Ilustração de um celular com uma aparente página da loja virtual da amazon com alguns produtos, onde um dos produtos está destacado na tela

Use a criatividade para destacar o seu produto na Amazon na hora de criar campanhas e divulgar ofertas e preocupe-se muito com as palavras-chave que serão usadas para cada item, escolhidas por você através da ferramenta Amazon Keyword Tool.

Fora isso, atualize sempre as fotos e faça capturas em um espaço com uma boa iluminação, priorizando imagens de qualidade e ambientadas, ou seja, fotografadas em um cenário – uma sala se o produto for um abajur, o corpo de alguém se o produto for uma roupa e assim por diante.

Dessa forma, você consegue deixar mais claros o tamanho e o formato e, mesmo sem querer, acaba orientando a compra do consumidor.

E tem mais, viu? Dá um check na lista a seguir com nove dicas que vão ajudar a alavancar suas vendas!

9 dicas para destacar produto na loja virtual da Amazon

Há várias estratégias para se destacar na Amazon, a exemplo de entender quem é seu público-alvo, caprichar nas descrições dos produtos e manter um padrão de ofertas atrativas.

Todos os outros mecanismos indispensáveis para deixar a concorrência comendo poeira – testados por especialistas! – foram listados abaixo.

1. Use a Amazon Keyword Tool

Quando você coloca um produto à venda, é importante que ele tenha as palavras-chave necessárias para aparecer da melhor maneira na plataforma.

Ao acessar o site ou aplicativo e fazer uma busca com intenção de compra, o usuário da Amazon pesquisa pelo nome do item que precisa adquirir ou pela palavra que equivale à maneira mais comum de se denominar aquela “coisa”.

Essas palavras-chave devem constar na construção da descrição do seu produto!

Se você fizer a lição de casa direitinho, as chances de a marca aparecer nas respostas da pesquisa são altas, porque o próprio algoritmo vai buscar a mercadoria que mais se enquadra no termos pesquisados pelo consumidor.

2. Busque maneiras de otimizar ainda mais as pesquisas

Para além das palavras-chave mais óbvias, ao anunciar algo, seja o mais específico(a) possível quanto às outras “keywords” de descrições e títulos.

Quem vende acessórios de informática, como um headset gamer, pode pensar que um cliente talvez pesquise por “fone de ouvido gamer azul com led” ao acessar a Amazon, então, por que não se antecipar às necessidades desse usuário, certo?

Se o headset também é conhecido por “fone”, nada melhor do que atribuir o nome alternativo ao produto para abranger mais termos nas pesquisas.

Um item com várias palavras-chave correspondentes às suas características consegue mais chances de aparecer no topo da busca, portanto, não esqueça de considerar:

  • cor;
  • tamanho; e
  • diferenciais.

Dentre outras descrições que ajudem a direcionar os resultados para a sua loja.

3. Capriche nas especificações dos produtos

Para passar credibilidade e destacar marca e produto na Amazon, você também deve planejar, com muita dedicação, tudo o que vai dizer sobre cada item ao apresentá-lo ao consumidor.

Cuidado para não escorregar nos erros de português ou inglês, não cometer falhas ao trazer nomes técnicos complicados e se manter fiel nos seguintes aspectos:

  • o que é o produto;
  • suas informações técnicas;
  • do que é feito (material);
  • qual a origem de fabricação;
  • como deve ser usado; e
  • garantias e observações adicionais.

Uma descrição com esse conteúdo é o básico para que o consumidor fique bem informado sem precisar sair da sua loja para “dar um Google” ou pesquisar no YouTube sobre o produto.

4. Ofereça descontos e promoções

Quer vender mais? Os descontos são uma das alternativas mais atrativas para fidelizar novos clientes, assim como acontece nas lojas físicas!

Só que, além dos preços mais baixos do que os de outros vendedores, tente dar benefícios aos consumidores que adicionem outros itens da sua marca ao mesmo carrinho, como um cupom ou frete grátis.

Brindes também são sempre bem-vindos, principalmente para novos compradores: envie a encomenda com algum mimo ou uma oferta válida para a próxima compra e fidelize mais pessoas.

Outra dica: torne-se membro do plano profissional da Amazon para divulgar ofertas especiais e limitadas.

5. Aposte nas ofertas especiais e limitadas

A partir do momento que você se torna membro do plano profissional da Amazon e posta uma mercadoria por lá, sinalizando-a como uma oferta especial, o item fica colocado como destaque por um prazo determinado, o que vai fazer o produto ser mais visto no marketplace naquele período preestabelecido.

E como se tornar membro do plano profissional? Antes de qualquer coisa, tendo a sua marca registrada! Além de oferecer a entrega tipo “Prime” para todo o Brasil e contar com, no mínimo, uma avaliação de três estrelas.

