ideias de negócios 2023

Se você decidiu que 2023 vai ser o seu ano de deixar a CLT para trás e se tornar seu próprio patrão, mas não tirou os planos do papel, calma que ainda dá tempo. O primeiro passo para isso é conhecer as tendências de mercado e saber onde é mais promissor investir o seu dinheiro.

Os dados de 2023 indicam um momento de recuperação e de oportunidades de negócios para aqueles que desejam empreender. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram abertas 374.344 empresas no Brasil, de acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O número representa um aumento de 6,5% em comparação ao mesmo período de 2022.

De acordo com o levantamento, os pequenos empreendedores são os principais responsáveis por esse crescimento. Entre janeiro e março de 2023, foram abertas 280.321 empresas na modalidade Microempreendedor Individual (MEI), 5,7% a mais que no primeiro trimestre do ano passado.

As mudanças no comportamento do consumidor, a adoção de tecnologias inovadoras e a crescente demanda por soluções práticas e acessíveis estão entre os fatores que estão impulsionando o surgimento de novos modelos de negócios.

No entanto, não basta ser otimista e muito menos contar com a sorte para ter um empreendimento de sucesso. Se você vai começar a empreender, é essencial saber quais áreas têm maior potencial de crescimento.

Por isso, neste artigo, vamos te apresentar alguns dos segmentos em alta neste ano para você investir seu dinheiro com melhores possibilidades de retorno financeiro.

O mercado em 2023

O mercado em 2023 tem se mostrado promissor, com perspectivas de crescimento significativas em diversos setores. De acordo com as projeções do Banco Central, a expectativa é que o PIB brasileiro cresça cerca de 1% este ano, impulsionado pela recuperação da economia e pelo aumento dos investimentos.

Entre os setores em alta, destaca-se o mercado de tecnologia. Somente em janeiro de 2023, o Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) registrou cerca de 4.300 novos postos de trabalho, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O crescimento é resultado do aumento do uso de tecnologias digitais e da demanda por soluções inovadoras.

Outro setor que deve apresentar um bom desempenho em 2023 é o de alimentos e bebidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor deve crescer cerca de 2% neste ano, impulsionado pelo aumento do consumo interno e pela retomada das exportações.

Além disso, o mercado de franquias também tem se mostrado em alta, com um crescimento de 6,4% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse crescimento é resultado da expansão de diversas redes de franquias, que vêm investindo em novas unidades em diferentes regiões do país.

Esses são alguns exemplos de como o mercado em 2023 é promissor para quem está pensando em empreender. Veja, a seguir, quais as melhores oportunidades para iniciar o seu negócio.

5 ideias de negócios para investir seu dinheiro

Existem diversos segmentos em alta em 2023 e que podem ser boas oportunidades de negócio para quem vai começar a empreender. Entre eles, estão:

1. Tecnologia

O setor de tecnologia continua em alta e tende a se manter em expansão, com projeção de crescimento em torno de 7,5% em 2023. Empresas que oferecem soluções inovadoras em áreas como inteligência artificial, blockchain e Internet das Coisas estão em destaque. Além disso, o desenvolvimento de aplicativos, soluções para e-commerce e marketing digital também são boas oportunidades.

2. Saúde

A pandemia colocou a saúde no centro das atenções e isso se reflete, também, em novas oportunidades de negócios. Algumas opções são a abertura de clínicas especializadas em determinadas áreas, como estética ou terapia ocupacional, e o desenvolvimento de tecnologias para aprimorar o atendimento médico e a qualidade de vida das pessoas.

3. Educação

Com o aumento da demanda por educação a distância, investir em plataformas de ensino on-line pode ser uma boa opção para quem quer empreender em 2023. Além disso, negócios que oferecem cursos e treinamentos em áreas específicas, como tecnologia ou escola de idiomas, também podem se tornar boas oportunidades.

4. Franquias

O mercado de franquias tem se mostrado em alta nos últimos anos e, em 2023, não será diferente. Como mencionamos acima, o crescimento no primeiro trimestre foi superior a 6% e, por isso, investir em uma franquia pode ser uma boa opção para quem quer empreender, já que é um modelo de negócio consolidado e que oferece suporte e treinamento ao franqueado.

5. Alimentação

Também com projeção de crescimento em 2023, o setor de alimentos é outra boa opção para investir. Desde a abertura de restaurantes e bares até a produção de alimentos saudáveis e veganos, vale a pena investir no ramo de alimentação.

Citamos aqui alguns exemplos de segmentos em alta em 2023. No entanto, antes de decidir onde investir o seu dinheiro, é importante pesquisar e identificar as oportunidades de negócio que melhor se adequem ao seu perfil e aos seus objetivos de empreendedorismo.

Passo a passo: por onde começar

Antes de começar a empreender em qualquer setor, é essencial fazer uma análise detalhada do mercado e das oportunidades. Veja, a seguir, um passo a passo para começar um negócio com o pé direito:

Defina seu nicho de mercado e seu público

A partir do seu perfil e das suas habilidades, pesquise sobre o mercado em que você deseja atuar, identifique oportunidades e estude o comportamento do seu público-alvo para definir o nicho de mercado mais adequado para você.

Crie a sua marca

O nome e o logotipo da sua empresa são fundamentais para a construção de uma marca forte no mercado. Por isso, é importante definir uma identidade única, que reflita os valores e a proposta da sua empresa. Pesquise no INPI se já existe uma marca semelhante e, se estiver disponível, providencie o registro de marca o quanto antes para garantir a propriedade.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta importante para estruturar o seu empreendimento. Inclua informações sobre a sua empresa, produto ou serviço, mercado, concorrentes, estratégias de marketing e vendas, entre outras.

Defina a modalidade do seu negócio

MEI, ME, EPP, Ltda... São tantas siglas que você pode ficar confuso na hora de definir a modalidade que mais se adequa ao seu tipo de negócio. Para não errar nessa escolha importante, consulte um contador ou advogado para te orientar no processo de abertura da empresa.

Estabeleça um plano financeiro

É possível iniciar um negócio com pouco dinheiro. Para isso, faça o planejamento dos investimentos necessários para a estruturação do seu negócio e o retorno esperado. É importante realizar projeções financeiras realistas e acompanhar os resultados para fazer ajustes quando necessário.

Invista em divulgação

Especialmente para quem está começando a empreender, é fundamental ser visto e conhecido pelo público. Para isso, desenvolva um plano de marketing que contemple a divulgação da sua marca e dos seus produtos ou serviços, incluindo diferentes canais de divulgação e ações promocionais para atrair clientes.

Acompanhe os resultados

Monitore com frequência os resultados do seu negócio e avalie o desempenho das suas estratégias. Faça ajustes quando necessário e esteja sempre atento às oportunidades de melhoria.

---------------------

Empreender é um desafio que exige planejamento, dedicação e estratégia e saber onde está pisando é fundamental para que os negócios deem certo. Por isso, é tão importante avaliar onde há potencial de crescimento e lucratividade para investir em 2023.

Com uma estruturação adequada do seu empreendimento, o investimento em uma marca forte e registrada e uma estratégia de marketing bem elaborada, você estará mais próximo de alcançar seus objetivos empresariais e colher os frutos do seu trabalho.

Fique atento às tendências e continue acompanhando nossos conteúdos de empreendedorismo para estar sempre atualizado. Se conhece alguém que está pensando em empreender, não deixe de compartilhar este artigo.