Como registrar sua marca de confeitaria no INPI

Para criar doces deliciosos e bolos que encantam os olhos e o paladar, você precisa estar atento aos detalhes, certo? Da mesma forma, para que sua empresa prospere e conquiste espaço no mercado, você não pode descuidar da gestão e, por isso, precisa entender a importância de registrar a marca da sua confeitaria.

Além de garantir exclusividade no uso do nome e do logo que você escolheu para representar o seu negócio, o registro te protege contra a perda da marca e processos por uso indevido e, consequentemente, evita que você perca dinheiro.

Esses são só alguns dos benefícios de ter uma marca registrada. Neste artigo, vamos te explicar a importância do registro e como você faz para conquistar aquele ® que tantos desejam ao lado do seu nome.

Por que registrar a marca da minha confeitaria?

Mas, afinal, por que registrar a marca da minha confeitaria faz tanta diferença? Eu preciso do registro de marca se já tenho um domínio de site, redes sociais ativas, CNPJ com nome fantasia e registro na Junta Comercial?

Sim, precisa. Por quê? Para evitar que aconteça com você o que aconteceu com a confeiteira pernambucana Gabryelly Valença há dois anos.

Ela não sabia, mas estava usando uma marca que já tinha registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o órgão governamental que atua com registro de marcas e patentes no Brasil. Resultado: Gabrielly perdeu a marca da sua confeitaria e teve que recomeçar do zero para evitar o pagamento de uma indenização por uso indevido do nome.

Neste vídeo, ela conta como tudo aconteceu:

Depois do susto, Gabryelly reconstruiu a sua marca com a ajuda da Consolide e, agora, usa com segurança o nome Valença's Doceria Artesanal. Mas, mesmo com final feliz, a história da Gabryelly envolveu muitas perdas, pois ela já tinha conquistado clientes e investido em divulgação e materiais com a antiga marca.

E nessa hora nem CNPJ nem Junta Comercial podem ajudar. Apenas o INPI pode autorizar o registro de uma marca e garantir que ela seja exclusivamente sua. Entendeu por que o registro é tão importante? Então, veja mais alguns motivos para registrar:

  • Ter exclusividade de uso da marca por 10 anos em todo o Brasil;
  • Impedir que outras pessoas usem o nome ou logo da sua empresa;
  • Ganhar status com o símbolo de ® ao lado do seu nome; 
  • Investir em licenciamentos e franquias do setor de alimentação;
  • Expandir seus negócios com segurança e fazer sua marca crescer no mercado.

 

O CNPJ protege a minha marca?

A resposta é bem simples: não!  Como já explicamos acima, nem CNPJ, nem razão social, nem nome fantasia garantem que a marca seja uma propriedade sua. Apenas o registro no INPI pode te dar essa proteção.

Na verdade, você não precisa ter CNPJ para registrar uma marca. Isso mesmo. Você pode ter um registro como pessoa física. O único critério é que a marca que você quer registrar esteja relacionada à atividade que você exerce, seja você uma empresa ou um profissional liberal.

Então, se você considera seguro usar sua marca sem registro, reavalie essa ideia e siga os trâmites corretos para proteger sua marca e seu negócio.

Como registrar a marca da minha confeitaria?

Se você chegou até aqui, já percebeu a importância de registrar sua marca. Agora, pode vir a dúvida: mas como eu faço isso?

Vamos te explicar o passo a passo para registrar a marca da sua confeitaria e garantir que ela e o investimento que você fez estejam protegidos.

  1. Identifique qual a classe para registro de marca de confeitaria no INPI. Inicialmente, ela pode estar na classe 30, 35 ou 43, mas isso pode variar de acordo com as particularidades do seu serviço.
  2. Pesquise no INPI se a marca ainda está disponível ou se alguém já registrou uma igual ou muito semelhante. Caso já exista uma marca registrada, observe se ela está na mesma classe de atividades que a sua: se estiver, você precisa pensar em um outro nome; se estiver registrada em outra classe, há possibilidade do registro.
  3. Reúna os documentos necessários para registrar a marca da sua confeitaria, de acordo com a modalidade: pessoa física ou jurídica.
  4. Faça o pedido de registro no INPI. Depois disso, começa a análise e pode ser necessário apresentar outros documentos. Essa etapa pode levar até 12 meses para ser concluída.
  5. Se o pedido for deferido, pague a taxa para receber o certificado de registro válido por 10 anos. Caso você não pague a taxa no prazo determinado, o pedido é arquivado. Se o pedido de registro de marca for indeferido, você tem 60 dias para apresentar um recurso.

Quanto custa registrar a marca da minha confeitaria?

Para registrar a sua marca, você precisa pagar algumas taxas definidas pelo INPI. O valor depende do porte da empresa, mas, geralmente, fica entre R$ 440,00 e R$ 1.100,00. MEI (Microempreendedor individual), ME (Microempreendedor) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) têm descontos especiais do INPI.

Esse valor também depende da forma como você vai fazer o registro. Existe a possibilidade de fazer todo o processo sozinho e, nesse caso, as despesas são menores, mas há mais chances de ter o pedido indeferido. Outra opção é contratar uma empresa especializada como a Consolide, pagar um valor a mais, mas ter a segurança de um processo conduzido por advogados especialistas.

Além disso, a Consolide oferece uma garantia em caso de indeferimento. Se você contratar o serviço com essa opção e, por algum motivo, seu pedido não for aprovado pelo INPI, você pode iniciar outro processo sem qualquer custo.

Outra vantagem de realizar o registro com a Consolide é que o valor é fixo e, portanto, você não tem surpresas com cobranças extras e novas taxas que surgem de uma hora para outra. Como o registro tem validade de 10 anos, colocando na ponta do lápis, o registro custa menos que um brigadeiro por dia.

Como registrar sua marca de confeitaria no INPI

Onde registrar a marca da minha confeitaria?

Registrar a marca com a Consolide não tem só vantagens financeiras. Praticidade, transparência e simplicidade fazem parte do pacote.

Na Consolide, você pode registrar a marca da sua confeitaria on-line, sem sair de casa e sem enfrentar filas. Tudo pode ser feito pelo seu computador e, depois, você acompanha cada etapa do processo por meio de um aplicativo diretamente no seu celular.

Além disso, a Consolide oferece suporte por whatsapp e pela central 0800 para tirar todas as suas dúvidas sobre o andamento do seu pedido.

Então, agora que você já sabe a importância do registro, como realizar o pedido e as vantagens de contratar a Consolide, não tem mais desculpa para deixar sua marca desprotegida.

Registre a marca da sua confeitaria com segurança e agilidade. Entre em contato com a Consolide e fale com um consultor.