Tudo sobre gestão de marca e como fortalecer seu negócio

Entenda a importância da gestão de marca e como fazê-la para que seu negócio seja percebido pelo público e pelo mercado exatamente do jeito que você espera.

Por Alan Marcos 6 min. de leitura

Homem de terno azul e laranja trabalha com várias atividades relacionadas à comunicação, marketing digital e análise de dados em um ambiente de escritório com dispositivos e ícones de tecnologia ao redor, simbolizando multitarefa e estratégias digitais.

É a gestão de marca que ajuda você a construir a autoridade necessária para o seu negócio se destacar entre os concorrentes e transmitir confiança aos clientes. Além disso, uma boa gestão vai lhe ajudar a proteger tudo aquilo que torna a sua empresa única.

Mesmo que você escolha um nome bonito para empreender, crie os perfis certos nas redes sociais e faça embalagens incríveis e mesmo que os clientes elogiem sua proposta no início e as vendas cresçam, sem a gestão adequada de marca, em algum momento, você vai se ver estagnado(a).

Provavelmente, porque outro empreendedor terá tomado praticamente as mesmas iniciativas – e estará “roubando” sua freguesia.

Topa vir comigo evitar esse tipo de dor de cabeça? Leia este artigo até o final!

O que é gestão de marca e o que ela engloba?

A gestão de uma marca nada mais é do que o processo contínuo – que cabe ao dono do negócio! – de manter, ajustar e proteger a identidade que ele tem, garantindo coerência entre o que essa marca promete e o que entrega.

Ela está ligada ao branding (estratégias para o negócio ser percebido pelo público), a questões estéticas, à comunicação interna e externa, mas não somente: a gestão vai desde a cautela com a identidade da marca até iniciativas legais que garantam a exclusividade de uso do nome, por exemplo.

E importa, pois ajuda as empresas a serem lembradas do jeito certo, ocupando um espaço especial na cabeça dos consumidores e até podendo cobrar mais pelo que vendem, pois “vale a pena”.

Ainda, uma marca bem gerida ganha fôlego para lidar com as mudanças do mercado e lidar com imprevistos, agindo sempre com mais clareza e mantendo a coerência em tudo o que faz.

Agir não é difícil, apesar de alguns movimentos serem mais complexos. Vamos às dicas!

8 dicas para construir uma marca forte e mais fácil de gerir

Comece a construção da sua propriedade industrial de forma que todos os pontos de contato com o público transmitam uma identidade clara, coerente e autêntica. Esse será o primeiro passo para, no futuro, a gestão da marca ficar mais fácil e prática.

Anote detalhes sobre essa e outras etapas do início de tudo:

  1. Estude o público-alvo para entender com quem a marca vai falar
  2. Escolha um nome exclusivo, fácil de lembrar e relacionado ao propósito do negócio
  3. Defina, em poucas palavras, o que torna a sua marca única e diferente
  4. Tenha propósitos, missões, visões e valores bem claros
  5. Crie uma identidade visual completa e capaz de reforçar a personalidade da marca
  6. Desenvolva um tom de voz e invista em comunicação estratégica (interna e externa)
  7. Alinhe o posicionamento de mercado do negócio
  8. Garanta a chamada “proteção de marca registrada”: uma proteção legal da sua propriedade, através do registro de marca no INPI

Em seguida, passe para o manejo de tudo, propriamente dito. Lembre-se: os cuidados não devem acontecer dia sim, dia não, mas todos os dias e sem parar.

Etapas fundamentais para fazer a melhor gestão de marca

Se a gestão de uma marca representa a aplicação de um conjunto de ações coordenadas para que essa marca esteja sempre em alta no moral do público e do mercado, você sempre precisará monitorar percepções, garantir adequação legal do negócio e priorizar a experiência do cliente, por exemplo.

Seja estratégico(a), tenha visão de longo prazo e não tenha medo de fazer testes, desde que os ajustes sejam rápidos e eficientes para aqueles que não derem certo! Aceita algumas sugestões?

Avaliação de posicionamento

Antes de qualquer ação de gestão, entenda o “status” atual do seu negócio, seja através de pesquisas de feedbacks, escuta social (social listening) ou avaliações internas junto aos colaboradores.

A marca passa exatamente a mensagem que quer passar? Se não, por quê e o que fazer para mudar esse panorama?

Essa tal de escuta social, ainda por cima, ajuda na antecipação de crises e tendências. Você não vai querer ficar sem ela!

Reforço da identidade

Com base na identificação de forças e fraquezas, vise garantir que os elementos da identidade de marca (visual e para além dela, incluindo tom de voz etc.) estejam sempre atualizados e coerentes à proposta.

Evite uma linguagem técnica ou generalista demais: acolha o público-alvo.

Criação e aplicação de diretrizes de comunicação

Como a comunicação é um dos pilares da gestão de marca, outra etapa fundamental será definir regras claras para ela acontecer em todos os canais nos quais seu negócio marcar presença. Online e offline!

A definição e o monitoramento de diretrizes comunicacionais garante consistência e fortalece a lembrança que o mercado tem da empresa.

Faça um “brand book” com orientações sobre vocabulário, estilo de linguagem, comportamento ao falar e escrever e aplicações visuais, apresentando-o aos colaboradores e parceiros, tirando dúvidas de todos e informando que ele deve ser usado como referência.

Adaptação às mudanças

Não é novidade que gerir um negócio ou uma marca também tem a ver com flexibilidade de adaptabilidade, né?

Mas, como prometi a você que lhe ajudaria a evitar a dor de cabeça de não ter controle sobre sua propriedade, preciso reforçar essa dica: o comportamento do consumidor, as tecnologias e as dinâmicas do setor estão sempre mudando, e gestores e empresas precisam acompanhar esse movimento.

Isso não significa mudar o tempo todo, mas saber quando ajustar a rota para continuar relevante. 

Certificado de registro atualizado

Por último, se, lá atrás, você garantiu a proteção jurídica da sua marca através de um registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), acrescente à sua lista de afazeres periódicos: renovar o certificado fornecido pelo órgão.

Menos frequente que as outras etapas da lista, mas igualmente importante, o “selo” do INPI só precisa de renovação a cada dez anos, e o melhor a fazer para não esquecer o dia certo de agir e não pagar taxas desnecessárias é contar com especialistas em registro de marca.

Peraí, você tá me dizendo que não tem o certificado mais importante na vida de qualquer empreendedor(a)? Corra para providenciá-lo. Fique à vontade para me procurar pelo meu nome nas redes sociais se topar receber minha ajuda!

Se quiser, conheça os 5 benefícios de registrar uma marca em outro artigo aqui do blog, mas já adianto: juntos, o registro e a gestão adequados se traduzem em consistência, valor agregado e longevidade para o seu negócio.

É esse match que vai garantir uma imagem sólida e de confiança e o fortalecimento de seu posicionamento no mercado com o passar dos meses e anos.

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