Se você chegou nesse texto, é um ótimo sinal. Isso significa que sua marca é tão, mas tão importante que precisa estar protegida.

É para isso mesmo que o registro de marca foi criado: ninguém sem sua permissão pode usar ou copiar algo que você criou.

A dúvida sempre é grande para saber como proteger a marca. Porém, posso afirmar que o cartório está longe de ser o local ideal.

O único órgão do governo oficial e responsável por isso, é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Nesse artigo te ajudo a entender.

Onde é o lugar certo para registrar a marca

Como eu disse acima, o responsável pela proteção da marca é o INPI. Todo o processo de registro é feito dentro do site do órgão.

O certificado terá validade de dez anos, prorrogável por sucessivos períodos. Qualquer pessoa física ou jurídica pode socializar o registro.

Muitos se perguntam qual é a hora certa para registrar a marca. Vai parecer brusco, mas… Na hora que você está criando ela.

A partir do momento que decidir criar a marca é importante ver se já não existe outra semelhante ou igual.

Para saber isso, basta fazer a consulta de viabilidade da marca no site do INPI. Isso vai auxiliar em saber se o órgão pode ou não aprovar o registro.

Fique atento aos requisitos que podem ou não conter na sua marca.

Saiba que é possível registrar o nome da sua marca e o logotipo ao mesmo tempo, isso se enquadra na categoria mista. Há também a possibilidade de enquadrar uma embalagem também, na opção tridimensional.

Várias coisas serão pedidas durante o processo, mas confira bem a classe exata da sua marca. São 45 opções na catalogação de produtos e serviços que englobam diferentes frentes comerciais de atuação. Se escolhida errada, pode resultar em um indeferimento da marca.

Uma possibilidade bem relevante para quem não tem conhecimento jurídico e devido tantos detalhes, é contar com uma assessoria jurídica para fazer todo o processo de registro.

É preciso pesar na balança os prós e contras de registrar a marca sozinho. Há vários casos de pessoas que perderam prazos ou escolheram as opções erradas e acabaram tendo o pedido negado.

A Consolide Registro de Marcas, por exemplo, é uma empresa confiável e desburocratiza todo o processo feito no INPI.

Nessa assessoria você encontra atendimento personalizado com um consultor e só vai precisar enviar a documentação. O restante fica por conta da Consolide.

Além disso, a empresa disponibiliza um aplicativo para o acompanhamento do processo de registro de marca. De forma simples, é possível acessar em tempo real tudo que envolve a sua marca.

Qual o custo para fazer o registro de marca

Essa é uma pergunta que pode ser analisada de várias formas, tendo em vista que é pago uma taxa para realizar o pedido.

Primeiro você precisa entender que esse é um dos melhores investimentos que você pode fazer pelas vantagens que lhe proporciona.

Ele lhe trará benefícios únicos como a chance de exclusividade, evitar prejuízos, franquear a marca e licenciar produtos dela.

O INPI diferencia os valores para o registro das marcas. O preço é analisado por vários fatores. Depende do tipo de marca, tipo de produto ou serviço que você oferece, depende também do tipo de empresa, se é ME, EPP, etc.

Tendo em vista que o valor é pago a cada dez anos, precisa ponderar o que será mais prático e seguro para si.

E, agora, está pronto para proteger o grande patrimônio que é sua marca? Saiba mais sobre as etapas do registro no e-book que preparamos para você.

O que achou deste conteúdo? Ele foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários.