Basta dar uma passada rápida pelas redes sociais para ver várias fotografias de pratos, doces e bebidas. Em geral, são imagens bonitas, mas amadoras. Para quem trabalha com gastronomia, fazer fotos de alimentos requer um ar mais profissional e é sobre isso que vamos te orientar neste artigo.

Em primeiro lugar, saiba que não será necessário contratar um fotógrafo ou investir muito dinheiro em equipamentos. Com o seu celular e algumas estratégias simples, você será capaz de encantar o seu público com imagens de dar água na boca.

Então, é hora de por a mão na massa. Escolha sua melhor receita, libere espaço no celular e vamos praticar.

como fazer boas fotos de alimentos para instagram

Ingredientes essenciais das suas fotos

Fotos gastronômicas de qualidade, que realmente representem o sabor do prato fotografado, devem incluir quatro elementos básicos: 

Montagem

Também chamada de plating, a montagem se refere à apresentação do prato que será fotografado. Por isso, não basta ter um sabor incrível, é preciso transferir essa sensação para a imagem que você vai divulgar ao seu público.

Para um plating convidativo, preste atenção às características do alimento. Se ele for muito colorido, por exemplo, escolha um fundo mais neutro, de forma que o foco seja para o alimento. Pratos brancos também ajudam a destacar a cor.

A montagem ideal é aquela onde cores, texturas e contornos do alimento ficam evidentes, quase como uma pintura. 

Iluminação

Essa, talvez, seja a chave para fotos de alimentos com ar profissional. Assim como em fotografias de pessoas, é preciso usar a luz para realçar o lado mais fotogênico do seu prato.

Iluminar pela lateral e não diretamente sobre a comida contribui para destacar texturas. Essa é uma boa dica para sanduíches e hambúrgueres, por exemplo, pois destaca o pão, a carne e o queijo.

Se você não tem iluminação profissional, não se preocupe: a luz natural é uma ótima aliada. Deixe o prato próximo a uma janela e prefira os dias nublados, para reduzir possíveis sombras. Você também pode usar uma cartolina branca como rebatedor, para difundir a luz sobre o prato. 

Composição

Aqui estamos falando do enquadramento da foto. Qual parte do alimento você quer destacar?

O ajuste do foco, que você pode fazer mesmo com um celular, faz toda diferença nessa hora. Deixar o alimento com bastante foco e o fundo mais ofuscado realça os detalhes da comida.

Outra dica para uma composição atrativa é dar movimento à foto. No momento de clicar o seu prato, experimente usar talheres para movimentá-lo, derramar um molho sobre ele ou ralar um queijo, de forma que a foto demonstre ação.

Usar ingredientes secos, como temperos e farinhas, para compor a imagem também diferencia fotos de alimentos. Use o bom senso e escolha combinações que façam sentido, como pimentas e um prato encorpado ou canela com uma xícara de cappuccino.

Dar movimento é um dos segredos de boas fotos de alimentos no instagram
Dar movimento é um dos segredos de boas fotos de alimentos

Edição

Dar os últimos retoques antes de postar uma foto pode deixá-la ainda mais atrativa. Pense na identidade visual que você definiu para o seu perfil e tente segui-lo. Não precisa ser um expert no tratamento de imagens, pois o objetivo é fazer apenas ajustes pontuais.

Atualmente, é possível encontrar bons softwares de edição de imagens, fáceis de serem usados e até em versões gratuitas. Escolha um deles e use para alterar, de forma cuidadosa e sem exageros, o equilíbrio de cor e o sombreamento da imagem. Você vai ver como a aparência ficará mais profissional e sofisticada.

Se for usar filtros, prefira cores quentes, como amarelo e laranja, que estimulam os sentidos. Cores frias, como azul e roxo, devem ser evitadas, porque vão deixar seu prato menos apetitoso, especialmente se ele tiver carnes e queijos.

Dicas extras para boas fotos de alimentos

Confira a aparência

Antes de iniciar a sessão de fotos, confira com atenção as condições dos alimentos que vão compor a imagem. Uma casca enrugada ou uma batata frita com aparência amolecida podem comprometer totalmente o resultado.

Dê preferência a alimentos frescos, mas, caso não seja possível, pincele um pouco de azeite de oliva antes de fotografá-los. Isso vai fazer com que brilhem e pareçam mais frescos.

Não cozinhe totalmente

Se você vai fotografar carnes e vegetais, lembre-se que esses ingredientes continuam cozinhando por um tempo depois de tirados do calor. Para que não percam a forma e a suculência, tire do fogo antes que estejam completamente cozidos. Depois da foto, se precisar, cozinhe por mais um tempo para finalizar o preparo.

Carnes e vegetais ficam mais atrativos se não estiverem completamente cozidos

Limpe pratos e recipientes

Esta é uma regra de ouro em fotos de alimentos. Tudo o que estiver na composição da imagem precisa estar totalmente limpo.

Antes de fotografar, verifique se há respingos no prato, se os talheres estão brilhando e se a base do alimento está 100% limpa. Qualquer imperfeição pode saltar aos olhos, especialmente se você fotografar o alimento de perto.

equipamentos para fazer fotos de alimentos para instagram
Alguns equipamentos podem ajudar a melhorar suas fotos

Equipamentos para fotos de alimentos

Como dissemos antes, não é preciso investir em equipamentos caros para fotografar seus pratos. No entanto, se você avaliou que o investimento vale a pena, é possível dar um up nas suas sessões com quatro equipamentos básicos:

 Câmera

Se você está começando, não precisa comprar uma top de linha. Procure por uma semiprofissional com bom custo-benefício. Essas câmeras, além de terem uma boa qualidade de imagem, permitem a troca de lentes e ajustes manuais de foco e iluminação, por exemplo.

Lente

A lente que acompanha a câmera costuma ser bem básica. Caso você queira uma opção um pouco mais avançada, mas com custo mais baixo, uma 50mm com abertura 1.8 é uma boa opção. Com ela, será possível aproveitar bem a iluminação natural e dar aquele efeito de profundidade que você vê em fotos profissionais.

Iluminação

Como já explicamos, você consegue fazer boas fotos de alimentos com luz natural. Mas nem sempre isso é possível, então, o flash é a solução. O ideal é que você use um flash externo e não o que já vem acoplado na câmera, pois as possibilidades de ajustes e recursos são maiores.

Tripé

Ter um tripé é uma boa solução para fazer fotos mais nítidas. Quando você está segurando a câmera, sua mão pode tremer ou esbarrar em algo, comprometendo a imagem. O tripé garante maior estabilidade e, consequentemente, uma melhor qualidade final. 

Aparência mais profissional valoriza fotos de alimentos no instagram
Fotos com aparência mais profissional valorizam o seu produto

Hora de arrasar

Depois de tantas ideias, é hora de começar a praticar. Seja com o celular ou com uma câmera mais avançada, lembre-se que o segredo para fazer fotos de alimentos com alta qualidade é a iluminação e o cuidado com a composição do ambiente.

Gostou das nossas dicas? Que outro tipo de conteúdo gostaria de ler aqui no nosso blog? Deixe nos comentários e compartilhe com aquele amigo que precisa dessas informações.