinquedos - nicho de brinquedos educativos - subnicho de brinquedos educativos de madeira
  • Segmento Pet - nicho de alimentos - subnicho de alimentos naturais para gatos
  • Segmento de Moda - nicho de moda plus size para mulheres - subnicho camisetas com estampas relacionadas ao mundo geek
  • Segmento de Importados - nicho de produtos para bebês de 0 a 2 anos importados dos Estados Unidos - subnicho de mamadeiras e chupetas

Quando falamos em segmentos de mercado, podemos dividi-los em vários tipos: segmentação geográfica, segmentação demográfica, segmentação comportamental e segmentação psicográfica. 

Vamos entender o que cada uma delas contempla?

Segmentação Geográfica

É feita com base na localização geográfica do público. Uma empresa pode atuar de forma local, como por exemplo, no bairro de sua cidade, ou por regiões determinadas como: cidades, estados, países e continentes. Mas este tipo de segmentação só é válido no caso de negócios físicos. 

Segmentação Demográfica

Realizada a partir de informações da população, como idade, gênero, renda, ocupação, escolaridade, estado civil, etc. Com a definição das características, a empresa pode determinar a segmentação de um público de adolescentes entre 12 e 16 anos, da classe A/B, por exemplo. 

Segmentação Comportamental

Neste tipo de segmentação, você poderá determinar seu público consumidor com base em seus hábitos de consumo, comportamentos e disponibilidade financeira, por exemplo. É importante entender o que o público procura, o que precisa, o que conhece, o que consome e com que frequência, além de outros fatores. 

Segmentação psicográfica

Aqui consideramos aspectos como a personalidade, o estilo de vida e os valores do público, tais como: posicionamento político, causa ambiental, veganismo, estilo musical, intolerâncias alimentares e outros.  

Como encontrar um nicho de mercado

Se você pensa em empreender mas ainda tem dúvidas sobre qual nicho escolher, fique atento às dicas a seguir.

#1 Considere seus gostos, afinidades e habilidades

Entre os jargões do mundo dos negócios que você deve conhecer, “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida” é um dos mais falados. Na prática, nem sempre funciona desta forma, mas um dos pontos-chave para a escolha do nicho ideal é, sem dúvida, a afinidade que você tem com aquele segmento. 

De nada adianta criar uma marca de algo que você não gosta ou não acredita, ou somente pensando no dinheiro, concorda?

Você vai se ver às voltas com três considerações na hora de identificar um nicho de mercado: 

  • seus gostos
  • suas afinidades 
  • suas habilidades 

Por exemplo, você adora animais mas não suporta ver sangue? Então o mercado pet pode ser uma alternativa - desde que sua empresa não atenda casos veterinários, que tratem da saúde do animal, como vacinas, cirurgias, emergências. 

As chances de sucesso de seu novo negócio aumentam se você trabalhar com algo que gosta e que tenha alguma habilidade (se tem medo de altura, não poderá criar uma empresa que proporciona saltos de paraquedas, não é mesmo?) 

Então, faça este exercício:  liste agora os segmentos, nichos e subnichos pelos quais você tem interesse. Veja o exemplo:

#2 Identifique uma necessidade do mercado

Como ter certeza de que o produto ou serviço que você pretende oferecer é, de fato, uma necessidade do público

Esta é uma questão objetiva, mas nem sempre simples de ser respondida.  Até porque nem todas as pessoas sabem expressar suas necessidades! 

Uma boa maneira de identificar se o seu nicho tem potencial perante o público, é buscar algum conhecimento sobre a área.  Quanto menor for o nicho, mais fácil será entender as necessidades do público.

Uma ferramenta gratuita que pode ajudar você nesta busca de necessidades do público é o UberSuggest, criado pelo indiano Neil Patel, um nome conhecido no mercado de marketing digital. 

Através dela, você poderá fazer pesquisa de palavras-chave que estão sendo buscadas pelo público na Internet - mais especificamente no Google. Basta inserir uma palavra no campo e clicar em “Buscar”, para ter uma ideia do volume de busca e encontrar todos os termos relacionados ao que as pessoas procuram no site.

Veja um exemplo: uma busca relacionada ao nicho de “canoagem” dentro do segmento de “esportes aquáticos”. O volume de busca mensal por essa palavra é de 6.600 buscas. 

São mais de 6 mil pessoas pesquisando sobre este assunto no Brasil todos os meses. Então se você pretende criar uma loja virtual no nicho de canoagem ou uma loja que vende produtos relacionados aos esportes aquáticos, você já tem uma ideia do número de pessoas interessadas neste tema.

#3 Pesquise se o nicho é economicamente viável

O nicho que você escolher também precisa ser economicamente sustentável. Por isso, é importante observar a demanda e a concorrência. Geralmente, podemos dizer que quanto maior a demanda, maior a concorrência.

Então, responda honestamente, o que você prefere:

  • Entrar em segmento com vários concorrentes de peso, para atingir um público-alvo amplo. Exemplo: Lojas Americanas
  • Escolher um nicho pouco explorado, com menos concorrência, mas que atinja um público específico com alguma necessidade de compra. Exemplo: Loja de Florais e Óleos Essenciais localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. 

Para saber se o nicho escolhido poderá lhe garantir um sustento financeiro, no médio prazo, é importante fazer uma coleta de dados do mercado. Defina um número de pessoas para realizar uma entrevista. Elabore um questionário específico para esta amostragem, com perguntas relacionadas ao nicho que você pretende atacar:

  • O que levaria você a comprar o produto x?
  • Você já utilizou o produto X ou o serviço Y? Voltaria a consumir?
  • Quando falo no produto X, o que vem à sua cabeça?
  • Você acha que o valor $$$ para o produto X é alto, na média ou baixo?

E assim por diante. A pesquisa pode ser simples, feita com pessoas próximas a você, como amigos, familiares e colegas, e enviada pelo WhatsApp ou pelo Instagram, por exemplo. Depois de coletar esses dados, é hora de ir para o próximo passo :) 

#4 Analise a concorrência

Consulte dados de entidades que realizam pesquisas em massa, como o IBGESEBRAE, além de associações específicas de seu segmento de mercado. Use e abuse também das ferramentas online, como o Google, para visualizar quais empresas já existem no segmento que você pretende atuar, e de que forma elas se posicionam no mercado. 

Os concorrentes podem trazer insights para seu negócio e até para a sua estratégia de divulgação. Pesquise os concorrentes também em: 

  • Instagram
  • Facebook
  • pesquisa por anúncios de seu nicho: bigspy.com

Imagina, você está pesquisando sobre o nicho de esportes aquáticos e percebe que não tem nenhuma loja em sua cidade, e percebe uma oportunidade. Existem nichos maiores e menores, lucrativos e inexplorados, e todos podem ser oportunidades e trazer vantagens.

Com a pesquisa de concorrentes, você pode identificar também uma nova demanda e oferecer sua solução para um novo público. 

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