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Iniciar um negócio significa, também, iniciar um sonho. E nada melhor para representar visualmente esse sonho do que um logotipo bonito e criativo. Então, se você está investindo no mercado de bolos e doces, podemos te ajudar com algumas dicas para criar uma logomarca para a sua confeitaria.

Ter um logo bem planejado e executado é muito mais do que ter um símbolo esteticamente atrativo. Pense nele como uma parte importante da sua estratégia de marketing, pois a marca visual contribui para que sua empresa seja reconhecida pelo público e única no mercado.

Mas como criar um logotipo para sua confeitaria que tenha a cara da empresa e transmita ao público exatamente a mensagem que você quer passar? É o que vamos ver a partir de agora neste artigo. 

criar uma logomarca para sua confeitaria

Como criar um logotipo para confeitaria

Se você tem noções de design suficientes para construir seu próprio logo, pode contar com a tecnologia para te ajudar. Afinal, hoje em dia, existem vários aplicativos para criar uma logomarca.

Agora, se o seu negócio é mesmo fazer bolos e doces deliciosos, a melhor opção pode ser contratar um designer para criar o logo da sua confeitaria. Faça orçamentos para saber qual o valor de uma logo no mercado e invista em um símbolo com qualidade profissional.

Isso porque, por mais que pareça simples, a criação de um logotipo para sua confeitaria envolve conceitos estéticos que devem estar em harmonia para que o resultado faça seus clientes ficarem com água na boca e desejarem consumir seus produtos.

É claro que não existe receita pronta, mas, a seguir, listamos algumas ideias para você escolher ícones, fontes e cores que resultem em uma logomarca que te deixe cheio de orgulho e de clientes.

Símbolos e ícones

Esses elementos que parecem simples podem ser o diferencial de um logo de sucesso. Muitas vezes, são eles que ajudam a transmitir ao público o quanto seus produtos são saborosos e a comunicar qual a especialidade da sua confeitaria, como cupcakes, tortas ou donuts.

Se você quer passar uma ideia de sortimento de produtos, também pode incluir utensílios tradicionais da confeitaria, como uma batedeira, um fouet ou uma espátula.

O cardápio de ícones é variado e o mais importante na escolha é que ele seja coerente com o negócio e te ajude a se destacar da concorrência.

Fontes

As fontes são o tipo de letra que você vai escolher para o logotipo e têm um papel essencial no design, pois transmitem diferentes mensagens. Tradicional, moderno, delicado, elegante? Qual é o estilo da sua confeitaria? A fonte certa pode te ajudar a passar esse conceito.

Existem vários tipos de fonte, como script, serif, sans serif, decorativa, e é importante experimentar para identificar qual a mais coerente com o seu negócio.

Na hora da escolha, observe se a fonte é fácil de ler e se garante um bom resultado tanto em peças off-line como para os meios digitais.

Cores

Paleta de cores são como os ingredientes que você escolhe no preparo de uma receita. Muito mais do que destacar um logotipo, elas geram impacto psicológico no público e contribuem para fortalecer a mensagem que você está passando por meio de ícones e fontes.

Na hora de escolher as cores para um logo de confeitaria, deve-se evitar tonalidades escuras e dar preferência a cores que transmitam frescor e sensação de sabores, como um amarelo suave que lembre um bolo saindo do forno ou um marrom claro que remeta a um caramelo delicioso.

Assim como as fontes, é importante testar várias paletas para escolher com segurança a que mais representa a sua marca.

Aplicação

Como mencionamos mais acima, a escolha de fontes e cores deve levar em conta não só a imagem que aparece na tela do computador ou celular, mas também o uso em peças como cardápios, uniformes e, claro, na fachada da sua confeitaria.

Para garantir que seu logotipo tenha uma boa aplicação on e off-line, preste atenção a esses fatores:

  • Está em formato vetorizado e não apenas como imagem;
  • Pode ser reconhecida mesmo em uma única cor;
  • Quando usada em tamanho pequeno, não perde a legibilidade;
  • Quando usada em tamanho grande, não fica distorcida ou sem proporção;
  • Pode ser usada na cor branca em fundo preto e na cor preta em fundo branco.

