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Você conhece aquele ditado “a união faz a força”? No caso de pequenos empreendedores, ele faz ainda mais sentido, pois a concorrência é acirrada e encontrar formas de se destacar sozinho é uma tarefa difícil.

É aí que entram as marcas coletivas, uma estratégia inteligente que consiste em unir empreendedores com objetivos e valores semelhantes e criar uma identidade única para todos eles. Assim, juntos, eles se tornam mais fortes e conquistam mais espaço no mercado.

Por isso, as marcas coletivas podem ser uma ferramenta bastante útil e eficiente para impulsionar os pequenos empreendimentos. Neste artigo, vamos explicar como uma marca coletiva pode ajudar o empreendedor a crescer e o que o grupo tem a ganhar com uma marca em comum. 

O que é uma marca coletiva

Marca coletiva é como um emblema utilizado por grupos, associações ou organizações para identificar produtos ou serviços que são produzidos, oferecidos ou certificados por seus integrantes.

Esse tipo de marca funciona muito bem quando um grupo de empresas ou instituições compartilha características comuns, como uma origem geográfica específica, um padrão de qualidade ou uma afiliação profissional.

Como o uso é conjunto, é essencial que exista uma supervisão constante sobre o uso da marca coletiva para que ela mantenha seus padrões de reputação e qualidade. Portanto, as regras para o uso da marca coletiva devem ser bem definidas e seguidas por todos os integrantes do grupo.

Exemplos de marcas coletivas

Para facilitar sua compreensão, vamos dar dois exemplos práticos de marca coletiva.

Imagine uma associação de artesãos que quer promover seus produtos. Eles podem criar uma marca coletiva, como um selo de qualidade, que será aplicada em cada item produzido pelos integrantes. Dessa forma, a identidade de seus produtos artesanais será facilmente reconhecida e levará a uma percepção de qualidade e autenticidade junto aos consumidores.

Outro exemplo: pense em uma cooperativa de agricultores que cultiva e vende alimentos orgânicos. Uma marca coletiva para seus produtos agrícolas, como um símbolo de práticas sustentáveis e sem o uso de agrotóxicos, vai transmitir aos consumidores a confiança de que estão adquirindo produtos diretamente dos agricultores associados.

Nos dois casos, as marcas coletivas permitem que os pequenos empreendedores se unam em torno de um objetivo comum e fortaleçam sua presença no mercado. Com uma marca em comum, eles agregam valor aos produtos e contribuem para conquistar e fidelizar clientes.

6 vantagens de usar uma marca coletiva

Como você viu, uma marca coletiva ajuda a fortalecer a identidade do grupo e a diferenciar seus produtos e serviços dos oferecidos por concorrentes no mercado.

Veja, abaixo, algumas vantagens de unir forças com empreendedores como você e criar uma marca coletiva.

1. Fortalecimento da identidade

Com uma marca coletiva, pequenos empreendedores adquirem prestígio e uma reputação mais sólida do que teriam individualmente. Isso ajuda a fortalecer a imagem e a identidade dos negócios, transmitindo confiança aos consumidores.

2. Diferenciação no mercado

A marca coletiva permite se diferenciar da concorrência, já que os produtos ou serviços associados a ela têm características bem marcantes. Dessa forma, é possível oferecer itens autênticos e com padrões de qualidade elevados.

3. Ampliação de mercado

Ao trabalhar em conjunto com outros empreendedores, você conquista mais visibilidade e tem acesso a novos mercados, já que os negócios alcançam um público mais amplo.

4. Custos compartilhados

Além de compartilhar uma marca, os empreendedores sob a mesma marca também compartilham despesas. Isso é bastante vantajoso quando você tem recursos limitados, pois consegue fazer mais com menos.

5. Associação a um grupo de referência

Uma marca coletiva permite que pequenos empreendedores se associem a um grupo ou associação respeitada no seu segmento. Isso contribui para aumentar a credibilidade dos negócios.

6. Troca de conhecimentos e experiências

Fazer parte de uma marca coletiva também proporciona a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com outros membros do grupo. Assim, é possível estimular a colaboração e o crescimento conjunto.

Proteção de uma marca coletiva

Assim como as marcas individuais, é possível registrar uma marca coletiva para garantir exclusividade e proteção contra o uso não autorizado.

De forma geral, o processo é semelhante ao de uma marca individual, mas há algumas particularidades. Uma delas é que, no caso das individuais, o registro de marca pode ser feito sem CNPJ, por uma pessoa física; já a marca coletiva deve ser registrada por uma pessoa jurídica ou um procurador devidamente constituído.

O primeiro passo é fazer uma consulta de marca registrada para saber se a marca que você quer registrar está disponível ou já tem registro. Essa pesquisa pode ser feita on-line e gratuitamente, verificando o banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

Se não encontrar nenhuma marca igual ou semelhante, registrada no mesmo segmento de atuação, é possível seguir com o pedido de registro. Para isso, será necessário preencher alguns formulários, com os dados de identificação do solicitante, nome ou imagem da marca e regulamento de utilização da marca, com suas condições e proibições de uso.

Além disso, você deve pagar algumas taxas para dar entrada no pedido e durante o andamento do processo, que pode levar até 12 meses para chegar a um resultado.

Por isso, é importante manter um acompanhamento constante de cada uma das etapas do registro de marca, pois o INPI pode solicitar novos dados ou documentos. Caso você perca os prazos para cumprir as novas exigências, o processo será arquivado e será necessário iniciar um novo pedido, pagando novamente as taxas.

Se estiver tudo certo com a sua solicitação, você conquistará o sonhado Certificado de Registro da Marca, um tipo de “escritura” que comprova que você é o legítimo dono da sua marca.

Para aumentar as chances de deferimento do registro de marca, o ideal é contar com o suporte de uma empresa especializada.

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Neste artigo, você viu como uma marca coletiva pode abrir novas perspectivas para o seu negócio. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é preciso avaliar bem sobre como isso se aplica ao seu empreendimento e às suas metas.

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