Você sabia que muitas das grandes empresas mundiais iniciaram seus negócios com participação de um investidor anjo?  Google, Facebook e Apple, são alguns exemplos. Esse tipo de investimento já é realizado no mercado mundial a vários anos, já no Brasil sua ascensão ocorreu recentemente.

Investimentos anjo têm sido cada vez mais realizados e se você deseja começar a empreender ou expandir o seu negócio, essa é uma excelente opção. Você pode seguir os passos de grandes empresas e atingir o sucesso, com o investimento financeiro e intelectual de quem entende de empreendedorismos. Parece ótimo não é mesmo?!

E para te ajudar a não perder essa oportunidade,  neste artigo vamos explicar o que é um investidor anjo e tirar algumas dúvidas sobre esse tipo de investimento.

O que é um investidor anjo?

Investidor anjo é uma pessoa que investe parte do seu capital próprio em ideias de negócio promissoras, para que elas possam ser colocadas em prática. Em troca desse investimento eles recebem parte das ações da empresa.

Os investidores anjo no Brasil são profissionais experientes com conhecimentos sólidos em negócios, finanças e/ou em um mercado específico. Além dos recursos financeiros, um investidor anjo muitas vezes também compartilha esses conhecimentos e experiência prévia, além da sua ampla rede de relacionamentos.

Essas pessoas costumam ser executivos, empreendedores, ou ex-empreendedores, que trilharam um caminho de sucesso e que possuem recursos suficientes para investir uma parte em novas ideias. Em regra, o investimento financeiro realizado por elas é de um pequeno percentual do seu patrimônio, em torno de 5% a 10%. Falando em quantias o valor dos recursos financeiros aplicados podem variar de R$ 10 mil a R$ 1 milhão.

O investimento-anjo é hoje umas das principais fontes de capital das Startups, estejam elas em fase de validação ou de crescimento.

Como funciona esse tipo de investimento?

Basicamente um investidor aplica capital em um novo negócio com um bom potencial, em troca de ações da empresa.  Essas ações garantem uma participação societária minoritária (entre 5% e 40%), porém este investidor não irá agir como sócio do negócio.

Esse investidores, geralmente investem em grupo, o que amplifica seus esforços, aumenta o conhecimento disponível e também diminui os riscos jurídicos para o investidor anjo, caso o empreendimento não venha a dar certo. Existem associações e também redes de investidores que dão assessoria para pessoas interessadas neste tipo de investimento. Tais associações criam redes de contato e apresentam startups para os seus parceiros, além de prestar assessoria na documentação do acordo entre as partes.

Como atrair um investidor anjo?

O primeiro requisito para que você consiga atrair um investidor anjo é ter um projeto ou uma ideia inovadora. Ao apresentar esse projeto é preciso que você mostre que ele tem um grande potencial de crescimento e de trazer bons resultados.

Mostre também que seu projeto é escalável. Ou seja, tem potencial de crescer sem demandar mais recursos, seja de capital ou mão de obra, na mesma proporção que seu crescimento.

Outra característica que ajuda a atrair um investidor anjo é um mercado amplo. Quando se trabalha com um negócio com poucos clientes, o seu crescimento acaba sendo limitado.

Seja um empreendedor engajado, mostre que você acredita no projeto, que está pronto para transformar sua ideia em realidade e atingir o  sucesso.

Também é importante que você crie um bom plano de negócios, pois apenas uma ideia inovadora não será suficiente, você precisa provar que ela é viável.

Em quais setores estes investidores apostam?

Com o grande e constante crescimento do setor tecnológico, este é o que mais tem recebido investimentos anjo. Porém, existem outros setores também importantes, que recebem investimento e tem grande potencial de sucesso.

As chances de se conseguir atrair um investidor anjo estão menos ligadas a sua área de atuação e mais ligadas ao nível de inovação da sua ideia e ao potencial de crescimento do seu projeto.

 

Pronto para atrair um investidor anjo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre este conteúdo.