Ah... O fantástico mundo das cervejas e seus sabores. De uns tempos para cá a cultura da produção artesanal de cerveja gerou muitos adeptos.

Os amantes da bebida costumam utilizar da sua fórmula original para criar com outros ingredientes novos sabores e aromas.

O que muitos não sabem é que para ter propriamente uma marca de cerveja é preciso protegê-la. Exatamente!

Os nomes das marcas são os mais variados possíveis. Porém, para que ele permaneça único e exclusivo no mercado é preciso registrá-lo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Vou te ajudar a entender melhor esse processo para que sua produção de cerveja siga segura.

Para que serve o registro de marca?

O registro da marca de cerveja é uma validação que garante ao proprietário o uso exclusivo do nome e logo que criou em todo território nacional.

O fato de ter somente o CNPJ, por exemplo, não vai evitar que outras pessoas copiem e gere confusão entre os clientes e outros pontos negativos.

Assim que criar a marca, esse é um dos passos principais a fazer: registrar no INPI. O registro pode ser feito tanto por pessoa física quanto jurídica.

É importante saber que pode fazer isso sozinho ou contratar uma assessoria jurídica. Nesse quesito é bom avaliar seu conhecimento no meio judicial, pois são vários trâmites que necessitam de muita atenção. Um ponto errado e isso pode fazer com que o INPI não aceite o pedido.

Entre os benefícios que pode ter com o registro, além da proteção é claro, é poder franquear o negócio. Ou seja, pode expandir a venda das cervejas para outras cidades tranquilamente. E, também, licenciar o uso da marca para explorar com produtos. Garanto que tem em mente produzir um copo bacana da marca, né?

Quando estiver com o certificado de registro em mãos, saiba que ele tem a validade de dez anos e pode ser renovado pelo mesmo tanto de tempo. Então, fique atento.

O que você precisa saber para escolher o nome da marca de cerveja

Primeiro busque referências. Tem muitos livros e conteúdos que ajudam a escolher um nome para a empresa caso você ainda não tenha em mente.

Uma dica é sempre ir na linha de nomes curtos e fáceis de pronunciar, para que o público fixe bem a marca.

Depois de reunir algumas ideias, é preciso saber se alguém já não registrou esse nome ou algo semelhante na escrita/fonética. O INPI é bem criterioso nisso. Por isso, as marcas são únicas.

E como saber se essa marca está ou não disponível? No próprio site do órgão do governo tem um campo de pesquisa de viabilidade.

Na hora de pesquisar é importante colocar todas as formas possíveis de escrita para descartar a existência dela e nos formatos exata e radical. Exemplo:

- Heineken
- Heinequen
- Rainequen
- Hainiquen
- Raineken
- Heiniken

Não só o nome deve ser observado nessa pesquisa, mas as classes que estão registradas. Existe a divisão de 45 classes no INPI que diferenciam segmentos de atuação.

Esses são alguns passos básicos, mas fundamentais na hora de dar entrada ao pedido de registro da marca de cerveja.

Quer saber exatamente como funciona o passo a passo para iniciar seu processo de registro de marca no INPI? Confira gratuitamente esse e-book que preparamos especialmente para você.

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