 

5 dicas para um logo ser reconhecido

Até aqui, você entendeu o processo básico para criar um logo, a partir da escolha de ícones, fontes e cores e uma avaliação de como será a aplicação em diferentes usos. Podemos dizer que essa é a parte prática da criação de um logotipo.

Mas, como ele faz parte de uma estratégia, o conceito que está por trás da forma é muito importante. Por isso, esteja atento ao planejamento na hora de criar seu logo, para que você possa criar uma marca de confeitaria forte e que se destaque. Abaixo, separamos 5 dicas para você:

1. Pesquisa

O primeiro passo para criar um logo reconhecido e diferenciado é a pesquisa. E, aqui, estamos falando tanto da pesquisa de referências quanto da pesquisa de concorrentes. Afinal, você não quer uma imagem tão parecida com outra que as pessoas acabam confundindo, né?

É claro que você não vai simplesmente copiar um logo, mas pesquisar ideias para se inspirar pode ajudar bastante. Logotipos como da Coca-Cola e da Apple podem ser o ponto de partida para que você decida, por exemplo, criar um logo com texto ou algo bem minimalista.

Ao avaliar logomarcas de empresas concorrentes, analise atentamente símbolos, cores e estilo e, a partir daí, crie algo que se destaque e que supere o que a concorrência tem apresentado.

2. Público

Lembra quando falamos que seu logotipo precisa ser coerente com o seu negócio? Não estávamos falando apenas do segmento ou nicho em que você atua, mas também do público que você quer atrair.

Se você deseja atender um público mais tradicional, por exemplo, não faz sentido criar um logotipo moderno e ousado. Da mesma forma, se seu público-alvo são crianças, uma pegada muito séria não vai ser atrativa. Públicos diferentes precisam de logos diferentes.

3. Simplicidade

O objetivo da logomarca é que sua empresa seja facilmente identificada, então, nada de complicar com informações desnecessárias. Muitos detalhes, fontes com muitos enfeites e excesso de elementos não vão ajudar. Na criação do logo para sua confeitaria, também vale a máxima “menos é mais”.

4. Logo system

Ter um logo forte significa que é possível reconhecê-lo facilmente, mesmo quando há pequenas alterações. É o caso, por exemplo, dos Doodles do Google, que mudam de acordo com datas comemorativas ou alguma causa em pauta. Mesmo com essas variações, você é capaz de identificar o logo tradicional do Google presente.

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Isso é o que se chama de logo system, uma forma atual de desenvolver identidades visuais, acompanhando o ritmo dinâmico da internet, no qual novas tendências e pautas surgem todo o tempo.

Criar a logomarca da sua confeitaria pensando em logo system pode te ajudar a interagir melhor com seu público, especialmente nos canais digitais, sem perder a sua identidade.

5. Manual de Marca

Ter um logotipo que se adapte ao logo system não significa, de forma alguma, abrir mão da sua identidade visual. Para garantir que haja um padrão a ser respeitado, é importante criar, além do logo, um Manual de Marca.

Esse Manual inclui seu logo tradicional, variações e aplicações possíveis com explicações sobre o uso e as regras a serem seguidas. Dessa forma, você garante que sua marca esteja sempre corretamente representada e, assim, se fortaleça.

Como proteger sua marca

Você percebeu que criar uma logomarca forte para sua confeitaria é um processo complexo que exige investimento de tempo e, muitas vezes, também de dinheiro. Por isso, você não pode correr o risco de perder todo o trabalho depois de concluído, certo?

Para que não só seu logo, mas toda sua marca esteja protegida, antes de começar a usá-lo, se certifique de que não existe nada muito semelhante com registro no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Caso seja muito parecido, pode ser considerado cópia, você pode ser proibido de usar e ter até que pagar indenização.

Se não houver nenhuma logomarca muito semelhante registrada, você pode entrar com o pedido de registro do seu logotipo e se tornar o dono legítimo. Nesse caso, são os concorrentes que não poderão criar nada parecido com o seu. Você protege sua marca, ganha exclusividade para usá-la e ainda acrescenta aquele ® de marca registrada que confere mais credibilidade e status para a sua empresa.

Para mais dicas de empreendedorismo e informações sobre registro de marca, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.

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