Rebranding de uma marca: o que é e por que fazer?

Reposicionar uma marca é dar consistência para que ela cresça de forma sustentável e na direção do seu objetivo. Entenda como um rebranding pode ajudar nisso!

Por Daiana Meller 8 min. de leitura
Rebranding é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de reposicionar uma marca no mercado, ajustando a sua identidade visual e comunicação para atacar um novo nicho ou público-alvo ou, em alguns casos, realinhar a marca com base nos valores e propósitos que se transformaram ao longo dos anos.

Uma marca que está há anos no mercado ou mesmo uma empresa que cresceu muito rápido podem perceber visivelmente a necessidade de mudar para se adaptar ao novo momento - tanto do mercado quanto da própria empresa. Frente a esta necessidade, muitas delas identificam a necessidade de fazer um rebranding.

Nuvem de palavras sobre rebranding e posicionamento de marca em fomr ade seta para a direita

O rebranding vai muito além do que só a modernização de uma marca. Estuda a fundo a empresa, os valores, missão, visão, propósito, público-alvo, modelo de negócio, onde a marca quer chegar, como quer ser vista no mercado, os diferenciais e perigos que rondam a marca. Com base nesse apanhado geral das informações, parte-se para a criação de uma identidade visual nova alinhada com o momento atual da marca.

Não é incomum neste processo, o empresário ter diversas surpresas sobre o seu negócio e, inclusive, identificar novas oportunidades a serem exploradas. E o seu negócio, está precisando de um reposicionamento de marca? Tenho certeza que ao final deste texto, você vai conseguir responder facilmente a esta pergunta e, inclusive, entender como funciona este processo.

O que é Rebranding?

Rebranding é o reposicionamento de uma marca. É entender o momento atual de um negócio, sua cultura e seus valores readequando a sua identidade visual, filosofia e linguagem com o presente e com a visão de futuro da empresa. Ainda pode consistir em uma mudança radical na estratégia global da marca, produtos e serviços oferecidos. Muitas vezes mudando até mesmo a logo completamente, cores, formas, etc. Isso para alinhar a necessidade atual da marca.

Digamos que sua empresa está no mercado há alguns anos, certamente o seu modelo de negócio e a sua forma de administrar mudou para garantir o crescimento sustentável nos últimos tempos. Da mesma forma, a sua marca e a forma como ela se posiciona e se relaciona com o mercado também precisam mudar, afinal, até o seu público-alvo mudou.

Se o seu negócio não evolui, daqui a pouco a sua empresa está conversando com o público-alvo errado, começa a ter um impacto negativo nas vendas e cai numa armadilha perigosa: fica no passado. O rebranding é uma forma de modernizar o negócio, identificar oportunidades e diferenciais e traçar um plano de ação para alcançá-los. É o mesmo que fazer um branding novo.

Certamente, um dos grandes desafios é identificar qual o melhor momento para fazer um rebranding. Existem diferentes gatilhos que podem sinalizar que a sua marca precisa evoluir.

Quando uma empresa deve fazer um rebranding?

Existem diferentes estímulos que podem motivar e tornar latente a necessidade de um reposicionamento de marca. Uma mudança expressiva na estratégia no público-alvo ou mesmo o rápido crescimento de um negócio são fatores que motivam a transformação de uma marca.

A mudança não pode ser apenas um desejo. É essencial que haja uma transformação inclusive de mind set (mentalidade, do inglês), que envolva todas as lideranças e colaboradores. Afinal, um rebranding pode inclusive mostrar pontos de atenção ou novidades na cultura de uma empresa - se ela não for bem trabalhada.

Outras situações que motivam uma mudança é a necessidade de adequar para conversar adequadamente com o mercado. Em dias onde a transformação digital é latente, é essencial que uma empresa se adapte para o ambiente online e crie estratégias para utilizar este canal de forma eficaz.

