O sistema de franquias tem se mostrado uma boa opção para quem deseja abrir seu próprio negócio, oferecendo um risco menor e um prazo de retorno mais curto. É por esses e outros motivos que muitos brasileiros têm optado por esse tipo de investimento. Reunimos neste artigo as principais vantagens que levam o sistema de franquias crescer cada vez mais no Brasil.

Oportunidade de trabalhar com uma marca já estabelecida no mercado

Trabalhar com uma marca já conhecida e estabelecida no mercado, acelera o faturamento, que por sua vez, traz um retorno sobre investimento mais rápido. Uma marca reconhecida pelos consumidores transmite mais segurança e gera associação direta com os produtos ou serviços oferecidos, facilitando que seu negócio se torne uma referência no local onde irá atuar.

E por falar em marca já estabelecida, uma dica na hora de escolher uma empresa franqueadora é verificar se a marca da franquia é registrada. A legislação permite que um negócio seja franqueado apenas com o pedido de registro em andamento. Dessa forma, existe o risco do registro de marca ser indeferido e a franqueadora se ver obrigada a trocar de marca neste caso. Por isso, o ideal é que você procure sempre por franquias que já tenham a marca com o certificado de registro concluído e não apenas em andamento.

Franquias oferecem um risco menor

Investindo em uma franquia, onde a marca já é consolidada, você irá correr menos riscos. Quando iniciamos um negócio do zero, é necessária toda uma fase de conhecimento e adequação ao mercado, de tentativa e erro, até que se descubra o que realmente funciona. Muitos projetos que começam do zero não passam dessa fase e acabam fechando as portas logo no começo.

Com uma franquia, você estará investindo em um negócio que já tem um sistema que gera resultados e ainda contará com suporte do franqueador para que seu empreendimento prospere.

É um investimento em um negócio já testado

Quando você opta por investir em uma franquia você já sabe que há um mercado e que existem consumidores para seu produto ou serviço. Isso gera uma segurança maior, uma certeza de que seu negócio vai funcionar, se bem gerenciado, o que te dá liberdade para se dedicar a esse gerenciamento com menos preocupação.

Maior facilidade em conseguir financiamento

Para esse modelo de negócios, existem várias linhas de crédito desenhadas. E para quem não possui o capital total para iniciar um projeto, essa com certeza é uma vantagem atrativa.

Nas linhas de crédito para franquias, as taxas de juros são menores do que as aplicadas em outras modalidades. Isso ocorre, porque os bancos definem esse tipo de investimento como menos arriscado, já que o negócio já é consolidado. Com isso avaliam o risco como baixo, o que reduz a taxa de juros.

Franqueados têm acesso a treinamentos e assistência

Ao abrir uma franquia, você terá acesso ao conhecimento que o franqueador já possui sobre o mercado e o próprio empreendimento. Você terá suporte na fase de instalação, além de treinamento para você e sua equipe sobre as operações do negócio. Também se espera que, ao longo do tempo, o franqueador preste consultorias para que o negócio continue prosperando.

Essa é uma vantagem muito atraente, principalmente para quem não tem experiência. Pois, contar com esse suporte ajuda a diminuir as falhas de gestão e a possibilidade de fracasso da franquia.

Possuem um plano de marketing definido

Grandes empresas franqueadoras realizam ações de marketing que levam a fixação da marca junto ao público e ao seu fortalecimento. Dessa forma, todas as unidades se beneficiam dos resultados dessas ações.

Geralmente as franquias já possuem um plano de marketing definido e aprovado. Grande parte delas oferecem um guia de planejamento de marketing estratégico, que vai ajudar no desenvolvimento de uma estratégia local.

Trabalham com um plano de negócios já estruturado

Outra vantagem das franquias, é que elas já possuem um plano de negócios estruturado e pré-definido. Ao começar um negócio do zero, é necessário desenvolver este plano e definir os fatores que irão interferir no projeto. Mas nem sempre o empreendedor possui os conhecimentos necessários para isso. Abrindo uma franquia, o novo empreendedor poderá contar com a experiência do franqueador e terá apenas que validar o plano de negócios.

Trata-se de um mercado colaborativo

O sistema de franquias é um mercado bastante colaborativo. O crescimento da marca, leva ao crescimento dos franqueados e o sucesso dos franqueados ajuda no crescimento e fortalecimento da marca. Assim, todos os envolvidos, em constante colaboração, saem ganhando.

Confira também nosso artigo sobre o Registro de Franquia e a sua importância para mantê-la protegida

Interessado em entrar para o sistema de franquias? Nossas informações foram úteis para você? Compartilhe sua opinião com a gente!

Acesse nosso Blog e veja mais dicas e informações como esta!