O marketing sempre está presente quando o assunto é venda. Para o contato com o consumidor final, seja antes, durante ou depois, uma boa estratégia de marketing B2C sempre retornará em ótimos resultados.

A diferença entre a estratégia de marketing B2B para B2C, além de com quem está falando, é a forma que vai apresentar isso. No B2B, você fala “de negócios para negócios”, e no B2C você estará falando e vendendo diretamente para o consumidor final. Ao criar esse planejamento, você precisa entender que fala como especialistas da área a pessoas que ainda não entendem tudo sobre o assunto.

Se o seu objetivo é vender mais e com qualidade nas relações com o cliente, neste artigo vou te trazer as melhores dicas para criar uma estratégia de marketing B2C de sucesso. Leia abaixo.

O que analisar em uma estratégia de marketing B2C

Existem dois tipos de modalidades de negócios. Por isso, é necessário entender a diferença entre o marketing B2B e B2C. No texto de hoje, nosso foco é saber mais sobre as estratégias para a modalidade B2C, que significa Business to Consumer, ou seja, da empresa para o consumidor.

O primeiro passo para ter um diferencial na hora de criar uma estratégia é conhecer muito bem o público que quer vender. Você precisa principalmente saber sobre as dores desses clientes e como apresentar soluções a eles.

Antes de dar segmento a qualquer estratégia, sua marca está protegida? Se não estiver, independente da ação de marketing o risco de perder qualquer investimento é gigante.

A única forma de estar protegido legalmente sobre qualquer cópia ou uso indevido da sua marca é com o certificado de registro de marca em mãos, feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O registro de marca precisa ser renovado a cada dez anos e não permite que ninguém use uma marca igual ou semelhante a sua, na escrita ou fonética. Assim, seu negócio será exclusivo e pode ainda ser franqueado ou ter produtos licenciados.

Para fazer isso tranquilamente, com uma equipe jurídica especializada e não ter erro durante o processo de registro, conheça o trabalho da Consolide. A empresa faz o acompanhamento completo e você ainda consegue acompanhar as etapas em tempo real em um aplicativo.

Qual a melhor estratégia de marketing para o B2C

Para saber quais estratégias têm mais eficácia para seu negócio, o segredo é testar. Óbvio que é importante levar em consideração a experiência que já tem na área, mas o marketing nunca é o mesmo que para outra empresa.

Seja no modo off ou digital, sente, estude, planeje e comece os testes. Não esqueça de anotar todo o desenvolvimento e resultados durante o percurso. Isso mostrará para qual caminho deve investir. Independentemente de qual seja a escolha, a melhor estratégia é aquela que você começa.

Dar voz ao consumidor é muito importante. Sempre inclua nas estratégias um espaço que ele possa interagir e sentir-se fundamental para a marca.

Confira algumas opções de estratégias de marketing para o B2C e como divulgar seu produto ou serviço também off-line.

Marketing digital para B2C

O marketing digital envolve uma série de ações. Confira as mais importantes:

Redes Sociais

As redes sociais são incríveis para ter um contato direto com seu público. Você pode sempre atualizar quando chegam novidades e, também, trazer dicas do dia a dia relacionadas ao seu produto/serviço.

  • Instagram e Facebook: As duas redes sociais são como vitrines. Elas também demandam planejamento para funcionar. Depois de saber seu público, construa um calendário de conteúdo e comece as postagens.
  • WhatsApp e Telegram: esse é um meio de canal ainda mais direto. Primeiro saiba se o seu cliente quer receber informações para não ser inconveniente e chateá-lo. Depois, crie uma lista de transmissão ou até mesmo um grupo para atualizações.

E-mail

Como o próprio WhatsApp, o e-mail é uma ótima ferramenta de contato. Nessa opção você consegue enviar conteúdos e mostrar que permanece ali para os clientes. Sem contar que é possível segmentar os envios e saber certinho em qual etapa de compra o cliente está.

Blog

Se é conteúdo de valor que você quer entregar, aqui é o espaço para distribuí-las: o blog. Aqui é o palco para se tornar autoridade no assunto e ainda manter os clientes bem nutridos de informação.

Fale sobre tudo que envolva o mundo do mercado em que atua, pode esmiuçar de todas as formas possíveis. Sem contar que esse é um elo entre a opção de envio de conteúdo por e-mail.

Marketing off-line para B2C

Campanhas

Procure sempre contar histórias para encantar seu cliente. Fique atento a datas comemorativas que possam se tornar opções de promoções e ações criativas da sua marca.

Um exemplo é no Dia das Mães oferecer descontos e a opção de dar uma produção especial para as mães dos clientes.

Materiais gráficos

Esse é um método antigo, mas bem eficaz. Tenha uma identidade visual bem definida, pois isso chamará atenção, mesmo inconscientemente, e partiu produzir cartões, folders e outros produtos impressos.

Várias marcas estão produzindo itens para seus clientes, o que também fideliza e ajuda a divulgar. Produtos como bonés, copos, garrafinhas e mousepads.


Então, para sintetizar o conhecimento de hoje, temos dois pontos principais a reforçar:

Ter uma estratégia de marketing pode mudar totalmente o rumo dos seus negócios. Você estará preparado para lidar com o público e, principalmente, oferecer a melhor experiência que o cliente pode ter.
Ter estratégia de marketing e não ter registro de marca são duas coisas que não combinam. Se o seu negócio ainda não é protegido, todo investimento é um risco.

Gostou de saber sobre esse assunto? Navegue em nosso blog e saiba mais sobre conteúdos de empreendedorismo, marketing e marcas.