Com toda certeza esse é um passo importantíssimo para que as pessoas reconheçam o seu negócio. É uma mistura de fontes, cores e formas que dão vida a sua marca.

Seja no cartão de visitas, na embalagem ou em um outdoor, ter um logo lhe diferencia e atrai clientes até mesmo inconscientemente. Exato! Não precisa nem estar tão ligado para saber que estamos falando do seu serviço/produto.

Quem não conecta um vermelho a Coca-Cola ou uma ânfora (vidro de perfume) como a do Boticário. Sacou a importância de ter seu próprio símbolo/fonte? Você também pode chegar no patamar dessas empresas.

logos de marcas famosas
Foto: Divulgação

Antes de tudo vamos entender alguns conceitos…

Qual é a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca

Apesar de na boca do povo todos esses conceitos serem considerados os mesmos, no mundo dos designers e publicitários eles têm diferença na hora do resultado final.

  • Logotipo: É a representação estilizada do nome de uma empresa ou profissional liberal. É formado pelas letras do nome da empresa em cores, símbolos, efeitos e tipografias específicas. Do grego, “logos”, quer dizer palavra e “typos” letra.
  • Logo: É a abreviação da palavra “logotipo” podendo ser utilizada como sinônimo. Sua composição é igual ao logotipo e do grego tem origem como palavra.
  • Logomarca: Termo considerado errado no universo publicitário e de design. É utilizado geralmente para designar a composição do logotipo com o símbolo de uma empresa. Do grego, “logos”, quer dizer palavra e “markas”, significado.
  • Marca: É o conjunto formado pela logo, identidade visual, personalidade e demais características de um negócio. Representa todos os elementos que possibilitam a identificação da empresa. Do grego, sua composição “marka” quer dizer significados.

Conseguiu compreender suas peculiaridades? Caso ainda tenha dúvida sobre essas diferenças, veja o conteúdo que mostra exatamente o que são logo, logotipo, marca e logomarca. Hoje trataremos ao longo do texto o termo “logo”, mas isso não esconderá os outros significados do dia-a-dia dos profissionais da área.

Quanto custa uma logo?

E a pergunta que não quer calar é essa: quanto custa uma logo? Quando a pessoa está iniciando um negócio vemos muitos logos criados em sites gratuitos na Internet. Errados? Não estão, pois precisam dar o pontapé inicial.

Porém, já se perguntou: e se ao navegar pela rede encontro outro negócio com a mesma logo/símbolo que a minha? Vai ficar um tanto chato e estranho, certo?

Agora começa a pesar na balança: o quanto vale passar por um constrangimento assim ou ter uma marca exclusiva criada por um profissional. É preciso reconhecer que alguém estará por horas pensando, pesquisando e planejando algo único.

De acordo com o site Crono Share, em 2021 o custo para criar uma logo está na média de R$ 600 a R$ 1.500. Para isso, o designer vai avaliar o que inclui no pacote do cliente, quantidade de revisões, formatos e outros aspectos de cada profissional.

Tudo vai depender do pacote que fechar, mas normalmente nele estão inclusos manual de identidade visual corporativa do material e regras de utilização da logo para que não perca a qualidade ao utilizá-la em outros formatos.

Se você acredita ainda não ter condições de pagar por uma produção assim para um profissional especializado em definir as cores adequadas, elementos gráficos únicos e a fonte correta para o seu tipo de negócio: PESQUISE. É possível que muitos parcelam o valor e isso pode ajudar.

Como ter a logo perfeita

Tudo o que envolve a identidade visual da marca deixará o público com ela gravada na mente. Tenha isso como objetivo: fixar ela no mercado pelo que os outros enxergam.

Para te ajudar separamos três dicas para criar a logo perfeita:

Não acompanhe a moda

Sempre existirão tendências de formas, formatos, escritas e cores para o momento. Porém, como o próprio nome já diz são do agora.

Então, na hora da criação, converse bem com o designer para seguir uma linha atemporal. É claro que as logos podem ser reformuladas com o tempo, mas o ideal é manter sempre a mesma essência.

Conheça seu negócio e o público

Os seus diferenciais precisam estar estampados de alguma forma nessa identidade visual. Então, saiba qual é o rumo e onde sua empresa quer chegar com a logo que está criando.

Da mesma forma, é preciso conhecer o público a fundo para conseguir se conectar com ele. Por isso, é importante saber muito mais do que a localização geográfica e faixa etária. Saber como criar uma persona quando é um pequeno negócio vai facilitar muito na escalada ao sucesso.

Se ligue nas cores

Além das formas, as cores falam muito sobre a sua empresa. Cada uma delas vai remeter a alguma ideia sobre o negócio.

Pesquise bastante seus significados antes de definir, pois elas também têm o poder de agir inconscientemente no público alvo. Já ouviu falar que azul representa confiança, roxo criatividade e assim por diante? A psicologia das cores é real.

Temos também um conteúdo sobre isso: como escolher as cores para sua marca.

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Sua logo precisa estar protegida

Depois de escolher o designer e criar a logo perfeita preciso lhe assegurar: não deixem que copiem a sua marca. É isso mesmo, isso é real e pode trazer sérios problemas e muitas dores de cabeça.

Já ouviu falar em Registro de Marca? Essa é a única forma de trazer segurança e exclusividade para seu negócio em todo o Brasil. O processo de legalização é feito no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Ou seja, se você escolheu o nome e fez toda a criação da identidade visual… não vai querer perder tudo isso, né? Caso não registre, qualquer pessoa com outras intenções pode pegar sua construção como marca e você ficará no prejuízo. Corre para proteger seu negócio!