Você alguma vez já pensou no importante papel que o setor de beleza desempenha no Brasil? Pois fique sabendo que ele é um dos mais promissores e que mais cresce no país, mesmo diante do cenário de crise atual. Em 4º lugar no ranking mundial, de acordo com o IBGE, o mercado de salões de beleza movimenta a economia e ajuda na renda de muitas famílias.

Os dados do Euromonitor mostram o espetacular número de salões formais no Brasil: cerca de 500.000 estabelecimentos abertos, com previsão de crescimento de até 4,5% até 2021. Desses, 83% são focados no público feminino. 

Impressionantes 7 mil salões formais são abertos por mês no Brasil. Mas a estimativa é de que este número seja ainda maior, pois há muitos salões funcionando ainda na informalidade.

E não para por aí. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de beleza cresceu anualmente 8,2% nos últimos 10 anos e movimentou cerca de R$ 100 bilhões por ano. 

E pra encerrar os dados, uma curiosidade: você sabia que as brasileiras gastam 11 vezes mais com serviços de beleza por ano do que as inglesas, por exemplo? 

Com os números que acabamos de ver, é possível dizer que há muita concorrência no mercado. E muitos salões com o mesmo nome! Então, se você quer  empreender no ramo e criar uma marca de sucesso, fique ligado em nossas dicas para escolha de um nome bonito e original para o seu salão de beleza.

cabeleireira com tesouras

5 dicas para a escolha de nome de salão de beleza

 

#1 Faça um brainstorming

Reúna amigos ou colaboradores - ou qualquer pessoa de sua confiança - para sugerir nomes de salão de beleza. Esta técnica se chama brainstorming, ou simplesmente “tempestade de ideias”

O Brainstorming é uma sessão onde as ideias vão sendo anotadas em pedaços de papel ou post its, gerando interação e estímulo à criatividade. Entregue um bloquinho e uma caneta para cada participante e peça para que escrevam suas ideias, colocando-as em um quadro geral. Leve em consideração todas as ideias do grupo. Por fim, separe aqueles que você mais gosta.

Nas próximas dicas, há algumas coisas a serem levadas em conta na escolha do melhor nome. Continue aqui.

#2 Escolha um nome fácil

É sabido que o nosso cérebro demora um tempinho para processar, armazenar e reter as informações. Por essa razão, ao criar uma marca, é melhor escolher um  nome curto e fácil de ser memorizado. 

Afinal, sua marca pode demorar um pouco para se tornar conhecida do público, e você não quer que os seus clientes tenham dificuldade para pronunciar o nome do salão de beleza, certo?

A regra básica para a escolha do nome é: a pronúncia e a escrita devem ser fáceis. Cuidado com estrangeirismos! Siglas podem ser uma boa opção. 

Ah, seu nome ou sobrenome (ou os dois juntos) também podem ser escolhas inteligentes. O salão de beleza carioca Studio W, sob o comando do cabeleireiro Wanderley Nunes, é um exemplo bem-sucedido de marca, cuja letra W é a primeira letra do nome do proprietário. 

Super Marca

#3 Escolha um nome único e original

Com efeito, um nome único e original é capaz de fazer os consumidores lembrarem de seu negócio pra sempre. Então jamais crie um nome muito semelhante a uma marca que já existe no mercado.

É importante realizar uma pesquisa sobre o perfil das marcas que já existem no Brasil, e se diferenciar o máximo possível na escolha do nome da sua. Veja alguns nomes de salão de beleza que são famosos nas capitais:

  • Blend Your Mind – São Paulo
  • Kamura – São Paulo
  • MG Hair Design – São Paulo
  • Studio W – São Paulo
  • LM Studio – Belo Horizonte
  • Torriton Beauty & Hair – Curitiba
  • Vimax Art Hair Beauty – Curitiba
  • Barberbeauty – Salvador
  • Heliodiff Instituto de Beleza – Brasília
  • Ricardo Maia hair Make-up – Brasília
  • Hugo Beauty – Porto Alegre
  • Mirage Intercoiffure – Porto Alegre
  • Care, Body & Soul – Rio de Janeiro

Percebam que palavras secundárias - Studio, Beauty e Hair - aparecem repetidas vezes em nomes de salão, mas o nome principal não. Nomes únicos têm mais chance de serem reconhecidos - e inclusive registrados. E é sobre esse assunto que a gente vai abordar a seguir.

#4 Verifique se o nome de salão de beleza não é uma marca registrada

Cena 1: você realiza um brainstorming com seus colaboradores e acaba escolhendo um nome incrível para o seu salão de beleza.

Cena 2: investe um dinheirão na criação do logotipo, da identidade visual e da fachada do seu estabelecimento.

Cena 3: descobre que já existe outro salão de beleza com o mesmo nome - e na mesma cidade!

Cena 4: o outro salão tem o Registro de Marca. 

Corta para cena final: você perde a sua marca e todo o investimento que foi feito.

Não, esse não é um roteiro de filme de terror. Isso acontece mesmo, todos os dias: empreendedores que escolhem um nome para seus salões e descobrem que o mesmo já existe e já foi devidamente registrado. 

Anote aí: para saber se uma marca existe legalmente, não basta procurar o nome escolhido no Google. 

No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O instituto disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.

O Registro de uma Marca é o que protege de fato aquela determinada marca, tal como a escritura de um imóvel. Portanto, você não pode usar um nome que já foi registrado. 

Ao escolher um nome para o seu salão de beleza, verifique se ele já não está registrado. E para isso, sua pesquisa de marcas registradas no site do INPI deve ser criteriosa, levando em consideração o logo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas.

Veja aqui como fazer essa pesquisa

Dica Consolide

Após realizar a pesquisa de marcas registradas no INPI, você também precisa conferir se o nome já existe no site da Junta Comercial do seu Estado, o órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. Só então você poderá colocar um nome em seu salão de beleza. 

#5 Pense na expansão de seu negócio

Uma última dica, porém não menos importante: escolha um nome “universal”, que contemple produtos e serviços diversificados. Explicando: pode ser que seu salão fique tão conhecido que seja convidado a nomear uma linha de produtos especiais para cabelo. Mais um motivo pelo qual sua marca deve ser marcante o suficiente para estampar as embalagens  dos produtos. 

Além disso, seu negócio pode dar tão certo (e torcemos muito para que isso aconteça!) que você queria expandi-lo, não só criando filiais de seu salão de beleza como também empreendendo em uma rede de franquias. 

Ah, e não esqueça de conferir se o nome escolhido poderá ser pronunciado em outros idiomas. Afinal, quem garante que sua marca não vire uma estrela internacional, ein?

---

Por hoje é isso, pessoal. Se você quiser mais conteúdos sobre empreendedorismo, fique sempre ligado em nosso blog. Semanalmente trazemos conteúdos interessantes para você!