regularização de profissional liberal

Ser um profissional liberal tem suas vantagens, mas também é preciso se atentar e tomar conhecimento em como se manter regularizado na profissão. Isso porque é necessário agir por conta própria, mesmo que possa optar por trabalhar sozinho ou abrir uma empresa.

Quer saber mais sobre profissionais liberais? Confira a seguir!

Formas de se manter regularizado como profissional liberal

Ao escolher ser um profissional liberal, para se manter regularizado, é importante seguir algumas etapas, como:

  • fazer o cadastro no CCM na Prefeitura, realizado na Secretaria de Finanças, e recolher o Imposto sobre Serviços (ISS). Algumas prefeituras autorizam a isenção do imposto mediante cadastro;
  • registrar-se no Conselho de Classe. Não são todas as profissões que pedem esse registro, mas, para algumas, como advogados, economistas, psicólogos, entre outros, é obrigatório;
  • recolher o INSS regularmente;
  • abrir uma empresa própria. Isso pode ser feito por meio do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo. Para fazer parte dessa modalidade, é necessário ter um faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil por ano e se enquadrar em umas das 400 atividades permitidas. Todo o processo pode ser feito via online, é necessário pagar uma taxa mensal fixa e é possível ter um empregado contratado e emitir notas fiscais.

Como ficar a frente da concorrência?

Outro aspecto importante para profissionais liberais é a forma como ele irá se apresentar ao mundo dos negócios. Ao tornar-se um profissional liberal, a concorrência fica ainda maior e é preciso pensar em maneiras de driblá-la. Para isso, há formas de melhorar e tornar o seu negócio ainda mais atrativo.

O primeiro passo é saber gerenciar sua carreira da melhor forma. Isso inclui ser um especialista no assunto, mostrar como e por qual motivo você é o melhor naquilo. Para isso, aprofunde-se em sua área de atuação, faça cursos, leia bastante e espelhe-se em outros profissionais renomados.

Outro ponto essencial nesse quesito é criar sua própria marca. Ao possuir o registro de uma marca, você passa mais credibilidade e seriedade aos demais. É ideal também que invista em marketing pessoal, crie uma logomarca personalizada e que represente sua identidade, mostrando o que você quer passar com seu trabalho.

A Consolide Sua Marca garante os dois tipos de serviço, sendo o registro da marca e a criação da logomarca.

Tendo isso em mente e sabendo como se manter regularizado na profissão, é garantia que o sucesso estará muito perto.

Gostou do conteúdo? No blog da Consolide Sua Marca você fica por dentro de assuntos como este e muito mais. Continue acompanhando e deixe seu comentário!