E se a sua marca não é vista pelo cliente da forma que você gostaria? Este é mais um ponto de atenção para investir em uma ação de reposicionamento de marca, assim você pode adequar a mensagem a sua estratégia e traçar um plano de ação para ser reconhecido da forma que deseja e que a sua empresa é.

A Apple, por exemplo, trabalhou o reposicionamento de marca e hoje é reconhecida pela inovação e qualidade dos seus produtos. Mas é importante destacar que houve todo um investimento em produto para se atingir este resultado e que isso não aconteceu da noite para o dia.

Como fazer um rebranding?

O reposicionamento de uma marca tem alguns passos que podem ser seguidos, mas o que determina quais deles serão efetivamente colocados em prática são alguns fatores, que vão desde o valor que você tem disponível para investir no projeto, nível de mudança que você está disposto a implementar na empresa, o objetivo final que almeja, entre outros.

Então esta etapa do processo é bastante similar ao de um branding e traz excelentes ferramentas para você identificar oportunidades de negócio, olhar para a sua concorrência e se diferenciar no mercado. Abaixo listamos alguns pontos, mas caso deseje se aprofundar, sugerimos a leitura do nosso post sobre branding.

1.Público-alvo

Se você tem claro qual o perfil do seu público e ele não mudou com o tempo, não precisa estudar a fundo. Porém, se existe alguma dúvida, este é um excelente momento para fazer uma análise profunda. Vai que você descobre que está tentando vender para as pessoas erradas!

2.Converse com Clientes

Faça uma lista dos clientes que são advogados da sua marca, alguns que desistiram da compra e aqueles que relataram não terem uma experiência tão positiva. Converse com eles. Aqui o objetivo é levantar alguns diferenciais da sua empresa, produto, serviço, atendimento, etc.

Faça um questionário com todas as informações que considera relevante que possam te dar bons insights sobre o seu negócio.

3.Converse com funcionários

Para entender bem a sua empresa, é necessário também olhar para dentro. Aqui uma sugestão é seguir por duas abordagens diferentes. A primeira é fazer um questionário, onde eles possam responder perguntas relacionadas a cultura, valores, propósito, satisfação de forma anônima.

Outra é conduzir um bate-papo presencial, porém, neste segundo caso, o ideal é que o mesmo seja conduzido por um terceiro e que seja anônimo. Isso é uma forma de deixar os colaboradores confortáveis a responder da forma mais sincera possível.

4.Identifique os diferenciais e ameaças

Existem várias metodologias que podem ser aplicadas neste caso, a Matriz SWOT é uma delas. A análise SWOT é um acrônimo para as palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

É uma ferramenta bastante utilizada no âmbito empresarial para identificar diferencias da empresa diante do mercado, bem como possíveis ameaças que ofereçam, potencial de prejudicar o negócio. Para saber como fazer, recomendamos a leitura deste post sobre Matriz Swot, do SBCoaching.

5.Identifique como quer ser visto

Agora que você já tem todas as informações acima, saiba exatamente como a sua empresa quer ser vista e onde quer chegar. Entender isso e comparar com o resultado dos passos anteriores, vão mostrar se está no caminho certo e ajudar a aparar as arestas.

Por outro lado, se identificado que os resultados estão bem diferentes do que você almeja, pode ser necessário criar um plano de ação para mudar este cenário e, ao mesmo tempo, promover uma mudança na mentalidade dos gestores e funcionários.

6.Mudança da identidade visual

De acordo com todos os pontos anteriores, é possível identificar o nível da mudança na identidade visual da marca. Nos casos em que se identifica uma distância muito grande entre a identidade e o momento vivido pela empresa, pode ser que haja uma mudança radical no logo e nas cores utilizadas pela empresa.

Nestes casos, inclusive, pode ser traçado um plano evolutivo da marca, insinuando mudanças graduais na identidade até chegar ao formato final. Isso para que o impacto diante do público seja menor. Já nos casos que existem a necessidade de fazer pequenas adaptações, a marca ganha um ar de modernidade, mas ainda é facilmente reconhecida, pois não destoa significativamente da marca anterior.

