como criar marca de restaurante fast food

Populares e cheios de opções, os lanches rápidos não são só os queridinhos de muita gente, também são uma excelente alternativa de renda. Por isso, ao investir em uma marca de restaurante fast food, você também está investindo em um negócio promissor.

Com tanta gente sem tempo livre e que recorre a esse tipo de alimentação diariamente, fica fácil entender por que eles fazem tanto sucesso, né? Além disso, as opções variadas de cardápio permitem que você escolha um nicho específico, que pode ir de hambúrguer artesanal a pratos vegetarianos, e aumente sua renda com um público segmentado.

Seja para montar seu próprio restaurante ou apostar em uma franquia, o modelo de restaurante fast food pode garantir bons resultados. E, neste artigo, a gente vai te ajudar a entender como criar uma marca e transformar lanches saborosos em uma fonte de renda lucrativa.

5 dicas de como criar uma marca de fast food

Criar uma marca de fast food do zero exige um investimento inicial, que depende muito do formato e porte do restaurante. Optar por ter apenas um serviço de entregas, sem loja física, também é uma alternativa para quem quer começar com poucos recursos.

Você também pode usar o dinheiro para abrir uma franquia de alguma rede já conhecida, mas aí vai precisar desembolsar um valor maior, porque precisa seguir um determinado padrão e pagar taxas para se tornar franqueado. Então, nem sempre a opção pela franquia de alimentação vale a pena.

Veja, a seguir, alguns pontos aos quais deve prestar atenção para fazer o dinheiro render e aumentar suas chances de sucesso:

1. Identificação

Fala a verdade: quando você pensa no seu restaurante, já vem à cabeça o nome e um belo logotipo na fachada, certo? Afinal, são eles que representam todo o sonho que você tem com o seu empreendimento.Então, é fundamental que a identificação corresponda a esse sonho, mas ela também precisa fazer sentido para o seu público e estar adequada ao seu negócio. O nome, por exemplo, deve ser atrativo, original, fácil de escrever e de lembrar e precisa se destacar da concorrência.Já o logotipo é a representação gráfica da marca e, por isso, deve seguir suas características. Lembre-se que o logo fala muito sobre você e os valores que quer passar e, mesmo que você comece pequeno, pense em uma identidade visual que faça as pessoas reconhecerem o seu estilo.

2. Localização

Se você optou por ter uma loja física para o seu restaurante fast food, escolha com muito critério a localização. Leve em conta fatores como:

  • facilidade de acesso;
  • alta circulação de pessoas;
  • opções de estacionamento;
  • boa iluminação;
  • segurança nas proximidades;
  • visibilidade do imóvel.

Estar em um ponto comercial favorável e estratégico pode ser decisivo para ajudar o seu restaurante a crescer.

3. Estrutura

Para oferecer um serviço com qualidade e um atendimento que encante seus clientes, além de pratos deliciosos, você precisa de uma estrutura adequada de trabalho. Antes de abrir seu restaurante, tenha em mente que precisará de móveis, equipamentos e acessórios de cozinha, incluindo:

  • chapa para lanches;
  • forno;
  • freezer;
  • geladeira;
  • fogão industrial;
  • mesas e cadeiras;
  • balcão de atendimento;
  • embalagens.

A estrutura também inclui a contratação de funcionários, que, muitas vezes, vão precisar de treinamento. De acordo com seu horário de atendimento e demanda, será possível identificar quantos colaboradores precisará contratar.

4. Delivery

Se você quer começar com uma estrutura menor, pode investir em um serviço de delivery, sem uma loja física. No entanto, leve em conta que isso envolverá outros gastos, como contratação de entregador, aquisição de veículo e consumo de combustível.Para quem opta por esse modelo de serviço, outra dica importante é cadastrar seu fast food em aplicativos de delivery, pois eles aumentam suas oportunidades de negócios.

5. Legalização

Como você viu até agora, criar uma marca de restaurante faz food envolve planejamento, esforço e custos, por isso, tenha certeza de abrir as portas com toda a documentação necessária para evitar dores de cabeça.O ideal é procurar a ajuda de um contador, que vai saber te orientar sobre todas etapas de abertura de um novo negócio. Obter CNPJ, licença municipal, alvará da Vigilância Sanitária e outros documentos obrigatórios será muito mais fácil com o auxílio de um profissional.Nesse momento, o contador também pode te indicar qual a melhor modalidade para registrar sua empresa. Em muitos casos, há a possibilidade de se registrar como MEI para restaurante, o que envolve menos despesas e burocracia.

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Quais os fast food mais pedidos

Documentação pronta, estrutura montada, é hora de definir o que você vai vender. A grande opção de lanches em um marca de restaurante fast food é um de seus diferenciais. E, da mesma forma que isso amplia suas possibilidades, também pode te deixar confuso sobre quais lanches oferecer em seu cardápio.

Dependendo de seu público, vale investir em um nicho, que pode ser hambúrguer artesanal a comida vegana. Saber o tipo de cliente que você quer atrair é essencial para acertar nessa escolha.

Veja, abaixo, algumas dicas dos lanches mais vendidos em fast foods e que podem se tornar um negócio lucrativo:

  • hambúrgueres e sanduíches;
  • lanches e salgados;
  • pizzas;
  • frango frito;
  • pratos típicos (japoneses, árabes, mexicanos);
  • vegetariano e vegano.

Quais as marcas mais valiosas de fast food

Iniciar um negócio traz à tona muitos desafios, mas também muitos sonhos e projetos. Nesse momento, é bom lembrar que nem todo mundo começou como uma grande marca e que, geralmente, enfrentou as mesmas dificuldades que você para se firmar no mercado.

Hoje, marcas como McDonald’s e Starbucks são gigantes e podem te inspirar a superar os obstáculos para também chegar lá. Para você se inspirar, listamos as 10 marcas mais valiosas da atualidade no ramo de fast food:

  • McDonald’s;
  • Starbucks;
  • KFC;
  • Subway;
  • Domino's Pizza;
  • Pizza Hut;
  • Burger King;
  • Tim Hortons;
  • Chipotle;
  • Taco Bell.

Como começar seu fast food com o pé direito

Apreciados por muitos e com grande potencial de crescimento, os lanches rápidos são uma boa opção de investimento para quem está começando no ramo de gastronomia. No entanto, para criar uma marca de restaurante fast food, é preciso ter atenção a muitos detalhes e etapas.

Se você está pronto para os desafios e tem como meta tornar-se uma marca reconhecida, não esqueça de fazer tudo dentro da legislação e proteger-se de qualquer imprevisto. Você também pode proteger seu nome e sua identidade visual com um registro junto ao INPI, órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil.

Para saber mais sobre registro de marca no setor de alimentação, continue acessando nosso blog, nos acompanhe nas redes sociais.