Sabe quando você ainda não conhece uma determinada empresa, mas recebe um cartão de visitas e acha aquela marca incrível? Pois é. Não só a identidade visual do seu negócio é capaz de fazer o consumidor ter uma percepção positiva da marca, como também o material gráfico, como um simples cartão.

A empresa até parece mais profissional, apenas pelo fato de ter um material padronizado, com a logomarca e as cores atrativas, não é mesmo? É o poder da papelaria da marca. 

A papelaria, também chamada de enxoval, é um conjunto de peças com identidade visual, que causa uma unidade na comunicação e facilita o entendimento da marca pelo público.

Tal como o enxoval de um bebê, a papelaria tem peças imprescindíveis para uma marca que está nascendo - ou já nasceu. Ela é composta por cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, pasta, e tudo que for adequado para a empresa. 

Então, assim que sua logomarca ficar pronta, é hora de pensar nas peças que vão compôr a papelaria do seu negócio. Bora lá?

Logomarca pronta? Agora crie os itens da papelaria!

Ok, você agora tem uma missão: criar o enxoval da sua marca. Lembre-se: as peças devem trazer as informações essenciais da sua empresa: nome, telefone e endereço, site e redes sociais. Então veja agora cada um dos itens de papelaria que você pode criar:

Cartão de visitas

O cartão de visitas é uma das peças mais importantes para gestores e colaboradores da empresa. Este item precisa trazer todas as informações de contato, tanto da empresa como do funcionário. O cartão é útil para fazer networking em geral, encontrar clientes, parceiros e fornecedores. 

Como o próprio nome já sugere, o cartão de visitas frequentemente é o primeiro contato do seu cliente com a sua marca, é a porta de entrada, a primeira impressão. Então, essa peça é bem importante, independentemente do ramo de atuação de seu negócio.

Acredite: se o seu cartão for impactante, as chances de fechar bons negócios aumentam. Na hora de desenvolver a papelaria pode surgir a dúvida: fazer sozinho ou contar com apoio de especialista? Descubra os prós e contras de cada um neste artigo.

Envelopes

Envelopes são peças úteis para o envio de correspondências, comunicados internos e externos, recibos e faturas, etc. Pode parecer bobagem, mas receber um documento em um envelope personalizado com a identidade visual de sua marca é capaz de passar credibilidade, confiança e respeito para o seu cliente. 

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Papel timbrado

O papel timbrado é uma folha com a logomarca da empresa, geralmente com um cabeçalho e um rodapé, e pode ter os dados da marca no rodapé, como endereço e telefone. Esse tipo de folha é fundamental para qualquer comunicação da empresa, seja envio de apresentações, cartas ou orçamentos, e pode ser impresso ou apenas um arquivo digital. A saber: ter um papel timbrado também transmite profissionalismo ao público. 

Pastas

Quem nunca recebeu um documento ou algum tipo de informação em uma pasta com a logomarca de uma empresa? As pastas servem para guardar documentos e, sim, têm quase a mesma função dos envelopes. Mas não deixam de demonstrar uma preocupação da marca com seus clientes ou parceiros. Vale a pena investir nesta peça. 

Outros itens de papelaria

O enxoval da marca pode ir além dos itens descritos acima, é claro. Isso depende bastante do seu setor de atuação. Por exemplo, uma cafeteria pode investir também em peças de papelaria como:

  • cardápio
  • copos personalizados
  • porta-copos
  • crachás

Já um consultório médico ou clínica pode ter peças como: receituários, canetas, blocos, etc. 

O enxoval pode ser maior ou menor, de acordo com a demanda de cada tipo de negócio. Muitos investem também em brindes corporativos, que podem ser, de certa forma, considerados como itens de papelaria: agenda, mouse pad, catálogos, calendários, cadernos, blocos, canetas, etc.

Mas agora vem a dica mais importante: independentemente do seu nicho de mercado e de quais materiais você irá produzir, a identidade visual para sua empresa deve ser levada em consideração. É preciso ter harmonia e coerência em sua papelaria de marca. 

Trocando em miúdos: todas as peças devem dialogar entre si, com a mesma identidade, o mesmo acabamento, a mesma paleta de cores e tipografia. Os elementos visuais devem estar em harmonia, e aí entra a criação de um manual de identidade visual.

O que é um manual de identidade visual

O manual de identidade visual - também chamado de manual de marca - é um documento onde são inseridas as recomendações para colocar em ordem os elementos da marca. Nele, devem constar informações técnicas, especificações e normas principais da aplicação do logotipo, das cores, etc. 

O manual de identidade visual orienta também em relação aos tamanhos e proporções do logo, o tipo de cores e fontes a serem usados e o posicionamento dos elementos gráficos da marca, preservando os padrões da identidade corporativa. Quando você criar a sua marca, já deve pensar neste documento, ein? 

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Então, esse conteúdo foi útil? Conte pra gente como está a criação de sua marca!

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