Ilustração exclusiva da Consolide Sua Marca mostrando uma lupa escaneando um contrato com uma letra R, simbolizando o registro de marca

Uma pesquisa de mercado e, portanto, a análise de concorrentes diretos e indiretos de uma empresa, é feita por gestores de negócios, preferencialmente com a ajuda de especialistas no assunto, e está diretamente ligada à minimização de erros nas decisões e à compreensão do comportamento de marcas similares.

Ela também ajuda na busca por novas oportunidades!

E, mesmo com o mundo estando na era da informação, da análise de dados e métricas e, consequentemente, da melhor previsão de resultados, muita gente ainda não faz esse tipo de pesquisa, o que acaba prejudicando a saúde dos negócios a longo prazo.

Pensando nisso, decidi escrever este artigo! Abaixo, falo um pouco mais sobre o que é o processo e qual a sua importância, além de trazer dicas que eu queria que tivessem me dado quando comecei na vida empreendedora! Continue lendo.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada por gestores de empresas para mapear o nicho no qual seus negócios estão inseridos.

Esse estudo investiga os hábitos de consumo de um público-alvo predeterminado, o comportamento de empresas similares às do gestor que a executa etc., e pode ser feita pela própria organização em questão (pesquisa primária) ou por terceiros, como consultores e outros profissionais especializados em “investigar” o mercado (pesquisa secundária).

Ela ajuda, acima de tudo, em tomadas de decisões mais assertivas e no planejamento mais preciso de ações estratégicas, mas não somente!

Qual a importância da pesquisa de mercado para a marca?

A força de uma marca tem tudo a ver com a pesquisa de mercado feita por quem é responsável por ela antes mesmo de começar a atuar em seu nicho!

Apenas através dos estudos de dados coletados dos consumidores e da concorrência é que se torna realmente possível conhecer o ambiente em que um negócio está inserido e entender, por exemplo:

  • o que é tendência;
  • em qual contexto econômico e social o público-alvo está inserido;
  • quais desafios serão enfrentados;
  • qual diferencial pode ser oferecido para chamar a atenção;
  • onde aplicar recursos (tempo, dinheiro, pessoal etc.);
  • dentre outros aspectos.

Através da pesquisa antes mesmo da abertura, é possível também ter a certeza da viabilidade do empreendimento, alterar rotas para explorar nichos ignorados do mercado se possível ou necessário, mapear oportunidades e ameaças como um todo e, depois de ter a empresa em funcionamento, testar, com mais tranquilidade, novas campanhas, produtos e serviços.

A pesquisa de mercado ainda impacta no marketing da marca, porque deixa muito mais clara a forma como ela deve se comunicar com o público-alvo para conseguir uma aproximação e, posteriormente, uma fidelização.

Então, como fazer pesquisa de mercado para abrir um negócio?

Para criar uma empresa estruturada, a pesquisa de mercado é o básico e um dos pontos mais importantes. Ela só acontece se você tiver um objetivo definido e souber exatamente o que vai analisar e como vai coletar e organizar os dados que deverá estudar depois.

Defina o seu objetivo

O que você quer descobrir com a pesquisa ou quais aspectos pretende investigar? Faça uma lista e, se necessário, distribua o seu estudo em várias categorias para executá-lo parte por parte.

Você pode ter a pretensão de:

  • mapear seu público-alvo;
  • descobrir novos nichos;
  • monitorar a satisfação do cliente;
  • descobrir tendências de consumo;
  • avaliar a imagem que o público tem da sua empresa;
  • dentre outros.

Saber o que está sendo pesquisado ajuda a analisar corretamente os dados coletados!

Estabeleça um alvo

Defina se a pesquisa será feita em outras empresas do mesmo nicho que a sua e que sejam concorrentes diretas (que vendam as mesmas coisas, estejam na mesma rua ou no mesmo bairro etc.) ou indiretas e não deixe de determinar para qual público a pesquisa será destinada: pessoas de determinada faixa etária, classe, profissão e assim por diante.

Você pode fazer uma pesquisa só para análise da concorrência (benchmarking), outra só para diagnóstico da economia, outra só para investigação dos hábitos de consumo e mais uma para saber a força da sua marca (brand awareness), ou pode reuni-las em um estudo maior: entenda o que cabe ao seu momento.

Determine a sua amostragem

Após a definição do seu objetivo e do seu alvo, escolha que tipo de amostra trará dados relevantes para o seu negócio, como ir a “X” lugares com as mesmas características, conversar com “Y” empresários de determinadas marcas, entrevistar um grupo pequeno ou grande de pessoas por e-mail ou redes sociais e até mesmo fazer perguntas àquelas que estejam passando pela rua do seu negócio.

Estabeleça os canais de pesquisa

Há diversas maneiras de realizar uma pesquisa, sendo a mais comum delas o questionário – que dá para construir através do famoso “Google Forms” –, mas o instrumento para a sua coleta de dados pode mudar de acordo com as suas pretensões e definições anteriores.

Dá para apostar, por exemplo, em entrevistas individuais ou em grupos, só na observação (talvez até se comportando como cliente oculto!) ou em enquetes online. Também dá para estudar relatórios de ferramentas de automação, além de comentários em publicações nas redes sociais ou em vídeos no YouTube.

Finalmente, colete e analise os dados

Tome cuidado para ser cordial e transparente se a sua pesquisa de mercado envolver, principalmente, clientes ou possíveis consumidores; faça perguntas curtas e evite aquelas de múltipla escolha, com várias opções de resposta; ofereça alguma coisa em troca àqueles que se disponibilizarem para ajudar.

Se você não tiver um software que possa lhe ajudar na reunião dos dados, aposte em uma planilha bem organizada e, somente ao final da pesquisa, parta para a análise de tudo o que coletou.

Então:

  • separe os resultados iguais ou similares em grupos maiores, deixando em outro grupo aqueles que apareceram pouco ou uma única vez;
  • investigue-os, interprete-os e compare-os, elaborando um relatório com todas as suas conclusões;
  • anote possíveis mudanças de estratégia, posicionamento, atendimento e outras que achar viáveis e necessárias; e
  • destaque o que mais chamou a sua atenção como gestor(a).

Aproveite o que você aprender no processo para, num futuro próximo, investigar a satisfação da freguesia em relação ao que a sua marca oferece e, se possível, implemente iniciativas similares internamente também: pesquisas de satisfação dos colaboradores são igualmente importantes para os negócios, assim como são essenciais para o bem-estar coletivo.

Por último, mas não menos importante, se precisar de ajuda ou quiser fazer o registro da sua marca, mande uma mensagem para mim através do @ConsolideSuaMarca lá no Instagram. Ainda não tem registro? Faça uma consulta de marca e descubra se não terá problemas ao tentar cadastrar como seu o nome de um negócio que pode já ser de outra pessoa.