Franquias Cuidados essenciais na Hora de Fechar um Contrato

Muitos que estão começando a empreender acabam optando pelas franquias. O motivo é que elas são consideradas um tipo de negócio menos arriscado, pois geralmente já possuem marcas e processos devidamente estabelecidos. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar um contrato.

Veja a seguir os principais itens que um empreendedor deve analisar ao decidir adentrar no mundo das franquias.

Fique atento ao assinar um contrato de franquias

O contrato tem o poder de oferecer um norte ao seu negócio, no entanto, caso não se atente bem à todos os itens, você pode cair em armadilhas ou cláusulas que diminuam a responsabilidade da franquia escolhida. Por isso, confira os cuidados que precisa ter ao assinar um contrato deste tipo.

1. Atente-se à Circular de Oferta — COF

A COF é um documento desenvolvido pelo franqueador. Nela, estão todas as condições gerais do negócio, principalmente as informações exigidas pela Lei das Franquias 8955/94. É ali, também, que estão os direitos e deveres da rede e dos franqueados, bem como o histórico, balanços financeiros, valores de investimentos e royalties. É importante ler todo o documento com calma, para que não haja dúvidas.

2. Entenda seus direitos e deveres

Fique atento aos deveres e obrigações das partes contidas no contrato. Itens como regras, treinamentos, padrões, taxas, negociações, saída do negócio, entre outros, devem estar bem especificados. Ao assinar um contrato de franquias, tudo o que for acordado deve estar expressamente escrito.

3. Verifique o território de atuação

Para evitar o transtorno de ter uma unidade franqueada exatamente igual à sua no mesmo bairro, verifique se o contrato estabelece exclusividade de território, além do raio de abrangência para a atuação da franquia escolhida.

4. Confira a política de vendas

Algumas franquias estabelecem um preço fixo, portanto, no momento de assinar o contrato é necessário avaliar se não sofrerá com a concorrência mais barata ou com a localização próxima a um público-alvo que não seja o desejado.

5. Consulte se a franquia possui marca registrada

É muito importante verificar se a rede de franquias possui devidamente o registro de sua marca. Isso porque, caso a franquia escolhida não tenha realizado a regulamentação junto ao órgão responsável, INPI, esta corre o risco de perdê-la, pois não está protegida quanto ao uso de exclusividade. Consequentemente, todos seus franqueadores perderão qualquer direito sobre a mesma.

Estes são os passos essenciais para quem deseja aderir à rede de franquias. Consulte a Consolide Sua Marca e saiba ainda mais sobre o registro de marcas e patentes, essencial para o empreendedor.