No mercado existem diversos aplicativos que podem ajudar o empreendedor a criar a logomarca do próprio negócio e a dar o primeiro passo em direção a concretização da empresa própria.

Afinal, ter uma identidade visual atrativa e alinhada com a marca é o primeiro passo. E para o empresário que dispõe de poucos recursos para contratar um profissional especializado, pode recorrer a ferramentas digitais.

Para ajudar nisso, preparamos uma lista com os principais aplicativos para criar uma logomarca pelo celular disponíveis no mercado. Mas antes de você ir para o primeiro da lista vou contar para você que….

O logo começa antes do logo

Algo tão importante quanto a identidade visual do seu negócio precisa ser muito bem pensado, certo? Então vale lembrar que a marca que você vai criar para a sua empresa possivelmente vai acompanhá-la durante um longo tempo e precisa transmitir os valores, propósito e missão.

Além disso, é fundamental conhecer o seu público-alvo e saber de que forma você quer ser lembrado por ele. Antes de partir para a ação, você deve considerar tudo isso para poder fazer as escolhas certas na hora de compor o seu logotipo.

Isso para ter certeza que a sua marca realmente transmite o que é o seu negócio, consegue falar claramente com o público que vai comprar de você e que a mensagem que vai chegar é a certa.

Para isso, é fundamental escolher as cores, texturas, elementos, tipo de letra marca que vão ajudar a passar a mensagem correta. Imagine assim, você vai ter uma loja de venda de eletrônicos super tecnológicos e quer expressar modernidade e inovação, aí você utiliza uma letra parecida com aquela de máquina de escrever. Ops! A mensagem possivelmente está errada.

Então, lembre-se: você precisa conhecer muito bem o seu público e ter claro seus valores antes de começar a marca. Buscar algumas referências e olhar os concorrentes pode ajudar a entender o mercado.

5 aplicativos para criar uma logomarca pelo celular

No mercado existem diversos aplicativos para criar uma logomarca. Neste material, vamos citar alguns dos mais conhecidos, suas características e como estes apps vão te ajudar a criar um logotipo especial.

A utilização de aplicativos para construção de logomarca, especialmente pelos profissionais que estão começando um novo negócio, não é incomum. Afinal, nem sempre há a possibilidade de contar com um especialista para ajudar nesta tarefa.

O próprio Google e o Twitter quando iniciaram as operações iniciaram com uma logomarca mais simples e, com o crescimento da empresa, evoluíram também a sua marca. O mais importante é saber que a sua marca pode e deve mudar com o crescimento do seu negócio e para melhorar se comunicar com o público.

1. Design Mantic

Você pode utilizar aplicativo Design Mantic diretamente do navegador, não precisa baixar e instalar para começar a utilizar. Esta é uma ótima opção para tanto para a criar o seu logotipo quanto criar materiais e elementos gráficos, como material de papelaria e promoção.

A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente, porém, só permite realizar o download das peças gráficas criadas a partir do pagamento de uma pequena taxa.

2. Criar Logotipo

O Criar Logotipo é disponibilizado pela Splendid App Maker gratuitamente para download e utilização. O app tem a funcionalidade de ajudar o usuário a criar uma logomarca, tanto que disponibiliza uma galeria com mais de 5000 modelos de logotipo.

O Aplicativo possui 150 estilos de letras diferentes, dos quais você escolher qual a melhor opção para o seu negócio. Fácil de usar, permite criar uma logomarca, aplicar e trocar cores, inserir textos. Você ainda pode compartilhar a logo com amigos nas rede sociais.

cta para página de conversão de ebook Crie uma Super Marca do zero

3. Logo Maker

O Logo Maker é uma opção para quem deseja criar uma logomarca sem custo. É uma plataforma online gratuita que pode ser utilizada no navegador de internet.

O aplicativo ainda possibilita criar materiais gráficos como flyers, folders, cartões de visita e outros materiais promocionais. Apesar da criação ser gratuita, é necessário pagar uma pequena taxa no momento de baixar a sua criação.

