Quando pensa em abrir um negócio próprio no ramo de gastronomia, o empreendedor tem várias opções, desde atender apenas por delivery até investir em uma franquia de alimentação. No entanto, tem inúmeros desafios: investimento em marketing, contabilidade, estoque, identidade visual, contratação de funcionários…. Ufa! Você já conhece esse cardápio e sabe que, somados, estes ingredientes formam a receita ideal para uma empresa funcionar. 

Mas se, no mundo das empresas, essa receita já viesse pronta com o toque de um “chef” especialista? Pois vamos falar das franquias, que podem facilitar a vida do empresário novato. 

O sistema de expansão de negócios conhecido como franchising (processo de abertura de franquias) é um modelo que atrai novos empreendedores que desejam ser donos do próprio nariz - mas muitas vezes não têm a experiência necessária para tocar um negócio sozinhos.

No sistema de franquias, a dinâmica é simples: um franqueador (dono da marca) cede a um franqueado (aquele que compra uma franquia) os direitos de uso da marca e de distribuição exclusiva (ou semiexclusiva) de produtos ou serviços. 

Ao analisarmos o setor de franquias, o desempenho é satisfatório: segundo a Associação Brasileira de Franchising, no ano passado, houve um faturamento superior a 167 bilhões de reais no país. Continue lendo para conhecer mais vantagens desse modelo de negócios. 

Vantagens de investir em uma franquia de alimentação

Como falei anteriormente, investir em uma franquia é uma oportunidade para quem não tem muita experiência no setor escolhido e uma boa alternativa para crescer no ramo de alimentação. Outra vantagem da franquia é que a divulgação do negócio é centralizada no franqueador, potencializando o alcance e melhorando o posicionamento da marca. 

Mas um benefício de investir em uma franquia: há menos riscos para o franqueado, já que ele estará usando uma marca já conhecida. Com isso, o empreendedor pode concentrar forças na gestão do negócio, no cuidado com os colaboradores e no atendimento ao público, por exemplo.

Além de entrar no mercado com uma marca que já possui credibilidade comprovada, quando você se torna dono de uma franquia você também conta com um plano de negócios sólido e previamente desenvolvido pelo franqueador. O treinamento da equipe também é uma das vantagens de apostar na franquia. 

Entre as desvantagens das franquias, podemos citar as regras a serem seguidas, e a redução da flexibilidade do empreendedor. Mas sempre é importante dizer que as franquias dependem de esforço e dedicação por parte do dono do negócio, pois não funcionam sozinhas, mesmo que a rede seja testada e reconhecida pelo público. 

Um dos setores mais procurados pelos empreendedores é o de alimentação. Veja a seguir como funciona a franquia neste ramo.

Como funciona uma franquia de alimentação?

O ano de 2021 foi extremamente positivo para o ramo de alimentação, de acordo com a  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E por esta razão a procura por franquias do ramo foi significativa, inclusive porque os aplicativos de delivery se popularizaram na pandemia, respondendo por 30% das solicitações dos consumidores. 

Isso demonstra que, mesmo em períodos de crise, a alimentação costuma ser um dos poucos setores a não sentir o efeito da economia.

Para investir em uma franquia de alimentação, motivação e o mínimo de afinidade com comida são algumas das características indispensáveis ao empreendedor. Mas como funciona o processo de contratação de uma franquia?

O empresário em busca de uma franquia de alimentação precisa fazer uma pesquisa: existem opções de todos os tipos e de todos os valores. Há micro franquias que custam menos de R$20 mil e também marcas de restaurantes consagrados cuja franquia não sai por menos que 2 milhões. 

O ideal é que você já tenha um certo domínio de mercado do negócio, para escolher a que se enquadra melhor em suas expectativas. Com a decisão tomada, você terá que entrar em contato com a empresa e passar por um processo seletivo da marca franqueadora.

Se for aprovado, receberá uma Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento onde constarão todas as informações pertinentes ao negócio, como: valor a ser investido, processo de implantação, possíveis pendências judiciais, número de franqueados, participação de mercado etc. É o que vamos conhecer a seguir.

O que é a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é exigida pela legislação brasileira através de uma lei específica (nº 8.955/94) sobre o funcionamento do sistema de franquias. A COF precisa conter todos os direitos e obrigações dos franqueados da rede. A Circular de Oferta de Franquia somente é entregue às pessoas realmente interessadas no modelo de negócio, mediante registro.

Caso todas as cláusulas estejam corretas, você assina a COF, devolve à marca e recebe o Contrato de Franquia, com todos os aspectos relacionados ao negócio: valores, produtos ou serviços, área de abrangência, direitos e deveres do franqueador e do franqueado, penalidades e multas, situação após o fim do contrato, etc. 

