criar uma marca de confeitaria

Decorações para encher os olhos combinadas a sabores de dar água na boca. Seja bem-vindo ao doce mundo da confeitaria, um mercado que não para de crescer. Por isso mesmo, tem atraído muitas pessoas interessadas em saber como criar uma marca de confeitaria.

As receitas que confeiteiros transformam em obras de arte encantam e são parte obrigatória do cardápio desde pequenas confraternizações até grandes eventos, tornando-se um setor lucrativo para investir profissionalmente.

Para você que quer explorar esse mercado e aumentar sua renda com um trabalho diferenciado, preparamos um passo a passo de como criar a sua marca e empreender com sucesso no ramo de confeitarias, lojas de bolos e doces gourmet.

Dicas para criar sua marca de confeitaria

Na hora de criar uma marca, é preciso ter bem claro quem é o seu público e qual imagem você quer passar a ele. Afinal, uma boa comunicação pode influenciar muito na decisão de compra.

Além disso, defina seu modelo de negócio para decidir como serão feitas as vendas. De modo geral, há três opções e você precisa saber qual funcionará melhor para o seu público:

  • Somente em loja física;
  • Somente por encomenda, com entrega na loja física ou por delivery;
  • Mista, que combina as duas opções.

Agora que você já entendeu por onde começar, vamos colocar a mão na massa para construir sua marca? Selecionamos algumas dicas para você. Confira:

  • Procure um contador e regularize sua empresa;
  • Crie um nome e um logotipo que façam as pessoas te reconhecerem no mercado;
  • Caso tenha uma loja física, escolha uma localização com fácil acesso, alto fluxo de pessoas e com boa visibilidade;
  • Adquira móveis, equipamentos e acessórios de cozinha;
  • Contrate funcionários e ofereça treinamento;
  • Se você vai começar com um serviço de delivery, contrate entregadores e cadastre-se em aplicativos de delivery;
  • Certifique-se de ter toda a documentação necessária para começar a funcionar, incluindo os documentos exigidos pela Vigilância Sanitária.

Pronto! Sua marca está pronta para sair do forno.

Como destacar a marca de sua confeitaria

Você já sabe como criar uma marca de confeitaria, mas será que sabe como transformá-la em uma receita de sucesso?

A seguir, vamos dar algumas sugestões de ações que podem te ajudar a crescer no ramo de alimentação.

Gestão

Mesmo que você esteja começando com pouco dinheiro e recursos, é importante já iniciar com uma gestão profissionalizada. Para isso, preste atenção a fatores como:

Melhoria constante

Atenção aos detalhes e ao feedback dos clientes é a chave para melhorar a cada dia. Um atendimento ágil, um processo de compra fácil e eficiente e a apresentação de novos sabores e opções de cardápio podem fazer toda a diferença.

Registro de marca

Se você tem dúvidas de como criar uma marca da sua confeitaria forte, saiba que o registro é parte essencial para o seu sucesso. Por quê? Porque, quando você registra, se torna o legítimo dono da marca e nenhuma outra empresa do mesmo ramo poderá utilizá-la. Se isso acontecer, você pode até acionar judicialmente e receber uma indenização.

Por outro lado, se você não registra, não tem nenhuma segurança para fazer investimentos. Imagina se o concorrente registra antes e você fica impedido de usar o nome ou logo que escolheu... Quantas despesas vai ter e ainda pode ter que indenizar o dono. Melhor não arriscar, né?

Marketing

Não adianta fazer um trabalho excepcional e não apresentar ao seu público, certo? Por isso, invista em estratégias de marketing, mesmo simples, para divulgar seus produtos. Veja algumas ideias:

Experiências diferenciadas

Oferecer experiências como degustações, brindes e amostras personalizadas contribui para valorizar os clientes, aproximá-los da sua empresa e movimentar o seu caixa. Seja criativo na hora de criar promoções e até um plano de vantagens.

Redes sociais

Hoje em dia, estar presente no mundo digital é fundamental para atrair e se conectar com o público. Você pode criar perfis para as redes sociais e começar a criar conteúdo para se comunicar com quem te segue.

No caso da confeitaria, cardápios e fotos dos produtos no Instagram, por exemplo, podem ajudar a chamar a atenção. Afinal, a gente começa a comer pelos olhos, né?

Embalagens personalizadas

Quem procura uma confeitaria não está interessado só no sabor, mas também na estética. Além de criar bolos e doces incríveis, invista em embalagens com cores e designs diferenciados e personalizados que valorizem ainda mais seu trabalho e aumentem o desejo do público em adquirir o produto.

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Quanto custa criar uma marca de confeitaria

O investimento inicial para criar sua confeitaria vai depender muito do modelo de negócio que você escolheu. Como explicamos neste artigo, você pode optar por uma loja física, serviço de delivery ou os dois combinados.

Além disso, o porte da empresa e o público que você quer atingir também pesam no cálculo de valores.

Se você vai começar devagar, com uma confeitaria em casa, pode utilizar muita coisa que já tem e reduzir o investimento inicial. Veja, a seguir, alguns equipamentos básicos que você vai precisar:

  • Bancada;
  • Batedeira;
  • Embalagens;
  • Estantes e prateleiras;
  • Formas e panelas;
  • Forno e fogão;
  • Geladeira e freezer.

Os custos com funcionários também precisam entrar na conta. No início, pode ser que você consiga fazer tudo sozinho, mas, com o aumento da demanda, vai precisar de uma equipe para ajudar.

Além disso, você precisa incluir no cálculo despesas com documentação e pagamento de impostos. Na hora de abrir a empresa, verifique com seu contador a possibilidade de cadastrar-se como MEI, ou Microempreendedor Individual. Dessa forma, você paga um valor menor por mês e ainda tem direito a benefícios previdenciários.

Doces gourmet mais vendidos

Para quem está começando, investir em um nicho específico pode ser uma boa ideia para atrair um público bem segmentado e diminuir a concorrência. Hoje em dia, a produção de doces e bolos finos está em alta e pode ser uma opção para você.

Entre os doces gourmet mais vendidos, estão:

  • brownies;
  • cookies;
  • cupcakes;
  • macarons;
  • donuts.

Veja, também, algumas sugestões de nicho para se destacar da concorrência:

Doces fit e orgânicos

Opções saudáveis para o consumidor focado em qualidade de vida e pessoas com dietas restritivas, como as diabéticas.

Caseiros

Receitas que apelam para a memória afetiva, com o uso de geleias de frutas, decoração artesanal e embalagens rústicas.

Bolos diferenciados

Bolos tão bonitos que chegam a dar pena de cortar são o sonho de consumo de muitos clientes, especialmente para ocasiões especiais, como aniversários e casamentos.

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Hora de encantar os clientes

Saborosos, convidativos e em alta no mercado, os bolos e doces são uma excelente opção de renda. Por isso, criar uma marca de confeitaria é um projeto que vale a pena ser tirado do papel.

Seja com a produção de receitas caseiras ou com técnicas altamente apuradas, empreender nesse setor tem tudo para se tornar um negócio lucrativo e, por isso, mesmo que inicie pequeno, tenha atenção à documentação, exigências sanitárias e ao registro da sua marca, para evitar dores de cabeça no futuro.

Se você gostou deste artigo e conhece profissionais que precisam saber como criar uma marca de confeitaria forte no mercado, compartilhe este conteúdo.