Não importa o cenário econômico: brasileiros adoram uma boa promoção. Além disso, tempos de dificuldade aguçam a criatividade do bom empreendedor, né? A Black Friday em 2021 promete turbinar as vendas, favorecendo os dois lados - quem está atrás do balcão (o dono do negócio) e quem está procurando produtos com preços baixos (consumidores).

Os números estão aí para confirmar. Pra você ter uma ideia, em 2020 o faturamento registrado por lojas online foi 30% maior do que no ano anterior na semana da Black.

Outro dado interessante é que, em 2020, cerca de 6,8 milhões de pessoas fizeram alguma compra no período entre a Black Friday (última sexta-feira do mês de novembro) e a Cyber Monday (segunda-feira seguinte), segundo pesquisa da Neotrust/Compre&Confie. 

Para este ano, a expectativa é de crescimento. De acordo com uma pesquisa da Conversion, 87,75% dos entrevistados pretendem comprar nesta Black Friday. 

Um recado aos empreendedores: recorrer à improvisação não costuma dar bons resultados. Fortaleça sua marca e turbine suas vendas na Black Friday, seja em um negócio físico ou online (ou ambos!). A gente te ensina como fazer isso, continue lendo.

5 passos para ter uma marca forte na Black Friday

Durante a Black Week (período de uma semana que culmina na sexta-feira de vendas, a Black Friday), os consumidores são impactados por milhares de anúncios, em TV, jornais, revistas, rádio e internet. 

Empresas pequenas, médias e grandes apostam na data para promover descontos, seja no mundo online ou offline (lojas físicas). Se a sua marca não estiver forte, você corre o risco de ficar ofuscado no meio da “multidão”. Confira 5 passos para consolidar sua marca nesta época do ano.

1. Capriche na identidade visual

Dos instrumentos indispensáveis para destacar a sua marca, um dos mais importantes é a identidade visual. Ao ser impactado por um bom logotipo, com cores adequadas e uma presença significativa da marca, o consumidor tem uma visão positiva do negócio. 

Para entender a importância da identidade visual, imagine se alguém resolver abrir um negócio exatamente igual ao seu, visando atingir o mesmo público-alvo, localizado no mesmo bairro, oferecendo produtos de mesma qualidade e com preço semelhante - porém mais bonito visualmente que o seu. Com um logotipo forte, um nome impactante e uma boa padronização visual. Qual das duas marcas você acha que vai atrair mais o público: a sua ou a do concorrente? Fica a reflexão.

Portanto, capriche na criação ou reformulação da identidade visual de sua marca, mantenha-se atualizado sobre as tendências de mercado em seu segmento e sobre outros fatores influenciadores na decisão de compra do público. Vale a pena.

2. Produza conteúdo de qualidade

Hoje em dia, ninguém duvida que as marcas precisam estar presentes nas redes sociais, não é mesmo? É um consenso: cedo ou tarde, investir na produção de conteúdo no Instagram, Tik Tok, Youtube e outras redes é uma estratégia necessária, independentemente do tamanho do negócio.

O conteúdo em vídeo vai responder por mais de 80% do tráfego da internet em 2022. Essa dica é válida para você que deseja prosperar nas vendas durante a Black Friday ainda este ano. O formato permite compartilhamento de informações de maneira rápida e é de fácil consumo. Dica de ouro: aposte nas legendas para que o vídeo seja visto até mesmo por aqueles que não podem ouvi-lo!

3. Faça anúncios nas redes sociais

Perguntando a qualquer profissional de marketing, ele lhe dirá que os anúncios em redes sociais, atualmente, são as ferramentas mais usadas para seduzir clientes pela internet. Os “ads”, como são chamados, podem ser criados para o Facebook, para o Instagram, para o Youtube e outros canais de aquisição. 

Têm como objetivo atrair e converter clientes para compras de produtos ou serviços, satisfazendo suas necessidades. Na prática, é uma oportunidade para gerar mais vendas. Além de estabelecer relações com seu cliente, as redes sociais possibilitam a visibilidade da marca, e os anúncios potencializam o crescimento da empresa.

4. Envie suas promoções por e-mail

Uma ação de envio de emails deve se apoiar em uma coisa muito importante: a velha e boa lista de contatos. Sim! Você precisa, antes de mais nada, construir uma base de contatos de emails. 

Mas é fundamental que essa base de contatos tenha permitido receber mensagens, e que já conheça a sua marca ou, de uma maneira ou outra, já tenha se interessado por seu produto ou serviço. Pois quando receberem seu e-mail, os leitores já saberão quem está falando, e a possibilidade de abrirem a mensagem é maior. 

Dicas para um e-mail atraente:

  1. divida o conteúdo em tópicos para facilitar a leitura
  2. no campo “assunto” crie um título chamativo
  3. ofereça um cupom de desconto exclusivo
  4. evite e-mails longos - vá direto ao ponto!
  5. no corpo do e-mail coloque um link que direciona o cliente para sua loja

Importante: ofereça ao cliente - no próprio e-mail que lhe remeter - a possibilidade de retirar seu nome da lista de envio a qualquer momento. Se ele notificar o desejo de não receber mais as mensagens, deve ser respeitado. 

Escolha uma ferramenta apropriada para o envio de e-mails em massa. Há no mercado várias opções, que enviam a mensagem ao público definido, além de fazer o acompanhamento do número de pessoas que abriram, leram ou deletaram o e-mail.

Veja mais dicas de divulgação em nosso Guia da Black Friday para o seu negócio.

5. Registre sua marca e garanta credibilidade ao cliente

O Registro de Marca é um título concedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão do governo federal responsável por marcas e patentes. Para fortalecer a sua marca no mercado, é fundamental ter o registro, pois ele garante a propriedade sobre esta marca e o direito de utilizá-la com exclusividade em todo o Brasil, no seu ramo de atuação. 

Ter um nome único em seu segmento é muito importante. Especialmente em épocas do ano onde a concorrência pela atenção do público fica acirrada, ter uma marca exclusiva ajuda o público a não confundir sua empresa com outra do mercado. Além disso, o registro de marca impede que qualquer pessoa copie o nome ou o logotipo de seu negócio.

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