Devem constar assinaturas de duas testemunhas e reconhecimento de firma das partes. No contrato também devem constar as taxas que serão cobradas do franqueado, como você verá abaixo.

Taxa de Franquia

O valor da taxa de franquia é cobrado no momento da adesão do franqueado. A taxa pode contemplar os treinamentos, o manual de operação do negócio, a assessoria inicial para a implantação da empresa, o direito de uso da marca, o auxílio na escolha do ponto comercial e na contratação de funcionários, entre outros.

A taxa de franquia não é obrigatória, mas mesmo sem essa cobrança é estabelecido por lei que o franqueador deve oferecer todo o suporte ao franqueado.

Royalties

São taxas mensais facultativas, cobradas pelo uso da marca durante a vigência do contrato. O valor dos royalties é calculado de acordo com cada rede de franquias e geralmente fica entre 4% e 10% do faturamento bruto mensal de cada franqueado. Se o franqueador for o fabricante do produto, os royalties são calculados a partir das compras realizadas no período de um mês.

Taxa de Marketing

Valor cobrado mensalmente pelo franqueador para investir em ações de divulgação da marca. A taxa de marketing pode variar de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade, mas também pode ser estabelecido um valor fixo mensal.

investir franquia alimentação

Qual o investimento inicial para uma franquia de alimentação?

O cardápio de franquias de alimentação é variado, e há opções para todos os bolsos. As mais baratas podem sair por menos de R$10 mil, como é o caso de marcas como Chocolateria Brasileira (R$ 3 mil) e Brasil Nutri Shop (R$ 9 mil). Uma das modalidades de franquias que costuma ser mais barata é o modelo Dark Kitchen: franquias de alimentação 100% delivery.

Nesse formato, o empreendedor pode investir menos, já que uma cozinha delivery não envolve custos com fachada, nem estrutura de salão, e requer número menor de funcionários, exigindo treinamentos de capacitação para menos pessoas. A gestão se torna mais enxuta e não há custo com manutenção do espaço físico. 

Geralmente os franqueadores já embutem no valor total da franquia o capital de giro necessário e os gastos com reforma e instalações. Mas é importante estar atento a tudo que envolve a contratação de uma franquia. Veja abaixo.

Capital de giro

Recorrer ao improviso não costuma dar bons resultados, e em uma operação de franquia o montante financeiro precisa ser bem estruturado. O capital de giro é um recurso fundamental para tocar o negócio, já que é dele que sairá o pagamento de fornecedores, estoques, matéria-prima, funcionários, etc. 

O capital de giro serve para cobrir os custos enquanto a empresa ainda não tem fluxo de caixa para sua manutenção. 

Margem de lucro

Um outro conceito importante para a operação da franquia é saber, de antemão qual a margem de lucro em cada produto ou serviço. Trocando em miúdos, é entender quanto você deve cobrar x quanto custou a mercadoria. O franqueado tem a margem de lucro média pré-definida, e ela varia de acordo com o segmento e o modelo de atuação. 

Prazo de retorno do investimento

O empreendedor consciente precisa saber o prazo de retorno do investimento de seu negócio, seja ele franquia ou não. Isso nada mais é do que a previsão de quando você irá recuperar todo o montante investido no negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 61% das redes de franquias brasileiras estimam o prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses.

Faturamento Médio Mensal

Na hora de assinar o contrato de franquia, o empreendedor também precisa saber uma estimativa de quanto irá faturar ao mês, quando a franquia estiver devidamente operando. Mas como o próprio nome já diz, é uma “estimativa” de faturamento médio, e nem sempre o cenário  poderá ser exatamente como o previsto. Há diversos fatores que influenciam a conjuntura econômica, e por esta razão, o franqueado precisa estar com o planejamento financeiro em dia. 

Registro de marca: uma responsabilidade do franqueador

A legislação permite que um negócio seja franqueado apenas com o pedido de registro de marca em andamento. O registro de franquia formaliza a proteção do negócio e propriedade sobre aquela determinada marca (nome e símbolo) e é amparada pela lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial).

O pedido de registro é protocolado junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Com o certificado de registro, a marca é propriedade de quem a registrou. No caso de uma marca de franquia, o franqueador tem o dever de registrá-la, obrigatoriamente. Então, se toda marca de franquia precisa estar registrada, você sendo o franqueado pode ficar tranquilo: esta etapa estará pronta! Agora, é só colocar seu negócio para funcionar.

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Não esqueça de acompanhar sempre os resultados da implantação de sua franquia, para comparar o que foi planejado com o que realmente ocorre no dia a dia. Isso lhe dará informações suficientes para tomar decisões futuras.

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