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Comemorado todos os anos no dia 8 de março, o Dia da Mulher se tornou uma data internacional de promoção da igualdade de gênero e reconhecimento da contribuição das mulheres para a sociedade. E, quando falamos de empreendedorismo feminino, um nome que se destaca é o da chef brasileira Helena Rizzo, que fez de sua culinária inovadora e autoral a marca registrada de seus restaurantes.

Além de seu talento na cozinha, a chef também é um exemplo de como se constrói uma marca forte em negócios liderados por mulheres. Desde o início de sua carreira, Helena investiu em seu nome e sua imagem como uma forma de se destacar em um mercado tão competitivo.

No entanto, entendendo que isso não seria suficiente para evitar possíveis plágios ou cópias, a chef decidiu registrar a marca de seus restaurantes no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Dessa forma, ela garantiu exclusividade e proteção para o seu trabalho.

Quer saber como ela blindou sua marca contra imitadores e aproveitadores? Neste artigo, vamos explicar o passo a passo para que você siga o exemplo de Helena Rizzo e também proteja o seu restaurante.

Quem é Helena Rizzo?

Helena Rizzo é uma premiada chef de cozinha gaúcha. Sua imagem se tornou mais popular em 2021, quando ela passou a integrar o trio de jurados do reality MasterChef, da Band, substituindo Paola Carosella.

No entanto, no meio gastronômico, Helena Rizzo já era renomada por seu talento, conquistando prêmios importantes, como Melhor Chef Mulher da América Latina.

Além disso, Helena é empresária e possui diversos empreendimentos no setor de gastronomia. Seu restaurante mais famoso é o Maní, um dos melhores da América Latina e premiado com duas estrelas Michelin, título concedido apenas a restaurantes considerados excepcionais por sua qualidade.

Atualmente, ela também é embaixadora da Slow Food no Brasil e se dedica a promover a culinária brasileira e ingredientes locais em suas criações.

Quais são as marcas registradas de Helena Rizzo?

Com uma marca tão valiosa, Helena não quis correr o risco de ficar sujeita a cópias e plágios e, por isso, todos os seus restaurantes têm a marca registrada.

Veja, a seguir, alguns dos mais reconhecidos:

Maní

Carro-chefe entre os empreendimentos da chef brasileira, o restaurante Maní está localizado em São Paulo e foi premiado com duas estrelas Michelin, em 2015 e 2016.

A marca Maní está registrada no INPI desde 2019, em três classes, incluindo serviços de restaurantes, produtos agrícolas e massas.

Padoca do Maní

Extensão do restaurante Maní, a Padoca é uma padaria também localizada na cidade de São Paulo.

A marca foi registrada no INPI em 2022, na classe de restaurantes, e há outros cinco processos de registro de marca em andamento, em categorias que incluem comércio de produtos alimentícios, biscoitos, bolos e salgados.

Sorvete do Maní

No ano passado, a chef Helena Rizzo solicitou ao INPI o registro de uma marca de sorvetes que traz o nome de seu renomado restaurante. Os processos estão em andamento.

Helena Rizzo

O nome da premiada chef brasileira também foi registrado no INPI, em fevereiro deste ano. No total, são nove categorias, que incluem equipamentos e utensílios para culinária, publicações, e-commerce, restaurante, delivery e eventos.

Por que registrar a marca do seu restaurante?

Mas, afinal, por que a chef Helena Rizzo registrou e ainda está registrando tantas marcas?  Isso é realmente tão importante assim?

Imagine experimentar um prato delicioso e imediatamente identificar o toque pessoal de quem o criou. Esse é o poder de uma marca forte e o sonho de todos que trabalham na área de gastronomia, mas chegar lá não é um trabalho fácil.

Conquistar esse nível de reconhecimento exige o investimento de tempo e dinheiro, seja para fazer cursos e estudar novas técnicas, seja para adquirir equipamentos que permitam colocá-las em prática.

Agora, imagine perder todo esse esforço para tornar a marca do seu restaurante reconhecida porque um concorrente a registrou antes de você. Com certeza, o gosto seria bem amargo, né?

Por outro lado, quando você registra a sua marca, ela passa a ser uma propriedade sua, como se fosse a escritura de um terreno. Dessa forma, você se torna o único autorizado a usá-la e pode investir sem medo de perder tudo o que construiu.