#Dica Consolide
Para fazer um trabalho consistente e profissional, a dica é contar com o apoio de um especialista para auxiliar você e a sua empresa a encontrar o caminho certo.

Está na hora da sua empresa fazer um rebranding?

Tomar esta decisão não é fácil. Mas existem algumas perguntinhas que podem ajudar você a entender o seu momento e avaliar com mais precisão se é o momento certo. Responda as perguntinhas abaixo, mas se a maior parte das respostas for “sim”, ligue o sinal de alerta. Pode ser que esteja na hora de mudar a identidade visual e o posicionamento de marca do seu negócio!

  • Você desconhece ou não tem mais certeza quem é o seu público-alvo?
  • A identidade visual, logo e comunicação ainda são atuais? Para te ajudar a analisar esta pergunta com profundidade, sugerimos a leitura do post tendências para criação de logo.
  • O seu negócio está crescendo ou cresceu muito rápido?
  • A sua concorrência está se destacando e te deixando pra trás?
  • Você tem a sensação de que a marca não representa seu negócio adequadamente?
  • A sua empresa mudou de segmento de atuação ou ampliou o portfólio de produtos ou serviços?

Mas antes de finalizar este conteúdo, quero te dar uma super dica que vai ajudar você a proteger e a manter protegida a sua marca. Se liga abaixo!

homem segurando cartaz com escrita dica de ouro e seta apontando para baixo. Consolide

Proteja a nova marca. Registre!

Mesmo que a sua marca anterior fosse registrada, é importante esclarecer que você deve seguir alguns passos antes do lançamento oficial da nova marca. O primeiro deles é jogar a sua logomarca na internet (Google Imagens), essa é uma forma de você verificar a exclusividade da marca.

Assim, você consegue ter uma ideia se existe alguma marca parecida com a sua. Independente de encontrar uma marca semelhante a sua na internet, faça uma busca no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e verifique se existe outra marca parecida com a sua que pssui o registro. Esta é uma forma de aumentar as chances de ter registro da marca quando fazer o pedido no INPI e ter direito legal sobre a sua marca.

Depois de todo este processo e de ter a certeza que a sua marca é inédita, faça o pedido do registro no INPI. Vale lembrar que você mesmo pode dar entrada no processo ou contar com o apoio de uma empresa de registro de marca. Proteja o que é seu, cuide do seu sonho, proteja a marca do seu negócio. Não vale correr o risco de investir tanto em uma nova marca e deixá-la sem proteção.

Atenção!
Ter o registro na Junta Comercial e um CNPJ não garante exclusividade no uso de uma marca. O CNPJ é simplesmente a regularização e abertura de uma empresa. Então, se não obtiver o registro do nome e da marca no INPI, corre o risco de perder a marca.

Veja os risco de não registrar a marca:

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Um processo de rebranding não é tão simples, por isso, a recomendação é pesquisar muito bem e contratar um especialista para te ajudar nesta tarefa, seja uma empresa ou um profissional.

Lembre-se de deixar claro que após todo este processo, é essencial que tudo esteja documentado em um manual de identidade visual. Desta forma você passa a contar com um guia que vai orientar seus colaboradores, fornecedores e parceiros na utilização da sua identidade visual.

E o mais importante, tenha um plano de ação para mudar toda a sua identidade visual, mesmo que seja aos poucos. Afinal, o seu negócio mudou de roupa e você precisa "vestir" ele todinho para manter a consistência na sua identidade. Avise os clientes sobre o seu novo momento e a sua mudança. Mostre os benefícios para eles.

Mas antes, faça um lançamento oficial da nova identidade aos seus funcionários. Mostre a importância da mudança. Convide-os a ajudarem neste processo de reposicionamento de marca. Eles também são essenciais para o sucesso deste projeto!

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