6. Produza “Conteúdo A+”

Outra vantagem para vendedores profissionais da plataforma – que também ajuda a destacar produto e marca lá dentro – é o acesso à ferramenta de “Conteúdo A+”.

Ela ajuda a agregar detalhes na hora de construir título e descrição da sua mercadoria e amplia absolutamente as chances de você passar confiança ao comprador porque permite que ele tire todas as dúvidas específicas antes de fechar negócio.

7. Aposte na “Buy Box”

A Buy Box é um quadro que aparece próximo ao produto que está sendo visualizado pelo comprador naquele momento, com ofertas semelhantes às daquele item. Dá uma olhada!

Ilustração de buy box da amazon, com três opções de valores diferentes de um mesmo produto
Imagem: Amazon
 

E você pode fazer parte dela, mas, para isso, será necessário que:

  • o seu produto seja entregue no mesmo endereço do concorrente;
  • você ofereça um preço competitivo e, portanto, similar ao do outro item;
  • o frete grátis seja trazido como diferencial;
  • você conte com boas avaliações de outros clientes; e
  • o item esteja disponível em estoque.

Quando você aposta nessa forma de divulgação, aumenta as chances de fisgar um comprador que, talvez, fechasse negócio com a concorrência antes de lhe conhecer.

8. Use o consultor de vendas da Amazon

A gigante do varejo oferece um guia – o “consultor de vendas” – para dar suporte aos iniciantes em relação aos primeiros procedimentos e ao que fazer em casos específicos, e esse suporte acaba sendo positivo também para o destaque dos produtos, já que todos adquirem mais experiência sobre como fazer suas vendas e divulgações e como atrair consumidores para suas lojas.

O guia está disponível na central do vendedor, que pode ser acessada por você através da própria plataforma. Lá, você também consegue optar por receber informações por e-mail sobre novidades ou assuntos direcionados à sua área de atuação.

9. Tenha controle total do seu estoque

E não só para conseguir se destacar na “Buy Box” sobre a qual você leu anteriormente!

Ao visitar a sua loja e perceber a falta do item que procura, o cliente provavelmente vai migrar para outro espaço dentro do marketplace, com o produto disponível para envio imediato (e dificilmente voltará ao seu perfil outras vezes).

A frustração é ainda maior quando ele já escolheu um produto e vai buscar pelo segundo ponto de interesse para adicioná-lo ao carrinho, mas descobre que o item número dois acabou.

No mundo da resposta em um clique, a frase “produto indisponível” é um forte repelente, então, mesmo que determinado objeto não tenha muita saída, cuide para manter algumas unidades sempre em estoque.

Senão, já era a experiência positiva com seu estabelecimento e bye bye para aquela ideia de a sua marca se tornar uma love brand, até porque, na internet, vender mais tem tudo a ver com boa reputação!

Como aumentar as vendas de um produto na loja virtual da Amazon?

Na internet, você vende mais quando a sua avaliação é superior a dos seus concorrentes e, na Amazon, vale a mesma máxima: quanto mais você se empenhar para ter um bom atendimento na loja dentro do marketplace, melhores as avaliações e maiores as vendas.

Fora a necessidade de seguir todas as outras dicas trazidas até aqui neste artigo.

E mais! Trabalhe para:

  • reduzir os índices de devoluções;
  • ter poucas reclamações ou, se possível, nenhuma; e
  • evitar altas taxas de cancelamentos.

A qualidade do item, o tempo de entrega, a embalagem… Tudo importa!

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Consumoteca, especializado em direcionamento de investimentos, mostrou que, em 2021, 80% dos brasileiros já preferiam comprar de lojas bem avaliadas do que se arriscar em e-commerces sem avaliações ou com avaliações ruins. Imagine agora, então, no ápice das vendas online, como está essa preferência.

Depois de adotar todas essas dicas, busque maneiras de melhorar sua margem de vendas e o ciclo do sucesso estará fechado. Você não precisa de muito!

Como melhorar a margem de vendas dos produtos na Amazon?

Invista no marketing com propagandas criativas, faça campanhas promocionais também nas redes sociais, contando para seus seguidores que as ofertas estão rolando lá no marketplace, e, sempre que possível, atualize a lista de produtos que você vende.

Preocupe-se em trazer novidades para os usuários, porque é isso o que desperta interesse tanto de atuais quanto de novos compradores.

Em paralelo, explore o universo do e-mail marketing e deixe de lado aquela ideia de que essa estratégia já morreu: através dele, fica muito mais fácil comunicar tudo sobre a sua marca e a sua loja para quem tem interesse em saber.

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