Veja alguns motivos importantes para registrar a marca do seu restaurante:

Exclusividade

Você tem o direito de explorar a marca registrada com exclusividade na sua área de atuação em todo o território nacional. Assim, se o nome ou logotipo registrado for utilizado por qualquer outra pessoa ou empresa, você pode acionar judicialmente e até exigir uma indenização.

Proteção

Como o direito de uso é exclusivo, o registro também protege o nome e a identidade visual do estabelecimento, pois ninguém mais pode usar esses elementos sem a sua permissão. Isso ajuda a evitar a concorrência desleal e a proteger a reputação do restaurante.

Economia

Quando o seu restaurante tem a marca registrada, você também se protege contra despesas desnecessárias às quais está sujeito se não registrar e perder a marca. Estamos falando de milhares de reais gastos para refazer a fachada, uniformes, cardápios e outros materiais gráficos que tiverem o nome ou logotipo do restaurante.

Valorização

Quando uma marca é registrada, ela pode ser usada como um ativo comercial e pode ser licenciada ou vendida para outros negócios. Isso pode ser especialmente valioso para um restaurante que se torna bem-sucedido e quer expandir sua marca por meio de licenciamentos e franquias do setor de alimentação, por exemplo.

Credibilidade

Quando um restaurante tem uma marca forte e reconhecida, os clientes podem sentir-se mais confortáveis em experimentar novos pratos ou visitar o local com mais frequência. E, nesse caso, o símbolo ® de marca registrada ao lado do nome é uma forma eficiente de estabelecer uma relação de confiança com os clientes. 

Como registrar a marca do meu restaurante?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o registro de marca não é exclusivo para grandes empresas. Assim como os restaurantes da chef Helena Rizzo, o seu restaurante, mesmo pequeno, também pode ter a marca registrada e agregar mais valor aos seus negócios.

Não sabe por onde começar? Calma, que vamos te dar o passo a passo.

1. Identificar a classe de registro

Antes de dar entrada no pedido de registro de marca, é preciso saber corretamente qual a classe no INPI. De forma geral, serviços de fornecimento de comida e bebida estão enquadrados na classe 43, mas pode ser necessário registrar também em outras classes, dependendo das particularidades do serviço que você oferece.

2. Pesquisar a viabilidade

Depois de identificar a classe ou as classes nas quais você vai registrar a sua marca, pesquise na base do INPI se ela está disponível ou se alguém já a registrou. Se você encontrar uma marca registrada ou em processo de registro com pronúncia ou grafia parecida com a sua, na mesma classe que a sua será registrada, o ideal é repensar o nome, pois há mais chances de ser indeferida.

3. Reunir a documentação

Para dar entrada no seu pedido, você deve apresentar todos os documentos exigidos para registrar a marca do seu restaurante. De forma geral, a documentação inclui seus documentos pessoais, para registro como pessoa física, e da empresa, no caso de pessoa jurídica.

4. Protocolar o pedido no INPI

Agora, você já pode fazer a solicitação de registro no INPI. Para protocolar o pedido, é preciso pagar algumas taxas, que são tabeladas e variam entre R$ 440,00 e R$ 1.100,00. Esse valor depende, entre outros fatores, do porte da empresa. Se você for MEI, ME ou EPP, por exemplo, pode registrar sua marca pagando menos.

Achei complicado. Alguém pode me ajudar com o processo?

Realmente, o processo de registro pode ser um pouco complicado para fazer sozinho. Mas isso não é motivo para você desistir, pois é possível ter ajuda especializada para registrar sua marca sem sair de casa com segurança e agilidade.

Atualmente, a Consolide Registro de Marcas é a maior empresa do segmento no Brasil e atende remotamente a clientes de todo o país. Para isso, conta com tecnologia avançada, ferramentas de Inteligência Artificial e um time altamente qualificado para te ajudar.

Além disso, se você tiver qualquer dúvida durante o andamento do processo e quiser conversar com um consultor, pode entrar em contato por telefone, pela central 0800.

Pronto para registrar a marca do seu restaurante?

Agora que você já entendeu o que fez com que a chef Helena Rizzo protegesse seus restaurantes com uma marca registrada, o que acha de seguir o exemplo e também ficar seguro? Afinal, nunca se sabe se o seu restaurante poderá ser um novo Maní.

Entre em contato com a Consolide, registre a sua marca 100% on-line e fique tranquilo contra cópias.