Em um mercado onde a competitividade é tão alta como o setor de moda, o verdadeiro diferencial de uma marca de roupas é o seu posicionamento. E nada melhor do que um nome marcante e uma identidade visual poderosa para atrair o público. Se você está em dúvida sobre qual nome escolher para o seu negócio, inspire-se nas maiores marcas de roupas do mundo. Continue lendo.

Como escolher o nome de uma marca de roupa

Já fizemos um conteúdo completo sobre como escolher o nome para sua marca de roupas com dicas que as marcas famosas utilizaram para ter bons nomes no mercado. 

Estas são algumas atitudes que podem driblar as armadilhas de um nome fraco:

  • escolher um nome de marca de roupas que seja adequado ao seu nicho de mercado ou público-alvo.
  • optar por siglas ou nomes curtos de fácil pronúncia.
  • cuidar com modismos ou gírias e expressões passageiras.
  • escolher um nome que seja de fácil reconhecimento e lembrança.
  • criar nome com conotação positiva.
  • buscar um nome único e original, que nunca tenha sido utilizado anteriormente. 
  • fazer uma pesquisa de marcas registradas.

Este último item é importantíssimo, entenda mais a seguir.

Verifique se o nome está disponível para ser registrado

Diz a sabedoria popular: é melhor prevenir do que remediar. Quando se decide criar uma marca de roupa, é muito importante que o nome seja escolhido da forma correta. O que isso significa? Que é melhor que o nome da marca não precise de ajustes ao longo do tempo, certo? Melhor prevenir do que remediar!

Você sabia que a primeira loja da Zara, fundada em 1975, na Espanha, se chamaria “Zorba”? Pois então. Os proprietários haviam escolhido este nome, sem saber que já existia uma marca semelhante registrada no país. E então tiveram que alterar o nome escolhido para “Zara”.

Antes de bater o martelo e dar um nome definitivo para sua marca, você precisa verificar se já não existe no mercado uma marca igual ou semelhante à sua. E para isso não basta apenas procurar no Google ou nas redes sociais. É preciso fazer uma pesquisa de marcas registradas no INPI.

O Registro de Marca é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) - órgão responsável por conceder os registros no Brasil. Apenas registrando a sua marca é que você tem  o direito de utilização dela com exclusividade em todo o território nacional. 

Por isso é tão importante verificar se a marca que você pretende criar já existe e já foi registrada, pois se você “copiar” uma marca que já atua no segmento igual ao seu, corre sérios riscos, inclusive de ter que pagar uma indenização. Antes mesmo de criar a empresa, deve ser realizada a pesquisa de nomes no site do INPI.

Mas agora vamos ao que interessa neste artigo: nomes de marcas de roupas famosas para te inspirar na criação de seu negócio. Veja a seguir a nossa lista.

26 marcas de roupas famosas

A concorrência acirrada no mundo da moda até pode atrapalhar algumas marcas, mas tem uma lista de nomes que parece estar sempre na mente do público consumidor. Veja algumas marcas de roupas brasileiras e internacionais que podem inspirar você na criação de sua grife.

Marcas de roupas brasileiras

Confira algumas marcas lançadas no Brasil com nomes marcantes.

Dudalina - fundada em 1957 em Santa Catarina. O nome da empresa é a junção do nome da fundadora Adelina Clara Hess de Souza e seu marido mais conhecido como "Duda".

Bo.Bô - o nome da marca tem origem nas palavras Bourgeois, que significa a peculiaridade de profissionais muito bem sucedidos, e Bohême, que é sinônimo da visão moderna e da liberdade de espírito.

Maria Filó - marca criada em Ipanema no ano de 1997, cujo carro-chefe da grife são as roupas em tricô.

Cavalera - a marca de roupa brasileira nasceu em 1995 de uma parceria entre o então baterista da banda Sepultura, Igor Cavalera e o sócio Alberto Hiar.

Cris Barros - o nome da marca vem de sua criadora, uma designer paulistana que fundou a grife em 2002.

NK Store - foi fundada em 1997 por Natalie Klein, inicialmente como uma loja multimarcas, mas que depois lançou sua marca grife.  

Triton - nasceu em 1975 e até hoje é uma referência no mundo da moda. 

Ellus - criada em São Paulo no ano de 1972.

Colcci - fundada em Brusque, cidade de Santa Catarina, a marca passou por uma grande reformulação no ano de 1997 e se tornou uma das grifes mais desejadas do país.

John John - marca que nasceu em 2006 e aposta em um novo estilo de lavagem, modelagem e costura.

Animale - nasceu em 1991, pelas mãos de Cláudia e Roberto Jatahy, no bairro do Leblon no Rio de Janeiro. Hoje é uma das maiores empresas de moda do Brasil. 

Forum - foi fundada em 1981 por um estilista brasileiro  e se tornou muito conhecida especialmente nas décadas de 90 e 2000.

Lança Perfume - marca de roupas da moda feminina criada em 2006.

Agora veja a lista de marcas “gringas” que preparamos pra você.

Marcas de roupas internacionais

As marcas dessa lista tem estilos e identidades diferentes, mas servem para inspirar a sua criação. Veja alguns nomes de marcas de roupas famosas no mundo inteiro:

Louis Vuitton - em todos os países, o nome Louis Vuitton é sinônimo de requinte e luxo. Em 1871, Vuitton lançou uma linha de produtos de sucesso estrondoso com a elite parisiense, que depois se espalhou para o mundo.

Uniqlo - criada pelo estilista Tadashi Yanai em 1984, com o objetivo claro de ser uma marca usada por todas as classes sociais.

Carter's - marca líder de roupas infantis nos Estados Unidos, vendendo 10 produtos para cada criança nascida no país. 

Gap - fundada em 1969 por Donald e Doris Fisher. O nome foi criado porque os fundadores perceberam um “gap”, ou seja, uma lacuna entre as diferentes gerações. 

Lacoste - idealizada pelo tenista René Lacoste juntamente com André Gillier em 1933. O tenista tinha o apelido de "Le Crocodile", e o animal acabou virando o símbolo da marca.

Tommy Hilfiger - uma das marcas mais famosas do mundo, posicionada como estilo cool clássico.

Fossil - marca americana que agregou estilo para a categoria de relógios. Em  1990, lançou também carteiras, cintos e bolsas, diversificando sua linha de produtos. 

Calvin Klein - criada pelo estilista de mesmo nome em 1968. Com o passar dos anos virou sinônimo de tons neutros e simplicidade descontraída.

Guess - fundada em 1981 pelos irmãos Marciano, franceses que foram para a América em busca de crescimento.

 Michael Kors - o estilista criou a marca de bolsas que logo se tornou uma das prediletas de muitas celebridades pelo mundo afora.

Hollister - foi criada pela marca Abercrombie & Fitch no ano 2000. Símbolo de juventude e beach lifestyle

Banana Republic - uma das mais fortes e bem-sucedidas marcas de roupas dos Estados Unidos, desde 1978.

Diesel - nascida em Milão em 1978. O nome da marca foi criado pensando em todos os lugares e idiomas do mundo, pois ela tem a mesma definição e a mesma pronúncia em qualquer língua.

Gostou de nossas dicas? Envie este conteúdo para seus amigos empreendedores.