Usar o celular é uma das primeiras coisas que as pessoas fazem no dia. As redes sociais são um atrativo para novos contatos, mas, além disso, se tornaram um palco para negócios.

O Instagram principalmente, é uma das redes que segue em alta na utilização dos usuários. Com bastante ferramentas de divulgação, gera grandes oportunidades para vendas.

Você sabe qual é a maneira ideal de cuidar do seu perfil? Aquela velha frase é muito real: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Realmente, quando a pessoa abre um perfil o que impacta é a maneira que os conteúdos estão distribuídos.

Há quem utilize artes gráficas e errado não está. Porém, quando se tem um produto, uma boa foto nunca é demais. Aprenda como tirar fotos de produtos para o Instagram.

5 dicas de como tirar fotos de produtos para Instagram

Fique tranquilo, se você não tem conhecimento sobre o mundo das imagens, nós vamos te ajudar.

Independentemente de ter equipamento fotográfico ou o celular do momento, é preciso começar. Com o tempo, pode ir aprimorando isso.

As pessoas gostam de ver fotos bonitas, é claro, mas elas também precisam saber mais sobre os detalhes do produto que está vendendo.

Para não deixar nada para trás, confira abaixo as dicas que separamos para você.

1. Cuide do ambiente

Quanto menos itens ao redor melhor. A composição da sua foto precisa ser em um espaço limpo e nada pode chamar mais atenção do que o produto.

Sempre pense nas cores que estão presentes. Se vender roupas, por exemplo, veja se o que está ao redor combina com a peça.

Já se os produtos são pequenos, futuramente pode se pensar em adquirir um mini estúdio fotográfico. Vai ajudar bastante, até porque muitos vem com iluminação própria.

(Foto: Divulgação)

2. Iluminação

Procure deixar as fotos mais visíveis possíveis. A iluminação é uma grande aliada nessa hora.

Caso não tenha luzes para clarear o ambiente, utilize a natureza. Próximo de uma janela e usando a luz do sol a seu favor é certeza que a foto ficará linda.

Quanto mais natural melhor. Por isso, o flash pode não ser um bom aliado nessas horas, pois acaba alterando o contraste real do produto.

3. Limpe a câmera e use as grades

Sempre limpe a câmera do celular quando for fotografar. Devido o aparelho ser utilizado frequentemente, fica sujo facilmente pela gordura das nossas digitais.

Isso pode alterar o resultado da imagem, deixando com um aspecto embaçado. Para limpar use um pano macio e faça isso com cuidado, sem apertar.

As grades da câmera do celular são aquelas marcações em linhas. Elas formam a famosa regra dos três terços do mundo da fotografia.

Nada mais é do que uma forma de posicionar corretamente a imagem. Dando mais destaque ao objeto no local correto. Sem contar que ajuda a não deixar a imagem torta.


(Foto: Divulgação)

4. Faça edição em aplicativos

Brilho e contraste, ajuste, temperatura, realce, sombras e vinhetas, estrutura e nitidez, saturação e cor, são alguns dos elementos que podem ser melhorados nas fotos.

Todas essas opções se encontram no próprio aplicativo do Instagram. Antes de concretizar a publicação.

Porém, a loja do celular oferece inúmeros aplicativos fotográficos que também podem dar uma mãozinha. Como sugestão, o Facetune é excelente nessa área.

5. Use todas os formatos da plataforma

O próprio Instagram dá direcionamentos para deixar melhor a imagem. Procure manter a foto nos padrões de dimensões do aplicativo.

O feed do Instagram tem proporções preferencialmente quadradas (1:1) com dimensões mínimas de 800 x 800 px. A plataforma também aceita fotos horizontais e ainda, a dimensão vertical 4:3.

Nos stories, para a foto ficar com boa qualidade a proporção usada é 9:16, sendo a dimensão 1080 x 1936 px.

Outro ponto importante do aplicativo, é explorar o formato de publicação. Um exemplo, é usar o “carrossel” de fotos. Nele é possível colocar a foto do produto inteiro e, depois, nos outros frames colocar parte de detalhes.

Esse conteúdo foi útil para você? Envie para seus amigos empreendedores também conhecerem essas dicas e comece a usar para sua marca.

Caso queira saber sobre algum assunto do mundo do empreendedorismo, marketing ou marcas, deixe sua sugestão nos comentários.