registrar-nome-artistico

Você sabe quem é Stefani Joanne Angelina Germanotta? E Norma Jeane Mortenson? Talvez você ache que não as conhece, mas com certeza já ouviu falar de  Lady Gaga, a Stefani, e Marilyn Monroe, a Norma. Isso porque essas duas celebridades ficaram reconhecidas por seus nomes artísticos, enquanto os nomes oficiais ficaram escondidos nos bastidores.

Esses dois exemplos ilustram bem a importância de ter uma identidade única e autêntica para ser reconhecido pelo público e chegar ao estrelato. O problema é que sempre existem os imitadores, prontos para copiar sua criação e se beneficiar da imagem que você levou tanto tempo para construir.

É por isso que registrar seu nome artístico como marca é uma estratégia inteligente para proteger sua identidade e garantir que ninguém possa se apropriar indevidamente do seu trabalho.

Neste artigo, vamos te dar dicas para escolher um nome de sucesso e como protegê-lo para garantir a exclusividade que você merece.

Quem pode ter um nome artístico

Você é um músico talentoso, um pintor criativo, um escritor inspirado ou um influencer popular? Então, você pode usar um nome artístico como ferramenta valiosa para construir sua marca pessoal e se destacar em seu campo de atuação.

Veja, a seguir, quem pode se beneficiar de um nome artístico:

  • Artistas em geral: músicos, cantores, compositores, pintores, escultores, escritores, atores, dançarinos e qualquer outro tipo de artista que queira um nome forte para se apresentar ao público.
  • Profissionais criativos: além dos artistas tradicionais, profissionais criativos de outras áreas, como estilistas, designers de interiores, arquitetos, maquiadores, fotógrafos e designers, também podem adotar nomes artísticos.
  • Influenciadores digitais: quem segue uma carreira on-line pode usar um nome artístico para criar uma identidade  única e facilmente reconhecida pelos seguidores.
  • DJs e produtores musicais: na indústria da música eletrônica, é comum que DJs e produtores musicais criem uma identidade artística para conquistar seu público.

Como escolher um nome artístico

Chegou a hora! Se você está se preparando para conquistar uma multidão de fãs, precisa de um nome à altura, certo? Mas como escolher o nome ideal?

Primeiro, pense nele como parte integrante da sua identidade como artista. Tenha sempre em mente o que você precisa para construir sua marca pessoal e que seu nome artístico será associado ao seu trabalho ao longo da sua carreira. Por isso, ele deve ser autêntico, significativo e representar a sua visão.

Abaixo, listamos algumas dicas para você criar sua persona artística e construir uma marca pessoal que reflita seus valores, estilo e identidade.

Avalie seu perfil

Comece avaliando seu perfil e como você quer representar sua identidade artística, estilo de trabalho e valores. Identifique o que te torna único e busque um nome que transmita isso. Muitas vezes, apenas uma adequação do nome oficial basta, mas você pode inovar e criar um nome totalmente diferente do que está registrado na sua Certidão de Nascimento.

Seja original

Originalidade é um aspecto fundamental na hora de criar um nome artístico. Afinal, o objetivo é que as pessoas reconheçam você e seu trabalho por este nome e não acabem te confundindo com alguém com nome igual ou muito semelhante. Seja criativo e use sua imaginação para pensar em algo único.

Teste a sonoridade e memorização

Seu nome artístico deve ser agradável e fácil de lembrar. Por isso, escolha algo com escrita e pronúncia simples e que tenha uma boa sonoridade para criar uma conexão positiva com o público. Evite combinações complicadas ou muito longas. 

Seja coerente com sua arte

Seu nome artístico deve estar alinhado com o tipo de arte que você produz. Leve em consideração o gênero musical, estilo de pintura ou temática de escrita que você adota. Pense, também, na mensagem que você deseja transmitir, a imagem que quer projetar e o impacto que busca causar no mundo da arte. 

