Em tempos de pura conexão virtual, as empresas precisam estar antenadas nas maiores e melhores tendências de comunicação. E, nesse caso, uma estratégia de marketing B2B, de negócio para negócio, também é muito importante para crescer.

Existe uma grande diferença do empreendedor que “deixa rolar” para ver o que acontece e daquele que planeja, pensa nos prós e contras e executa ações com foco. Para quem segue o fluxo, pode ser que as vendas aconteçam, mas o que tem estratégia estará muito mais preparado para enfrentar todos os desafios, pois ele já mensurou possíveis erros e acertos.

Se a sua ideia é aprender a criar uma estratégia de marketing de sucesso B2B, continue lendo esse artigo. Nós vamos te ajudar.

O que analisar em uma estratégia de marketing B2B

Antes de qualquer coisa, vamos lembrar qual é o conceito desse termo, pois existe diferença entre B2B e B2C, duas modalidades de negócio.

B2B significa “Business to Business”, ou seja, de empresa para empresa. É quando a pessoa jurídica compra um produto ou serviço e revende.

Um exemplo para você entender melhor é quando farmácias compram remédios de grandes indústrias de medicamentos e levam ao seu posto de vendas para chegar ao consumidor final.

E, voltando ao foco do artigo de hoje, qual é a melhor estratégia de marketing para o B2B?

O principal diferencial na hora da criação desse projeto de comunicação é manter o foco nos clientes. Você precisa saber quem são eles, o que fazem, por que fazem, como fazem e de que forma estão relacionados à sua marca. Analisando o cliente, já é possível ter várias respostas de qual caminho seguir.

Sem contar que, quando existe uma estratégia, existe uma forma de gerar contatos qualificados. Isto é, possíveis clientes já pré determinados a comprar seu produto.

Vale lembrar que nenhuma marca envolvida em uma estratégia de marketing para o B2B pode ser protegida de cópias se não estiver registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O que isso quer dizer? Sem o certificado de registro, qualquer pessoa pode usar sua criação e o que a envolve. Esse amparo judicial tem validade de dez anos e, após o período, pode ser renovado sucessivamente.

Então, para ter exclusividade e fazer seu negócio crescer sem preocupação, antes de qualquer estratégia faça o registro de marca. O processo pode ser feito pelo próprio empreendedor, mas precisa ter muita cautela nos detalhes. Por isso, muitos optam pelo acompanhamento por uma empresa especializada, como o caso da Consolide.

Qual a melhor estratégia de marketing para o B2B

Atrair mais clientes e fechar mais vendas devem ser, sim, objetivos primordiais do marketing. Se isso não for o foco, outros retornos também não terão validade.

E para isso funcionar, é necessário separar quais ações serão realizadas on e off-line. Não queira fazer as mesmas aplicações, porque são meios diferentes e isso pode não gerar bons resultados.

Confira, abaixo, algumas opções de estratégias de marketing para o B2B e como divulgar seu produto ou serviço também off-line.

Marketing digital para B2B

 

Redes sociais

Essa é uma ótima vitrine para estampar seu produto ou serviço. Produzir conteúdo digital para sua empresa gera valor e aproxima o cliente.

Para saber qual a melhor rede social B2B, é importante avaliar onde seu cliente se encontra. No meio digital, testes são sempre importantes.

Blog

Esse espaço vai permitir que você produza conteúdos de valor e com mais informações. Sem contar que é uma forma de ranquear melhor no Google, o que pode te levar às primeiras páginas de busca nessa ferramenta de pesquisa.

Sempre fique atento às tendências do mercado e fale sobre elas. Você pode, sim, ser uma referência e autoridade na área.

E-mail marketing

Produzir conteúdo personalizado para um público específico é uma ótima opção do e-mail marketing. Aqui, você cria uma lista segmentada para o estágio de compra certo em que o cliente se encontra.

Você vai nutrindo o cliente e lembrando sempre que você permanece ali para ajudá-lo, trazendo informações e mantendo um relacionamento.

Marketing off-line para B2B

Explicar o produto

Aqui está uma grande chance de preparar aquela apresentação incrível em slides para mostrar quais soluções seu produto oferece ao cliente.

Nesse ponto, organize algo visualmente atrativo, organizado e com dados que comprovem essa eficácia. Uma dica é criar esse conteúdo na ferramenta Canva, que tem vários templates interessantes e refinados.

Workshops

Eventos em geral atraem muito o público. Ainda mais que você está lidando diretamente com empreendedores.

Crie workshops com nomes relevantes na área. Mostre que você quer trazer conhecimento e aprimorar o profissionalismo do cliente. Sem contar que seu produto ou serviço será a cara do evento. Isso vai chamar atenção.

Campanhas

Sua marca também precisa ter uma identidade. Quais lutas e causas sociais ela defende? Essa é uma oportunidade de engajar em temas discutidos anualmente e em determinadas datas.

Nesse caso, você terá certa visibilidade e, principalmente, mostrará o lado humanizado do empreendimento.

–-

O marketing é, sim, uma forma de almejar um crescimento de forma planejada, calculando todos os caminhos possíveis.

O sucesso de um negócio é justamente estar pronto para qualquer situação. Então, vale reforçar que, antes de começar qualquer negócio ou continuar investindo no que já criou, somente o registro de marca pode protegê-lo do uso indevido.

Gostou de saber sobre esse assunto? Navegue em nosso blog e saiba mais sobre conteúdos de empreendedorismo, marketing e marcas.