Atualmente, muitas empresas surgem no meio virtual de maneira informal e, conforme vão crescendo, os empreendedores passam a se perguntar: como proteger minha marca na internet? Entender os passos que devem ser seguidos para garantir a proteção é imprescindível para o crescimento e sucesso de seu empreendimento.

Primeiros passos: Registrando sua marca

Ao contrário do que muitos pensam, marcas que atuam apenas no universo digital também precisam ser registradas, assim como aquelas do mundo off-line são. Para isso, é indispensável que haja o Registro de Marca junto ao INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Inicie o processo de registro de marca fazendo uma pesquisa de marcas já registradas. O processo de registro é complexo. Portanto, o ideal é contar com uma assessoria especializada no assunto.

Garantindo seu espaço nas redes sociais

Contar com o certificado de registro de marca é importante para garantir a legalidade de seus processos. Ter páginas profissionais nas redes sociais é parte integrante de qualquer tipo de estratégia de marketing. Porém, pode acontecer de, quando for fazer seu cadastro, já existir uma página com o nome da marca.

Algumas redes sociais oferecem o serviço de proteção a marcas e patentes, solicitando a você uma cópia do registro de marca que foi expedido pelo INPI. Entende agora a importância de contar com ele? Cada uma das mídias conta com processos diferentes de verificação.

 Monitorar as marcas

Um passo importante para manter sua marca segura na internet é monitorar as marcas que tentam registrar nomes muito parecidos com o seu. Dessa forma, você tem tempo para realizar oposições nestes pedidos. Esteja atento ao mercado e faça buscas constantes para manter-se atualizado.

Já sei como proteger minha marca na internet, e agora?

Conseguimos responder a indagação: como proteger minha marca na internet? Excelente! Agora é hora de conhecer a Consolide Sua Marca, uma assessoria especializada em registro de marcas e líder no mercado online do segmento!