Peça opiniões

Faça uma lista com as opções de nomes artísticos que você considera interessantes e peça a opinião de pessoas próximas, como amigos, familiares e outros artistas de sua confiança. Eles podem oferecer perspectivas valiosas e ajudar na escolha do nome que melhor representa você.

Se você quer inspirações certeiras, leia nosso artigo de marcas mundialmente conhecidas que são nomes de pessoas. Você vai ter ideias com gigantes do mercado que acertaram em cheio na hora de batizar suas marcas.

5 passos para registrar um nome artístico no INPI

Assim que você chegar a uma conclusão sobre o nome artístico ideal, lembre-se de garantir a propriedade com o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Só com esse registro você estará legalmente protegido e poderá evitar que imitadores o usem indevidamente.

A seguir, vamos te dar um passo a passo de como registrar seu nome artístico como marca e garantir que ele seja legalmente seu. Se achar muito complicado, considere contratar uma empresa especializada em registro de marcas para orientar sobre a documentação necessária, te dar suporte durante o processo e aumentar as chances de  ter o registro deferido.

1. Pesquisa de viabilidade

Depois que escolher um nome artístico,  faça uma consulta de marca registrada na base de dados do INPI se o nome está disponível ou já foi registrado. Com isso, você evita infrações de marcas registradas e problemas legais no futuro.

2. Documentação

Para iniciar o processo de registro do seu nome artístico no INPI, você deve reunir alguns documentos, como:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Provas de uso, como um portfólio da sua atuação e releases ou matérias de imprensa que mencionem o seu nome artístico em eventos, lançamentos de álbuns, exposições, espetáculos ou qualquer outra atividade artística relevante.

3. Depósito do pedido

Com a documentação em mãos e todas as comprovações que podem fortalecer seu pedido de registro, faça o protocolo formal da solicitação de registro no INPI. Você precisará preencher algumas informações e pagar algumas taxas para fazer o depósito do pedido.

4. Acompanhamento

Registrar uma marca exige uma análise minuciosa e, por isso, pode levar até 12 meses para que você saiba o resultado. Nesse período, é essencial acompanhar o processo de registro de marca, pois o INPI pode solicitar mais informações e, se você perder o prazo, seu pedido será arquivado e você terá que recomeçar do zero.

5. Certificado de Registro da Marca

Se estiver tudo certo com o seu pedido e o INPI não encontrar nenhum impedimento, o registro será deferido e você receberá o Certificado de Registro da Marca, que torna o nome artístico que você tanto quer em algo oficialmente seu.

Exemplos de artistas que usam nomes artísticos

Agora que você já viu nossas dicas para criar e proteger seu nome artístico, o que acha de se inspirar em grandes celebridades para tirar insights? Listamos, abaixo, alguns artistas que trocaram seus nomes e chegaram ao sucesso.

  • Caetano Emanuel Viana Teles Veloso é o nome completo do ícone da música brasileira Caetano Veloso.
  • David Robert Jones era o verdadeiro nome do camaleão David Bowie.
  • Farrokh Bulsara é o nome de batismo do cantor de voz poderosa Freddie Mercury.
  • Jessé Gomes da Silva Filho é o nome registrado no RG do cantor Zeca Pagodinho.
  • Larissa de Macedo Machado é ninguém mais, ninguém menos que a badalada Anitta.
  • Reginald Kenneth Dwight é o nome oficial do lendário cantor britânico Elton John.
  • Robyn Rihanna Fenty é o nome completo da cantora pop Rihanna.

—----------------

E aí? Você conhecia todos esses nomes? Esperamos que tenha conseguido extrair grandes ideias para chegar ao nome artístico que melhor vai representar você e seu trabalho.

Agora, não deixe que sua arte seja imitada! Proteja seu nome artístico e conquiste o reconhecimento que você merece.

Fale com um especialista da Consolide e tire todas as suas dúvidas.