Caixa com um "R" dentro de um circulo, simbolizando o registro da marca, e em outra face a logo da amazon

Quem vende na Amazon e tem registro de marca, de acordo com a própria gigante de tecnologia, usufrui de uma garantia de proteção e de segurança muito maior do que quem decide não registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Afinal, o registro adequado permite às marcas estarem de acordo com as diretrizes da Amazon, garantirem maior e melhor controle sobre o seu espaço dentro do marketplace e torna muito mais fácil a resolução de algum problema ou comunicação de irregularidades.

Fora isso, quem tem a marca registrada no INPI aumenta possibilidades dentro da plataforma, inclusive de personalização dos produtos comercializados.

Continue a leitura para conferir uma lista de vantagens e entender exatamente como agir.

Posso vender na Amazon sem registrar minha marca?

Pode, mas não ter o registro de marca não só é prejudicial para a reputação do negócio como atrapalha em outros quesitos.

Os consumidores preferem comprar de marcas registradas por trazer mais credibilidade e confiança, além disso, quem vende e tem o registro pode recorrer à Amazon com facilidade se precisar de suporte e conta com recursos oferecidos pela plataforma dos quais quem não tem o registro não consegue evoluir.

O registro ativo ou pendente – de marca comercial mista ou nominativa – costuma ser destacado como extremamente importante pela própria Amazon e, você deve saber, se pensa em fazer o seu, que a sua empresa deve estar inscrita no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual caso planeje vender exclusivamente no Brasil ou deve ter registro emitido por outros órgãos registradores para vendas no exterior.

E mais: imagem, descrição e nome da marca devem coincidir uns com os outros para que o cadastro na Amazon seja aceito.

Por que a Amazon está exigindo registro de marca?

A exigência representa maior garantia de segurança e proteção tanto da plataforma quanto das empresas e, principalmente, dos consumidores.

Uma vez tendo o registro, você:

  • consegue se cadastrar como lojista no site;
  • recebe acesso a ferramentas específicas para melhorar o seu catálogo de produtos e suas vendas;
  • pode abrir “chamados de violação” para combater qualquer ameaça de cópia ou fraude com sua marca; e
  • transmite mais confiança para os seus consumidores, que, uma vez familiarizados com as compras online, conseguem perceber com clareza quais marcas são e quais não são certificadas.

E quem informa tudo isso é a própria Amazon, viu? Através dos artigos publicados em suas páginas oficiais! Não custa lembrar.

Agora, quais são os custos associados ao registro de marca?

Ao contrário do que muita gente pensa, um certificado não precisa custar mais do que o bolso aguenta! Você pode obtê-lo online, através de empresas especializadas em registro de marca, pagando um valor único que gira em torno de R$ 1.800 a R$ 3.800, dependendo do porte da sua empresa, esse valor geralmente pode ser parcelado sem juros em até 12x. O pedido de registro para o INPI acontece em até 24 horas e, depois, é só acompanhar o processo até a chegada do seu certificado de registro. Ele tem validade de 10 anos, e pode ser prorrogado de 10 em 10 anos!

Ainda não se convenceu de que a hora de fazer este investimento é agora? Siga adiante, para a leitura do próximo tópico.

Como o registro de marca impacta um negócio na Amazon?

Credibilidade, confiabilidade, reconhecimento, lucratividade e rentabilidade são alguns dos ganhos cotidianos de quem vende na Amazon com um registro de marca devidamente efetivado.

Soma-se a eles a facilidade de relacionamento com a plataforma caso seja necessário solicitar alguma ajuda ou solucionar algum problema.

E os benefícios se estendem para além da plataforma, já que o registro impede que qualquer outra empresa adote o nome e as características de uma que já existe e ajuda até mesmo caso venha a ser necessário vender a marca.

Quais os benefícios do registro de marca?

No geral, o registro de marca contribui para a credibilidade da empresa vendedora de produtos ou serviços e ainda impacta de outras formas, a exemplo das vantagens listadas abaixo.

  • Muito mais destaque frente à concorrência
  • Aumento da confiabilidade por parte dos consumidores e, consequentemente, aumento da atração e retenção de clientes
  • Redução de gastos com anúncios patrocinados
  • Maior lucratividade e rentabilidade
  • Máximo reconhecimento, importantíssimo para vendas online
  • Redução do chamado Custo de Aquisição de Clientes (CAC) porque, como a marca com registro tem mais credibilidade, ela precisa correr menos atrás de clientes e gasta menos em termos de CAC, consequentemente

Especificamente na Amazon, todos esses fatores levam, ainda, ao chamado “reconhecimento da marca” ou, em inglês, “brand awareness”, que representa quanto os consumidores e as pessoas que navegam na plataforma têm familiaridade com aquele(a) vendedor(a).

Então, como provar para a Amazon a autenticidade da sua marca?

O passo a passo para cadastro, na plataforma, de uma marca registrada no INPI é muito simples, mas precisa ser seguido pela pessoa proprietária da empresa que pretende vender produtos por lá! Anote.

  1. Faça seu login na Amazon.
  2. Busque pela área exclusiva para cadastro de marca.
  3. Informe o nome da marca registrada no INPI (situação ativa ou pendente).
  4. Insira também o número do processo de registro da marca no INPI.
  5. Forneça à plataforma fotografias que mostrem que o nome da marca aparece nos produtos ou, pelo menos, nas embalagens.
  6. Liste algumas categorias nas quais os produtos que você pretende vender vão se encaixar.
  7. Envie as informações e aguarde que elas sejam verificadas.
  8. Atenda ou retorne ao contato do representante da Amazon que procurar por você.
  9. Informe o código de verificação recebido.
  10. Conclua o processo.

Depois, é só você explorar as vantagens oferecidas exclusivamente para vendedores registrados, como a página de “Brand Registry” e a ferramenta de produção “Conteúdo A+”, que vai ajudar na criação dos títulos e descrições dos seus produtos, e ir experimentando as melhores maneiras de fazer tudo acontecer, monitorando métricas, adequando estratégias conforme necessário etc.

Aplique as técnicas de SEO para a Amazon trazidas em outro artigo exclusivo da Consolide na hora de publicar seus produtos e o sucesso estará garantido!