4. Logo - Criador de logo

Uma opção que oferece facilidade na utilização é o Logo - Criador de Logo. Você pode baixar o aplicativo no seu celular e criar seu logotipo mesmo sem grande experiência em design.

A ferramenta permite baixar a logomarca com fundo transparente ou fundo em cor. Ainda dispõe de diferentes tipos de letras (fontes) e ícones que podem ser utilizados. Você ainda pode mexer no tamanho, nas cores e elementos.

5. Canva

O Canva pode ser utilizada nos smartphones, tanto nos sistemas operacionais Android e IOs, bem como no computador, direto no navegador. A ferramenta é gratuita e conta com uma seção específica para criação de logomarca, tanto a partir do zero quanto a partir de um template.

O aplicativo dispõe de ferramentas de edição gráfica que podem ser utilizadas para criação de outras peças, como banners, cartazes, cartões de visita, entre outros.

Criar o logotipo sozinho é mesmo a melhor opção?

A criação de uma logomarca seja com especialista ou por conta envolve diferentes vantagens e desvantagens. Neste caso, o ideal é entender em que momento você está e, a partir disso, analisar qual a melhor possibilidade para o seu negócio.

É claro que contar com um profissional que tenha conhecimento e possa desenvolver algo personalizado e super alinhado com o negócio é incrível. Mas as vezes, o custo inicial de um negócio pode inviabilizar este passo, devido justamente aos valores que precisam ser investidos.

Para ajudar você a avaliar com carinho o seu cenário e as vantagens e desvantagens de cada uma das escolha, preparamos o comparativo abaixo.

Sozinho (sem especialista)
Com especialista
Vantagens Vantagens
Investimento financeiro menor. Marca exclusiva e alinhada com os valores do negócio.
Processo totalmente online e agilidade em ter a versão final pronta. Marca adaptativa a todos os ambientes (online e físico).
Não é necessário reunião de briefing. Desenvolvimento do enxoval (cartão visita, etc.) e de normas para aplicação da logo.
Desvantagens Consultoria em todo o processo.
Desenvolvimento sem orientação. Desvantagens
Uso de templates, o que aumenta a chance de existir uma marca igual. Maior complexidade e maior investimento financeiro.
Marca inflexível, que não se adapta a todos os ambientes. Necessário um tempo maior para chegar a um resultado consistente.

 

Independente do caminho, tenha uma marca exclusiva

Muitas vezes o empreendedor pensa em construir uma marca, mas esquece que ela pode ser utilizada como sua identidade visual por muito tempo. É aí que mora o primeiro grande erro e adota uma marca muito parecida com outras marcas.

Isso, por exemplo, é algo que pode sim ocorrer quando a marca é criada utilizando aplicativos. Não é incomum que o criador utilize logotipos do banco de imagem do app e mude fonte e cores. Apesar de personalizar a marca, o empresário corre o risco de encontrar “por aí” uma marca muito parecida com a sua.

Isso pode gerar dois problemas. O primeiro é ter uma logo muito parecida com a de um concorrente; o segundo, é utilizar uma marca que já foi registrada por uma outra pessoa e estar correndo o risco de ter que responder a um processo judicial e até pagar uma indenização por uso indevido.

Então, para garantir que o empreendedor não corra estes riscos, o ideal é fazer uma busca para identificar se existem outras marcas iguais antes de lançar a sua no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que já foi registrada.

 

----

Agora que você já conhece os aplicativos para criar uma logomarca já pode escolher a melhor ferramenta que te atende e ir para a ação e criar um logotipo exclusivo. Lembre-se de verificar se a sua marca é exclusiva e de protegê-la. Assim você ganha tranquilidade para investir no seu negócio e crescer com segurança.

Você conhece alguém que também pode se interessar por esse conteúdo? Compartilhe através das suas redes sociais. 

>> [eBook 100% Grátis] Saiba como criar uma marca que vai te destacar da concorrência. Baixe agora este super eBook! <<