Conseguir bons resultados para o seu negócio sendo um profissional liberal nem sempre é fácil, não é mesmo?! Algumas estratégias, quando planejadas e colocadas em prática de maneira correta, podem atrair mais clientes e tornar seus serviços mais conhecidos. Uma dessas estratégias é o marketing.

Você é um profissional liberal e não sabe se estratégias de marketing podem ou não fazer diferença para você? Veio ao lugar certo! Neste artigo vamos explicar porquê profissionais liberais precisam investir no Marketing, além de dicas matadoras sobre como usar esse recurso a seu favor.

Por que investir em marketing é importante?

Mesmo que você esteja iniciando no mercado como profissional liberal, ou já atue há algum tempo e deseja melhorar seus rendimentos, estratégias de marketing podem fazer grande diferença em seus resultados. Isso porque, quando bem aplicadas, trazem benefícios que influenciam diretamente a atração e fidelização dos clientes.

A seguir falamos um pouco mais sobre esses benefícios.

1. Aumenta a visibilidade da marca

Um dos principais benefícios do marketing para qualquer negócio é o aumento da visibilidade ou consciência de sua marca.

Ao divulgar uma marca, produto ou serviço você aumenta o alcance da sua comunicação e chega a diferentes pessoas que, de outra forma, não conheceriam seu negócio. Essa boa visibilidade é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, seja seu raio de atuação restrita à cidade onde reside ou mesmo região.

Mesmo que você seja o único funcionário da empresa, uma marca pode e deve ser criada e não necessariamente com o nome pessoal. Muitos profissionais liberais vem adotando nomes de marcas que evidenciam do que se trata seus produtos. O importante é mostrar profissionalismo com a sua marca.

2. Ajuda a construir autoridade

Estratégias de marketing eficientes ajudam você a criar uma autoridade e posicionar a marca como tal.

Tornar o negócio cada vez mais conhecido através das estratégias e aliar essa visibilidade a oferta de um serviço de qualidade, faz com que as pessoas se lembrem de você ao pensar no seu segmento de atuação. Sua marca fica na mente das pessoas.

Ser referência e ter autoridade no seu ramo de negócio, transmite mais segurança e confiança ao seu público alvo, tornando mais fácil a atração de novos clientes e a fidelização dos clientes que você já possui.

3. Facilita a criação de um relacionamento com seu público

O marketing vai deixar você mais próximo do público que deseja atingir, facilitando a criação de um relacionamento.

Manter um relacionamento próximo e direto com o público tem se tornado um diferencial para os consumidores. Por isso, estratégias de marketing que envolvem canais de comunicação que permitem essa aproximação e a abertura para diálogo (ex. redes sociais) são tão importantes, inclusive para profissionais liberais.

Marketing tradicional vs. Marketing Digital

“Sou um profissional liberal, qual a melhor opção para mim?”

Não apenas para profissionais liberais, mas para qualquer tipo de empresa ou negócio, o marketing digital tem se mostrado uma opção mais eficiente a curto e longo prazo.

O marketing digital possui algumas vantagens em relação ao marketing tradicional que podem ser muito significativas, como:

- Tem uma ótima relação custo x benefício;
- Possibilita a segmentação do público alvo;
- Permite a mensuração de todos os resultados;
- É eficiente na construção de autoridade.

Porém, caso julgue interessante para o seu negócio, você também pode investir em estratégias do marketing tradicional, combinando as abordagens. Mas não abra mão do marketing digital, pois estar presente na web é essencial.

Estratégias de marketing digital para profissionais liberais

Se você não sabe por onde começar, calma que vamos te dar 3 dicas de estratégias que você pode se aprofundar para aplicar e começar a melhorar seus resultados.

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser explicado como a criação, publicação e divulgação de conteúdo rico e relevante, de modo a criar uma percepção positiva acerca da sua marca, além de engajar e atrair clientes.

Para colocar essa estratégia em prática você vai precisar criar um blog para sua empresa. Através desse blog comece a criar e publicar conteúdos que geram valor para seu público e se relacionam ao seu negócio.

Exemplos de profissões e temas para se escrever:

Dentista: dicas de escovação, tratamentos de clareamento, como identificar que o filho precisa usar aparelho dental e etc.

Eletricista: as luzes mais adequadas para cada ambiente, o número e posição ideal das tomadas em cada cômodo e etc.

Mas não fique apenas nos blogposts, seja criativo. Existem diversos materiais ricos que você pode explorar, como vídeos, infográficos, e-books e etc.

2. Redes sociais

As redes sociais são ferramentas que auxiliam nas vendas e muito versáteis para estratégias de marketing. O Facebook e Instagram, por exemplo, podem ser utilizados para divulgação dos conteúdos que você produzir, como plataforma de anúncios e bem como canal de relacionamento com o seu público.

#DicaConsolide: existem várias redes sociais na web, porém nem todas elas vão fazer sentido para o seu negócio ou serviço. E criando muitos perfis, será difícil gerenciá-las e utilizá-las de modo efetivo.

O ideal é que você entenda onde seu público alvo está e se faz sentido ou não ter um perfil em determinada rede. A melhor forma de saber essa informação é perguntando!

Uma vez que determinar em quais redes sociais criará perfis para o seu negócio, você precisa manter uma frequência de postagens, publicar conteúdo de qualidade e claro, interagir com o seu público.

3. Google Ads

O Google Ads é nada mais nada menos que a plataforma de anúncios do Google. Sabe quando você realiza uma pesquisa e os primeiros resultados que aparecem ficam com a palavrinha anúncio do lado?

Através dessa ferramenta você cria anúncios com base nas palavras chaves que você acredita serem de interesse do seu público alvo. Você as elenca e determina o valor que deseja investir em cada uma.

Usar os anúncios do Google e aparecer em primeiro lugar na busca de palavras chaves estratégicas, além de aumentar sua visibilidade e seu alcance, gera resultados em curto prazo.
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