Comunicação… essa é a era em que vivemos. As informações saíram do papel, das telinhas e das ondas das rádios para o mundo digital.

As empresas criaram voz nas redes sociais e conseguiram expandir seus negócios para qualquer parte do mundo com apenas um clique.

É fato que as marcas conseguiram reunir pessoas que defendem as suas causas e, consequentemente, as vendas crescem quando uma legião de fãs e influenciadores a divulgam.

Por isso, seu escritório de contabilidade deve ter uma presença ativa na Internet. Porém, como você presta um serviço, a informação será uma das melhores formas de se divulgar. O marketing digital para contabilidade é importante, sim!

Veja os primeiros passos para implantar isso em seu negócio.

5 passos para fazer o marketing digital para contabilidade

Primeiro, vamos entender o que é Marketing Digital:

O marketing digital é um conjunto de ações na internet que uma empresa faz para atingir os clientes. Ou seja, você contabilista pode criar uma comunicação e conversar na linguagem correta para apresentar seu produto.

Para gerar alcance e interações os conteúdos não podem ser feitos de qualquer forma. É importante se atentar a vários fatores para dar certo.

Clarear a ideia do seu cliente fará muita diferença. Ele verá sua autoridade no assunto e terá confiança em contratar o serviço.

1. Defina sua persona

O público automaticamente você já deve ter definido. Isso quer dizer se vai atender somente na região que está localizado geograficamente ou no âmbito estadual, pelo país ou mundo.

Também conta se atenderá pessoas físicas ou jurídicas, todos os tamanhos de empresas. Depois de saber disso, aí sim você define a persona.

A persona é uma forma fictícia de imaginar o cliente ideal. É realmente colocar na ponta do lápis como ele ou ela são, o que fazem no tempo livre, são casados, ganham quanto e entre outros detalhes.

Criando esse personagem você vai conseguir direcionar melhor os conteúdos que produzirá. Pense que precisa estar ao máximo na pele daquelas pessoas que são possíveis clientes.

2. Desenvolva um site

Aí está um passo bem importante. Sabemos que as redes sociais podem ter um prazo de validade, né? Foi o que aconteceu com os saudosos Orkut e MSN. Não temos ideia de quando, mas qualquer uma pode sumir a qualquer hora.

É por esse motivo que esse é um dos melhores conselhos para quem quer investir em marketing digital: desenvolva um site.

Nesse site você pode construir uma vitrine que jamais será tirada. Além de ter todas as informações correspondentes ao seu escritório, pode muito bem ter um espaço de blog para postar conteúdos.

Tanto conteúdos factuais quanto duradouros farão parte dessa sua vitrine. Primeiro você precisa criar um domínio com o nome do escritório. Ele pode ser adquirido em vários sites disponíveis na internet, basta ver a forma que melhor encaixa para ti.

Depois disso, escolha a plataforma que vai criar o layout e hospedar o site. Pode fazer isso contratando uma empresa especializada ou montando sozinho em sites como Wordpress e Wix.

3. Escolha o canal para distribuir conteúdo

Agora sim! Com um site montadinho você pode escolher os canais que irá distribuir os conteúdos. As redes sociais devem ser levadas somente como um meio de entregar a mensagem e não ser refém dela.

Nesse passo você começa a ver onde seu público se encontra. É no Facebook? Instagram? WhatsApp? TikTok?

Após isso, é importante pesquisar como pode aproveitar cada rede social, conhecê-la de fato e compreender de que forma o conteúdo se porta.

Para distribuir o conteúdo da melhor forma, não basta apenas colocar o link “cru”, talvez necessite fazer uma chamada em vídeo ou uma arte.

4. Crie um calendário de conteúdos

Esse calendário de conteúdos salva vidas. Isso mesmo! Quanto mais organizado for, melhor conseguirá trabalhar no escritório também.

Querendo ou não, produzir conteúdo demanda tempo e se adiantar algumas coisas poderá ter mais tranquilidade. Aqui, define quantas vezes postar por semana/dia, quais os formatos, temas e datas exatas.

O site e aplicativo Trello é uma ótima ferramenta para isso. Lá você consegue trabalhar por listas (Ex: a fazer, em desenvolvimento e concluído) e também com um próprio calendário com notas adesivas.

5. Acompanhe o desempenho dos conteúdos

Saber qual é o resultado que seus conteúdos estão tendo é crucial.

Você conseguirá compreender se o público está entendendo o que quer falar, se o formato de entrega do material está correto e o que realmente os seus clientes do escritório querem e precisam saber.

Tá, mas de que forma eu posso fazer isso?

Em relação ao seu site, você pode fazer um login dele pela ferramenta do Google Analytics. Ali você terá relatórios que medirão pontos como número de visualizações, tempo de acesso no site e se estão acessando mais pelo celular/computador/tablet.

Sobre as redes sociais, algumas fornecem dados e estatísticas para nortear seu caminho como produtor de conteúdo. O Instagram, por exemplo, mostrará se são homens ou mulheres que buscam mais seu perfil, qual a idade e assim por diante.

Porém, nada que um acompanhamento manual, né? Também é possível medir isso visualizando de publicação a publicação. Crie uma planilha e anote quanto cada post gerou de curtidas, comentários, compartilhamentos e afins. Será muito bom ver as mudanças e crescimentos de pertinho.

Acompanhar os conteúdos também significa falar com quem está ali. Separe um tempo do seu dia para interagir com o público. Quem fala, quer receber uma resposta. As pessoas se sentem importantes quando são ouvidas. Lembre-se sempre disso!

Pronto para produzir?

Você já deve saber a marca forte que é, né? Tendo isso em mente, dê um start na produção de conteúdos.

O marketing digital pode trazer inúmeros benefícios para seu escritório de contabilidade. Esse é um assunto que somente você domina bem.

Mais uma dica para ficar melhor ainda: para explicar ao público, fale da forma mais simples possível.