É difícil encontrar uma só pessoa na vida que nunca tenha comprado uma camiseta, não é mesmo? Esse item do vestuário está presente em todos os guarda-roupas - femininos, masculinos e infantis - e pode ser um produto rentável para quem pretende criar sua própria marca.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção o setor têxtil mais de 3% no ano passado. Talvez por esse motivo, muitos empreendedores decidem entrar no universo da criação de uma linha de roupas, e mais especificamente, de uma marca própria de camisetas. 

O primeiro passo para quem deseja entrar nesse ramo é criar uma identidade para sua marca (além, é claro, de decidir o nome). Mas há também outros primeiros passos importantes que não podem ser negligenciados na criação da marca

Desde a escolha de fornecedores de produto, até a estrutura da loja online ou física, a definição de preços e o plano de divulgação, há muito para se fazer. Então continue com a gente, que vamos dar várias dicas de como criar uma marca de camisetas. Antes disso, confira as perguntas-chave que você precisa fazer para iniciar uma marca. 

empreendedor

4 perguntas-chave para quem quer criar uma marca de camisetas 

#1 Quem é o público-alvo?

Para descobrir exatamente o público-alvo da sua marca, você não poderá se basear em “achismos”: é preciso realizar uma pesquisa. O público-alvo nada mais é do que um grupo específico de consumidores com características bem semelhantes, que serão seus potenciais clientes. 

Para fazer a pesquisa de público, elabore perguntas estratégicas que vão fornecer um bom entendimento do perfil dessas pessoas, como:

  • sexo
  • idade
  • renda
  • bairro e cidade onde vive
  • motivações para a compra do produto
  • estilo de vida

Além de fazer uma pesquisa básica, use dados de entidades como o IBGE e  o SEBRAE, e de ferramentas online, como o Google Trends, para coletar informações que ajudam a conhecer seus potenciais consumidores. 

#2 Qual será o tipo de empresa?

Definindo seu público-alvo, a próxima pergunta que você deve fazer a si mesmo é: qual será o tipo de empresa? É possível escolher uma das modalidades, de acordo com o seu perfil de empreendedor e tipo de negócio: MEI, Simples Nacional, Eireli, Ltda, e outras. Qualquer uma das opções possui vantagens e desvantagens.

O MEI (Microempreendedor individual) por exemplo, tem carga tributária baixa, mas o rendimento anual não pode ser superior a R$ 81 mil. É importante considerar os benefícios e requisitos fiscais de cada uma delas. Para isso, consulte o site da Receita Federal e obtenha todas as informações que precisa.

#3 Como será a estrutura do negócio: físico ou online?

A próxima pergunta fundamental que precisa ser feita é sobre a estrutura do seu negócio: loja física ou online? Isso deve estar bem claro na criação de sua marca, mas nada impede que você altere sua estrutura depois. Por exemplo, você pode iniciar com uma loja 100% online e com o passar do tempo decidir abrir uma loja física. 

O que você precisa levar em consideração é o seu orçamento: abrir uma loja online é mais barato do que montar uma loja física, pelo menos no início do negócio, até que você se estruture e tenha capital de giro suficiente para encarar um espaço físico.

#4 Como será a produção dos produtos?

A quarta e última pergunta-chave para quem quer criar uma marca de camisetas é em relação à produção: você mesmo vai fabricar ou o trabalho será terceirizado? Ou você vai comprar as camisetas no atacado e vai produzir as próprias estampas?

Coloque no papel como você pretende fazer contato com os fornecedores de seu produto, se pretende adquirir máquinas para estamparia ou se pretende contratar funcionários para essa produção. Dê atenção também à qualidade das peças e ao compromisso com a entrega dos produtos. 

empreendedorismo feminino

Com as respostas para essas perguntas na ponta da língua, agora é hora de partir para a criação da marca, propriamente dita. Bora lá?

Como criar uma marca de camisetas: primeiros passos

Escolha um nome original para sua marca

Criar o nome de sua marca poderia ser uma tarefa simples, mas nem sempre é. Afinal, escolher um nome que ficará para sempre (pelo menos, é que se espera) é praticamente como escolher o nome de um filho, né? É o nome que vai chamar a atenção do público e fazer os consumidores lembrarem de seu negócio.

Portanto, nunca, jamais, em tempo algum, crie um nome igual ou muito semelhante a uma marca que já existe. Isso é sério. Faça uma pesquisa sobre o perfil das marcas semelhantes e tente se diferenciar o máximo possível na escolha do nome da sua. 

No Brasil existe um órgão que regula o Registro de Marcas, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O instituto disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento. É de fundamental importância que você faça uma pesquisa de marcas registradas, para evitar usar um nome que já existe e que já possui o certificado de Registro.

Além de ter esse cuidado, a dica é escolher um nome curto e de fácil pronúncia para sua marca. Isso ajuda os consumidores a memorizarem o nome que, combinado a uma identidade visual matadora, fará com que sua marca seja reconhecida. 

Crie uma identidade visual

Logo de cara, a primeira coisa que os consumidores reparam em uma marca é a sua identidade visual. O logotipo é o elemento principal, já que faz o consumidor diferenciar sua empresa dos concorrentes.

A identidade visual de uma empresa é formada por vários elementos: logotipo, cores, fonte, imagens nas redes sociais, publicidade e tantos outros. É a identidade que traduz a personalidade da sua marca. Ao ver um tênis com três listras, imediatamente relacionamos à marca Adidas, não é mesmo? Estes elementos fazem parte da identidade visual da marca esportiva.

Uma identidade visual para sua marca pode agregar:

  • logotipo;
  • site;
  • etiquetas e tags;
  • cartão de visitas;
  • fachada (para lojas físicas);
  • layout de e-mail;
  • capas para redes sociais;
  • panfletos;
  • embalagens para os correios;
  • posts em redes sociais;
  • e outros.

Se você quiser que sua marca se destaque, é muito importante contratar o trabalho de uma agência ou profissional de design para a criação de sua identidade visual. 

Busque os fornecedores

Como sua coleção será fabricada? Esta foi uma das perguntas-chave que sugerimos no início do texto. Então, essa é a hora de pesquisar locais de fábrica diferentes e mercados atacadistas têxteis para encontrar o mais adequado para o seu negócio. Há basicamente dois tipos de fornecedores: 

  • Fabricantes: quando você compra os produtos direto de fábrica.
  • Distribuidor exclusivo: quando é uma empresa que importa ou distribui os produtos a preço de atacado. 

Você também precisa planejar como serão desenvolvidas as aplicações de estampas nas camisetas: serão feitas por sua conta ou já vêm de fábrica? Para ajudar você nesta tarefa, veja o exemplo de empreendedores que fazem estamparia em casa:

Faça um plano de divulgação de sua marca

Hoje em dia, a divulgação de uma marca pode ser 100% digital. O Instagram, por exemplo, é uma super ferramenta para expor seus produtos e funciona como uma vitrine. Com uma simples conta comercial no Instagram você poderá conhecer melhor os seguidores do negócio, acompanhar o desempenho das publicações e criar promoções direcionadas aos clientes.

Um dado interessante: até 2021, os vídeos vão gerar 82% do tráfego de internet mundial. Então, para divulgar sua marca de camisetas, aposte nessa tendência, fazendo stories (vídeos curtos de até 15 segundos) e vídeos do IG TV (mais longos) no Instagram. Os vídeos servem para divulgar as novidades e explorar os bastidores de sua loja. 

---

Tem dúvidas sobre criação e consolidação de uma marca? Deixe seu comentário abaixo!