Um bom investimento ajuda muito no crescimento de um negócio, principalmente em sua fase inicial. São muito os casos de startups que surgiram com uma solução inovadora, validaram a ideia e se tornaram empresas muito rentáveis, após receberem um investimento. Grandes empresas, como o Google, cresceram com ajuda de investidores anjos.

Tem se tornado cada vez mais comum a busca por esse tipo de investidor e cada vez mais startups têm surgido e crescido através de investimentos anjo. Quer entrar nessa onda e saber como conquistar um investidor anjo para sua startup? Reunimos neste artigo dicas que vão ajudar você a atrair o melhor investidor para o seu negócio.

Conheça bem seu mercado

Primeiro você precisa conhecer bem o seu público-alvo, suas expectativas e necessidades, principalmente em relação ao problema que seu negócio busca resolver. Converse com potenciais clientes, teste e valide suas ideias, para saber se elas vão realmente atender a esse público da melhor maneira.

Você também precisa conhecer seus concorrentes, assim conseguirá definir e comparar suas vantagens competitivas. Analise bem o que eles oferecem, onde acertam, onde cometem erros e como os consumidores reagem a suas estratégias.

Ter um bom conhecimento do mercado em que atua ou irá atuar, é um diferencial que os investidores anjo buscam na hora de escolher uma startup para investir.

Contrate um conselheiro

Também conhecido como advisor ou mentor, o conselheiro é um profissional experiente que vai te auxiliar com todas as fases do desenvolvimento do seu negócio, ajudando em sua estruturação e na captação de investimentos. 

Podem atuar como conselheiros para startups profissionais qualificados com muita experiência profissional. Muitas vezes investidores podem ser também conselheiros, antes da fase de investimento. Ou seja, apoiam o projeto em sua fase inicial e posteriormente, realizam um investimento para seu crescimento. Nestes casos o ideal é que este arranjo seja previamente acordado.

Se você deseja encontrar alguém para atuar como conselheiro, procure em sua rede de contatos profissionais aqueles que possuem o conhecimento que você precisa para iniciar o seu projeto. Procure por empresários, executivos, empreendedores, profissionais liberais bem sucedidos, que tenham interesse e acreditem em seu projeto. Outra dica é solicitar indicações.

Não apresente apenas a ideia, crie um protótipo

Se você está iniciando seu projeto, ou já tem um negócio estruturado e ainda não o monetizou, essa dica é para você. 

Não apresente apenas uma ideia no papel. Investidores querem resultados, querem ver que seu negócio tem potencial para entrar no mercado, conquistar um grande público, gerar receita e se tornar escalável. 

Por isso, o recomendado é que você apresente um protótipo ou um MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável), que torna possível o teste da utilização do produto e seus recursos, além das demandas dos usuários, deixando sua proposta mais clara e demonstrando a capacidade de execução. 

Dessa forma você fará com que o investidor perceba que existe mais do que uma ideologia e que com investimento correto, o projeto pode gerar bons frutos.

MVP

fonte da imagem: Exact sales

Procure o investidor anjo certo para o seu negócio

Geralmente pessoas que atuam como investidores anjo tem conhecimento em diferentes ramos e gestão empresarial. Ainda sim, é muito pouco provável que você encontre alguém com conhecimento em todas as áreas e que esteja disposto a investir em todas elas. Por isso, você deve procurar por investidores que possuem conhecimento e interesse na sua área de atuação, além de capacidade de analisar corretamente um negócio promissor. Por exemplo, se sua startup é voltada para o mercado de moda, não tente conquistar um investidor que atua na área de tecnologia.

Procure sempre alguém que tenha ligação com seu mercado de atuação, pois além desses ficarem mais propensos ao investimento, terão um conhecimento mais abrangente do seu mercado específico.

Crie um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que vai descrever os objetivos e metas da sua empresa e o que deve ser feito para alcançá-los. Através dele, é possível definir se uma ideia tem real potencial mercadológico.

Geralmente este documento possui uma análise de mercado, planos operacionais e financeiros, plano de marketing, simulação de cenários e análise estratégica.

A apresentação de um plano de negócio ajuda a ampliar a perspectiva sobre o mesmo e contribui para o interesse do investidor.

Infográfico plano de negócios

Apresente um pitch eficiente

Para investir um investidor precisa sentir segurança no negócio e para sentir essa segurança é necessário conhecer um pouco mais afundo o projeto.

Um pitch bem elaborado pode transmitir essa segurança. Além de apresentar o negócio, ele vai dá uma previsão de retorno sobre o investimento e de crescimento da empresa.  Acrescente os itens mais relevantes do projeto, como: a solução que ele oferece, um perfil do mercado e do público para qual foi pensando, como irá comercializar e divulgar, qual o valor do investimento necessário e para que será utilizado. 

Para tornar sua apresentação mais eficiente, apresente as ideias com clareza, mas não se estenda muito. Não exagere em previsões financeiras, seja realista. E faça projeções de receita para os próximos 2 anos.

Agora que você já está por dentro das nossas dicas para atrair um investidor anjo, é só colocá-las em prática. 

Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre este conteúdo!