Ilustração de um homem com documentos em uma das mãos e a outra mão sobre a cabeça, fundo da ilustração na cor laranja

Muita gente tem dúvida sobre o que é marca, de fato, porque o conceito é mais amplo do que parece, mas aqui vai uma resposta para você nunca mais esquecer: marca é um processo estratégico de criação de toda uma identidade para uma empresa. Ela não é apenas um logotipo, por exemplo, mas valores, personalidade, propósito etc.!

A marca como identidade visual, além de tudo, precisa estar protegida no campo jurídico, pelo registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Só a partir daí poderá ser amplamente usada sem preocupações em campanhas de marketing ou projetos específicos, sejam eles slogans, eventos e muito mais.

Continue a leitura para se aprofundar sobre o tema e aproveite para entender quais detalhes analisar na hora de elaborar – ou reelaborar – um conceito único e inovador.

O que é uma marca de produto?

A marca é aquilo que ajuda o produto, o serviço ou a empresa como um todo a terem personalidade e a serem reconhecidos pelos consumidores por meio de seus traços, suas cores, suas fontes, frases, palavras específicas e até sua identidade sonora.

Ela também serve para diferenciar determinado negócio do restante da concorrência e criar um vínculo entre ele e seus clientes, tornando toda a sua “imagem” familiar ao público-alvo com o passar do tempo.

Exemplos não faltam da importância da marca de uma empresa, um serviço ou um produto! Qual a cor do refri de cola mais conhecido do mundo? O que você ouve quando acessa aquele serviço famoso de streaming e dá o play no episódio de uma série? Como se chama a bola que as pessoas usam para jogar vôlei e que virou quase protagonista de um filme?

Pensando nos slogans, que também são parte da marca, certamente você sabe qual é o desodorante “que não te abandona”, quais são os chinelos que “todo mundo usa” e qual a palha de aço que tem “mil e uma utilidades”.

Agora, como chegar a um modelo que se encaixe no seu negócio e quais pontos observar para que todos os componentes da marca se tornem um chiclete na cabeça dos consumidores? Analise as referências a seguir e inspire-se nas orientações que virão logo depois.

Conceito de marca em exemplos

Como você definiria o conceito de marca? Experimente assim: como um conjunto de características, símbolos, nomes, designs, logotipos e outros elementos que identificam e diferenciam um produto, um serviço ou uma empresa de outros no mercado.

Aproveite para se inspirar em alguns exemplos!

  • Cacau Show: ela começou pequena e, hoje, é uma gigante do franchising brasileiro, além de ser a mais lembrada quando o assunto é qualidade do chocolate e opções para presentes em datas comemorativas.
  • Magazine Luiza: o que era apenas uma loja de presentes se tornou uma das referências nacionais do e-commerce, com ênfase em ofertas que desbancam a concorrência, além de trabalhar muito bem o conceito de love brand.
  • Natura: a empresa de cosméticos cresceu rapidamente através de ações educativas sobre o uso benéfico de produtos extraídos da natureza com práticas sustentáveis e com o apoio às iniciativas de preservação ambiental.
  • Tramontina: inserida no mercado por meio da produção artesanal em uma garagem no início do século XIX, a marca cresceu aos poucos e ficou mundialmente conhecida por sua variedade e qualidade de produtos para cozinha.

Acima de tudo, lembre-se de que uma marca é muito mais do que apenas um desenho bonito ou uma frase descolada, e precisa incorporar a reputação, as percepções emocionais e a promessa de valor do negócio.

Assim como fizeram todas essas da lista, mas também da mesma maneira que fazem muitas empresas aí do seu próprio bairro ou da sua rua!

E definir uma marca tem tudo a ver com associá-la ao que você pretende entregar ao seu cliente. Continue a leitura para saber o que fazer se quiser chegar lá.

Como fazer a definição de uma marca? 9 passos para seguir à risca

Para que as suas ideias possam sair do papel, você vai precisar fazer uma série de estudos de elementos que devem compor o seu projeto, levando em consideração, para a sua definição de marca, o público-alvo da empresa, a missão, os objetivos futuros, dentre outros aspectos.

Aqui embaixo, você consegue ter uma ideia mais clara de todos os primeiros passos a percorrer para transformar os rascunhos em realidade!

  1. Compreenda suas missões e valores: identifique o objetivo principal do seu negócio e o que o orienta. Esses elementos serão a base da estrutura.
  2. Conheça seu público-alvo: entenda quem são seus clientes, conheça suas necessidades, desejos, comportamentos e preferências. Isso ajudará a moldar a personalidade da marca de acordo com as expectativas deles.
  3. Analise a concorrência: faça uma varredura completa dos outros players para identificar lacunas no mercado e destacar, na identidade, os elementos que diferenciam seu negócio. Isso vale também na hora de escolher o nome da marca.
  4. Desenvolva uma Proposta Única de Valor (PUV): através dela, fica mais fácil destacar os principais benefícios e características que tornam sua empresa única, o que pode incluir a qualidade do produto, atendimento ao cliente, inovação, dentre outros fatores.
  5. Crie personalidade: para construir conexão emocional com a freguesia, atribua características humanas à sua marca, pensando em como seu empreendimento se comportaria e se comunicaria se fosse uma pessoa.
  6. Escolha elementos visuais fortes: desenvolva uma identidade visual consistente, incluindo logotipo, cores e tipografia. A união desses elementos em uma logomarca única e impactante deve refletir a personalidade e os valores previamente estabelecidos.
  7. Defina sua mensagem central: saiba o que você deseja transmitir e busque a melhor forma de comunicar a mensagem às pessoas de maneira clara, concisa e alinhada com a identidade da sua empresa.
  8. Faça testes e ajustes: busque feedback de amigos, clientes, parceiros e colaboradores e esteja disposto(a) a ajustar sua estratégia com base nessas informações antes de bater o martelo em definitivo.
  9. Finalmente, comunique a novidade: faça questão de que todas as interações da empresa com o público tenham a marca integrada, em posição de destaque e/ou comunicada de alguma forma.

A última dica vale ouro se você quiser construir uma marca forte e se encaixa tanto para o offline quanto para o site e as redes sociais e até para os materiais de marketing e atendimento ao cliente, viu?

Não há nada que uma boa estratégia, usar e abusar do famoso “branding”, pedir conselhos sinceros de marketeiros e outros empreendedores e priorizar a ideia de fixar seu negócio como autoridade do setor em que ele está não sejam suficientes para uma trajetória de puro sucesso.

É só começar! #Partiu?